Resenha: Coração Granada

12 novembro

Titulo: Coração-Granada
Autor: João Doerdelein
Editora: Paralela
Ano: 2018

Sempre considerei muito difícil falar de livros de poesias, falar de sentimentos é algo tao único que em hipótese alguma conseguirei descrever de forma nítida a mensagem que o autor quis passar em seu livro. Porém, consigo expressar um pouco do que sentir durante a leitura e creio que essa experiencia por si só pode ajudar outros leitores a buscar um livro de poesia para ler. Preciso começar confessando que estou viciada em ler livros do gênero, sempre que encerro uma leitura logo começo outra de poesia, foi assim que cheguei em "Coração-Granada" do João Doederlein ou como é mais conhecido no instagram @akapoeta.

Em pauta um tema que não é tao usual na literatura, a ansiedade. É difícil lidar com a tempestade que acompanha as crises de ansiedade em um mundo onde tudo é urgente, onde as pessoas tem milhares de amigos nas redes sociais e ao mesmo tempo possui pouquíssimas pessoas com quem pode de fato contar para olhar nos olhos ou simplesmente contar sobre como foi o seu dia. Junto com tudo isso ainda é necessário lidar com rejeições e amores não correspondidos. É impossível não se transportar para dentro do livro e sentir como se as palavras se encaixassem como uma luva para o nosso dia-a-dia.

A sinceridade como o autor aborda os dois temas centrais da trama, o amor e a ansiedade, é surpreendente e corajosa. O autor se expõe mostrando uma maturidade que é construída aos trancos e barrancos após grandes decepções e como a ansiedade muitas vezes toma conta dele. Comecei a leitura de forma tímida e de repente estava totalmente imersa nas palavras de @akapoeta e procurando mais poemas. Dos pequenos aos mais extensos todos dotados de muito sentimento, os verbetes que são colocados ao longo do livro complementam e enriquecem a leitura. Uma escrita fluida e de fácil entendimento, não é por acaso que seu instagram conquistou mais de um milhão de seguidores.

"Coração-Granada" surpreende pela delicadeza e a força que as palavras ganham ao descrever sentimentos tao comuns e situações pelas quais todos uma hora ou outra já passou ou mesmo irá passar. É um processo de amadurecimento constante retratado de forma de poesia o ressignificados de verbetes que vale a pena tomar conhecimento, mesmo pelos leitores que não estão tão habituados em ler poemas.


Você pode gostar

0 comentários

Facebook