Resenha: Caveiras - Vitor Abdala

02 fevereiro


Título: Caveiras - Toda tropa tem os seus segredos
Autora: Vitor Abdala
Editora: Generale
Ano: 2018
Páginas:192


Caríssimos leitores, olha eu aqui novamente.

Passei por muuuitas mudanças nesses últimos meses e acabou que não tenho conseguido conciliar tempo suficiente para ler o tanto que eu gostaria e nem trazer para vocês algumas experiências literárias, but here I am.

E para hoje, trago uma das mais gratas surpresas do último ano. Caveiras foi um livro recebido em parceria com a Generale (obrigada Generale, muito mesmo) que a princípio eu não estava muito empolgado para ler. Acontece que minha perspectiva mudou abruptamente assim que comecei a ler este livro.

Para que vocês compreendam melhor o panorama, preciso esclarecer que ultimamente tenho tido uma abordagem diferente nas minhas leituras: Não leio mais sinopses de orelha do livro ou capa traseira antes de iniciar a leitura, não me preparo com resumos ou pré-informações da obra. Agora, na esperança de ser surpreendido, eu vou as cegas na obra, sem saber onde a leitura irá me levar.

Para quem ainda não sabe, Caveira é uma obra nacional que aborda a realidade da injustiça/preconceito da polícia do Rio com os moradores da favela (nem todo mundo ali é traficante ou bandido), tendo como protagonista o jornalista Ivo, que cobre este tipo de operação policial para um jornal local. Parece clichê ou batido para você, dado o histórico de obras da ficção nacional que retratam isso? Pois é aí que termina o meu, o seu, o nosso julgamento.

Nesta obra fantástica (uma das que guardarei na lembrança com muuuuito carinho, com certeza), Abdala aborda mito, fantasia, violência, abuso de poder, corrupção, terror, ação e muito suspense.

Resumidamente, a história gira em torno do seguinte acontecimento: Ivo vai até a favela do Caju cobrir uma operação do BOPE mas chega atrasado. Na porta da delegacia, encontra com alguns integrantes do BOPE que não querem falar nada. Para não ficar sem história para a matéria, ele ouve uma mulher que diz ter tido seu filho, Serginho, assassinado a sangue frio dentro de casa pelos caveiras sem nenhuma razão. Então, sem dar muito crédito a história mas acreditando poder ser um furo dos bons, Ivo começa a investigar a morte do Serginho e é aí que as coisas começam a ficar estranhas.

Página a página, assim como eu você vai se roer internamente para saber o que aconteceu na última investida de Ivo para saber o que está acontecendo dentro do BOPE e você, com toda certeza, vai se surpreender com o final. 

Cheio de CliffHangers a cada capítulo, se você tiver tempo, você lê este livro em um único dia (além de bom e bem escrito, ele não é um livro gigantesco) e só vai se arrepender de ter finalizado algo tão bom tão rápido.

Pela forma da escrita, tive a impressão no início, de que se tratava de alguma obra baseada em fatos reais, dada a verossimilhança da obra com os milhares de casos que vemos na TV sobre o Rio de Janeiro.

Eu até poderia falar mais, muito mais desse livro que me deu um tapa na cara (as vezes, acabamos não dando o devido valor às obras nacionais contemporâneas, e eu tenho que admitir que as vezes eu faço isso também) mas eu não quero dar spoilers e tirar a emoção que vai ser ler este livro.

É isso pessoal, recomendo demais este livro, tem tanta coisa legal que até me perco na hora de falar.
Espero que gostem, curtam e comentem e até a próxima.


Você pode gostar

0 comentários

Facebook