Resenha: Confissões On-line

28 setembro


Título: Confissões On-line: Bastidores da Minha Vida Virtual
Autora: Iris Figueiredo
Editora: Generale
Ano: 2013
Páginas: 240
Classificação: 

Esse livro já estava em minha lista de desejados há muito tempo e através da parceria com a Évora,  selo Generale, recebi a duologia da autora. Em menos de um mês li os três livros da autora, que já tem quatro publicados: Dividindo Mel (história da Melissa, irmã da Mariana), Confissões On-line 1 e 2 (história da Mariana) e Céu sem Estrelas.

Mariana está no último ano do colégio e tudo o que ela deseja é que o ano passe rapidamente e ela se forme logo. Enfrentar o colégio para ela era muito difícil depois de ter passado por momentos difíceis, e ter de rever a ex melhor amiga Heloísa com o seu ex-namorado era algo que ela não estava sabendo lidar, visto que tinha que enfrentar vários olhares de ódio sendo direcionados a ela depois de todas as mentiras que Heloísa havia espalhado.

Além disso, Mariana desejava realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio para o Canadá, porém com o casamento da sua irmã Melissa, seus pais não têm como pagar o seu intercâmbio e ela se sente cada dia mais desanimada com tudo o que está acontecendo em sua vida. Sua melhor amiga Carina está estudando em outro colégio, preparando para o vestibular, e não anda alimentando direito, o que faz com que Mariana suspeite que algo esteja acontecendo.

Porém, sua vida começa a mudar quando ela decide ir ao show da famosa banda Tempest, e além de gravar o show da banda, conhecê-los pessoalmente, ela resolve postar o vídeo no Youtube para ver como seria o resultado. Em meio ao sucesso dos primeiros vídeos, lidar com o dia a dia em casa e na escola, e conhecer o Arthur que é um garoto apaixonante, Mariana começa a ver a sua vida mudar. Como ela vai lidar com tudo o que está acontecendo sem perder o controle?

Confissões On-line é um livro Jovem Adulto que permeia em torno das questões adolescentes, abordando desde temas leves e divertidos aos mais pesados. Estar na escola pode não ser um período fácil, ainda mais que junto com ele tenham sido propagadas mentiras. Mariana se vê sozinha, e o único que tenta se aproximar dela é Bernardo. Em casa, os pais não sabem o que aconteceu e ela também não se sente a vontade para compartilhar sua vida com a irmã mais velha, a Melissa.

Narrado em primeira pessoa, é impossível não sentir as dores da personagem, se comover com ela, e pensar em como tudo poderia ter sido diferente. Apesar de toda a sua fragilidade, Mariana tem uma personalidade forte, e em muitos momentos não consegui simpatizar com a personagem mediante algumas atitudes. A amizade que ela tem com Carina é muito sincera, e já o Arthur é compreensivo e ajuda ela muito na construção do vlog.

Em relação à construção do livro, lembrei muito de Só Escute da Sarah Dessen abordando questões semelhantes, então para quem já leu ele, recomendo Confissões On-line. Recomendo o livro também para quem gosta de leituras com diversos temas, sem ser cansativo. Enquanto lia, nem percebi o tempo passar, de tão bem construída a trama. Os capítulos são curtos e é impossível ler sem lembrar-se da adolescência, de como há momentos difíceis sim e que muitas vezes não sabemos em quem confiar. Portanto, para quem procura um livro Jovem Adulto, que fala sobre temas leves e pesados, além da realidade digital, esse é livro que recomendo!



Você pode gostar

5 comentários

  1. Oi Thalita, tudo bem?

    Adoro livros com este pano de fundo da vida de um adolescente e que acaba trazendo muitos temas para discussão de forma leve e sem ser sentida pelo leitor. Estou com "Céu sem estrelas" da autora para ler e espero ler em breve. Fiquei com muita vontade de conhecer essa duologia também, pois por tudo que narrou, tenho grandes chances de adorar o enredo. Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho a leve impressão que já ouvi falar sobre esse livro. Eu amo enredos que incluem adolescentes, é tão divertido. Não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar na Iris. É tão bom quando uma leitura surpreende a gente. Embora a temática desse livro seja bem adolescente, ele parece ser uma leitura muito boa e envolvente.
    Muitas meninas passam pelo que a Mari passou e procuram uma maneira de escapar de tudo isso, a maneira que a Mari encontrou é muito interessante e trouxe muitos benefícios a ela. Tenho muita vontade de conferir.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá nunca li esse livro um dia vou ler não conhecia ótima recomendação

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita, não li o livro da Sarah, e confesso que o enredo deste não me chamou tanto atenção. Quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante da escrita da Íris. Comprei na Bienal do livro de SP desse ano Céu Sem Estrelas mas ainda não tive oportunidade de ler, está na fila rs Adorei sua resenha!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir

Facebook