Te conto um conto: O pássaro de corda e as mulheres de terça-feira

30 janeiro


Título: O pássaro de corda e as mulheres de terça-feira (presente em O elefante desaparece)
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Ano: 2018
Páginas: 7 a 34

"Os ponteiros do relógio da mesa batiam compassadamente na placa de sustentação transparente e pareciam flutuar. O mundo é um brinquedo de cordas, pensei. Uma vez por dia, o pássaro de cordas aparecia e dava corda no mundo."

Finalmente li algo do Haruki Murakami, como me sentia estranha no mundo da literatura sem conhecer um dos autores orientais mais famosos. Murakami nasceu em Quioto no Japão após a Segunda Guerra Mundial e é conhecido mundialmente, suas obras já foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas. E ao encerrar a leitura do primeiro conto que tive contato com ele a sensação que ficou é que o autor é realmente genial, a mistura de imaginação e realidade transcendem as páginas e encantam. Que leitura sensacional!

O que eu mais gosto dos contos é que de forma ágil encontramos muito do autor e podemos encantar ou desencantar muito rápido. Com isso dei início a leitura de "O elefante desaparece" e logo no primeiro conto já fiquei impressionada com a genialidade com que o autor liga elementos tão banais e corriqueiros com situações tão surreais de forma natural. A primeira vista fiquei intrigada e curiosa, em um segundo momento me encantei e me vi envolvida com a nova dimensão apresentada pelo autor.

Um telefonema misterioso no horário do almoço, um protagonista desempregado, um gato desaparecido, uma mulher misteriosa e um beco que mais parece estar situado em outra dimensão são alguns dos elementos que compõe o conto "O pássaro de corda e as mulheres de terça-feira". O protagonista do conto é um homem que perdeu o emprego recentemente, casado e que em um passado não muito distante já teve sonhos e ambições maiores, mas acabou pedindo demissão do seu emprego em um escritório de advocacia porque simplesmente não gostava do emprego. É quando está cuidando das tarefas domésticas que recebe o primeiro telefonema, uma mulher misteriosa que deseja acertar os sentimentos dos dois, ele não reconhece a voz, mas fica intrigado com tudo o que a mulher fala. Sua esposa também liga no mesmo dia lembrando-o de procurar o gato em um beco próximo a casa dos dois. Mais tarde no mesmo dia, recebe um telefonema mais uma vez da mulher misteriosa e dessa vez ela lhe dá provas que o conhece e o rumo da conversa acaba desconcertando-o e leva-o a desligar o telefone repentinamente. Após uma longa reflexão ele decide que deve ir atrás do gato. Já no beco outros acontecimentos surreais acontecem. Vou me deter a contar até esse ponto o que acontece no beco.

O conto narrado por outras pessoas não chega nem perto em relação ao que foi escrito pelo autor. Os fatos que diante de outros olhos parecem tão banais, nas palavras de Murakami transcende as barreiras do comum e transporta o seu leitor para uma nova dimensão que encanta, intriga e faz desconfiar o que é real. Uma leitura que valeu a pena e com certeza seguirei lendo ainda mais o autor.

Você pode gostar

0 comentários

Facebook