Resenha: Confissões On-line 2

08 outubro

                                     Título: Confissões On-line 2: Entre o Real e o Virtual
Autora: Iris Figueiredo
Editora: Generale
Ano: 2015
Páginas: 216
Classificação: 

Obs: Esse livro é continuação de Confissões On-line, que já tem a resenha no blog (clique aqui). Essa resenha tem alguns spoilers, então recomendo a leitura do anterior.

Depois de finalmente ter formado no ensino médio após um ano muito complicado na escola, Mariana teve a oportunidade de realizar o seu grande sonho fazendo o intercâmbio em Toronto, no Canadá, e tudo isso por causa do sucesso dos seus vídeos em seu canal Marinando que tinha mais seguidores a cada dia, e chamaram a atenção de uma empresa de intercâmbio que contribuía com essa viagem, e ela fazia os vídeos dos lugares que visitava.

Ao retornar ao Brasil, Mariana está com uma imensa saudade do seu namorado Arthur, mas ele não apareceu no aeroporto para buscá-la, para completar sua preocupação, sua amiga Carina tinha passado na universidade e ia morar em São Paulo, mesmo enfrentando problemas com os transtornos alimentares. Em meio a tudo isso, ela tem uma nova amiga que conheceu no intercâmbio, a Pilar, que a ajuda em muitos momentos difíceis da sua vida.

Com o casamento de sua irmã Melissa se aproximando, o sucesso que o seu canal Marinando faz, e agora a preocupação com o seu relacionamento e o vestibular que ela ainda nem sabe qual profissão escolher, Mariana precisa tomar novas decisões, enfrentar novos desafios, principalmente com o seu canal, que se torna um lugar cheio de conflitos e ela precisa estar pronta para dar a volta por cima mediante a tudo que está acontecendo.

Confissões Online 2 foi uma grata surpresa, e em relação ao primeiro livro, gostei muito mais desse. Diante dessa nova realidade, Mariana amadurece bastante e começa a perceber que a vida virtual pode ser tão dura quanto a real, e que nem tudo que há na internet pode de fato acrescentar algo de bom em nossa vida.

Ler esse livro foi visualizar cada momento em que vivemos hoje nessa era digital. Há comentários maldosos em todas as redes sociais e muitas dessas pessoas se escondem por trás de um perfil falso, que só foi criado para denegrir quem está do outro lado. É importante também parar e pensar o quanto somos influenciados pelas opiniões dos outros e quais são as nossas ações mediante a esses ataques virtuais.

Gostei muito da forma como a autora abordou esse julgamento, que é feito a partir do que vemos na rede, sem conviver de fato com a pessoa que está do outro lado. Mariana enfrenta problemas reais, como as preocupações com o vestibular, a separação da irmã que vai sair de casa, a dificuldade em ajudar uma amiga com transtornos alimentares, de conviver em um relacionamento e tantos outros. Outro ponto muito bem colocado foram as mentiras espalhadas virtualmente e como elas são propagadas rapidamente sem questionamentos ou julgamentos, muitas vezes somente com o objetivo de alcançar novos seguidores ou profanar a imagem de alguém.

Confissões On-line 2 foi um livro que me fez pensar bastante a respeito desse mundo atual em que vivemos. Apesar de ter gostado muito da trama, senti falta de uma maior exploração em relação a viagem do Canadá, do qual a personagem esperou tanto tempo e tem pouquíssimos detalhes sobre ela. Também achei que a família da Carina foi muito negligente em relação ao transtorno alimentar, como assim não perceber o que a filha estava passando?

Confissões On-line 2 é um livro que recomendo para aqueles que apreciam um bom Young Adult com várias temáticas que abordam a realidade atual, incluindo o mundo virtual que cada vez mais faz parte do nosso cotidiano. Durante a leitura, é impossível não parar para pensar, reavaliar algumas questões e se identificar em muitos momentos com esses personagens tão reais. Vale a pena a leitura!



Você pode gostar

0 comentários

Facebook