Te conto um conto: A liga dos ruivos

11 janeiro

Título: A Liga dos Ruivos (Sherlock Holmes: obra completa - Volume 1)
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Harper Collins
Páginas: 272 a 293
Ano: 2016

Já faz um tempo que planejava voltar a escrever para essa coluna no blog, pois sou apaixonada por contos e acabei não lendo tanto quanto gostaria no ano passado. E para abrir com chave de ouro o ano de 2019 não poderia escolher outro autor que não fosse Sir. Arthur Conan Doyle, o criador de um dos detetives mais famosos do mundo Sherlock Holmes. O conto em questão é bem curtinho e está entre "As Aventuras de Sherlock Holmes", que compreende os primeiros contos que Doyle escreveu de Sherlock e seu amigo Watson. Na tradução da Harper Collins o título ficou como "A liga dos ruivos", mas em outras traduções um título muito usado foi "A Liga dos Cabeças Vermelhas".

Sherlock Holmes é um detetive muito peculiar que apenas com suas observações consegue chegar a conclusões surpreendentes. Inteligente, excêntrico e gosta de um bom desafio. Sua fama percorre Londres e muitas pessoas o procuram, mas são os casos mais estranhos que o instigam. Watson segue sendo um grande amigo para ele e sempre o acompanha para desvendar os casos mais surpreendentes. Quando o Sr. Jabez Wilson o procura ele não hesita em aceitar o caso e conto já começa com a clássica descrição das deduções de Sherlock sobre o homem que busca-o para desvendar um mistério. O seu cliente relata o caso dizendo que tudo começou com um anuncio de jornal que buscava um ruivo legítimo para participar de uma liga exclusiva para quem tivesse essa característica.

"À liga dos ruivos:Por doação do finado Exekiah Hopkins, de Lebanon, Pensilvânia, EUA, existe agora outra vaga que dá direito a um membro da Liga a receber um salário de quatro libras por semana por serviços puramente nominais. Todos os homens ruivos de perfeita saúde física e mental, com mais de vinte e um anos, podem candidatar-se. Apresente-se pessoalmente na segunda-feira, às 11 horas, a Duncan Ross, no escritório da Liga, Pope's Court, 7, Fleet Street."

Instigado por seu auxiliar o Sr. Jabez Wilson decide se candidatar para vaga e ao chegar no local encontra uma multidão de ruivos, porém quando chega a sua vez ele é admitido logo de cara para a vaga. O que ele precisa fazer é bem simplório, deve estar presente no escritório todos os dias das 10 às 14 horas, não pode se ausentar em nenhum momento e deve transcrever a enciclopédia Britânica. Durante o transcorrer das semanas ele cumpre a atividade e sempre recebe o seu salário por semana, até que um dia ele chega ao local e encontra um bilhete fixado na porta dizendo que a liga dos ruivos foi encerrada. Indignado e triste por não receber mais o salário semanal ele vai em busca de Sherlock Holmes para entender o que aconteceu com a liga.


Caros leitores, o desfecho desse conto é surpreendente e mesmo que eu tenha desvendado quem era o 'vilão' da história, ainda assim me peguei surpresa com o desfecho e suas motivações. Um conto para ler em uma sentada só, mas tão rico e de fácil compreensão que provavelmente irá instigar quem nunca leu nada do autor a iniciar nesse universo. Indico essa leitura para qualquer pessoa que goste de ler, sem restrição. Sir. Arthur Conan Doyle é um autor incrível e que merece estar entre as leituras de todos.

Você pode gostar

0 comentários

Facebook