Resenha: A sutil arte de ligar o f*da-se

02 julho


Título: A Sutil Arte de Ligar o Foda-se
Uma Estratégia Inusitada Para Uma Vida Melhor 
Autor: Mark Manson
Editora: Intrínseca
 2016

           Mark Manson, desafiando todos os estudos sobre positividade, alegria e incentivo trouxe com este livro uma forma mais direta e até divertida de lidar com situações difíceis da vida. A sutil arte de ligar o f*da-se traz, em 9 capítulos e 221 páginas, um método nada convencional de lidar com as merdas (sim, usarei esta linguagem em respeito ao próprio livro) que a vida nos sujeita.
            Então, se você está cansado do velho discurso de que pensamento positivo atrai coisas boas na vida, este livro é para você. Os nomes dos capítulos já dizem tudo e mais um pouco do que pensamos da vida e de nós mesmos; e cada um é um tapa na cara daqueles e diz: acorda pra vida e aceita que as vezes tudo é um saco mesmo!!! Ou diz que: quem você pensa que é? Você não é tão especial assim sabia?
            A sutil arte de ligar o f*da-se não diz pra você (ou eu) não se importar com nada, mas sim aceitar as situações que já aconteceram e não dar um espetáculo cada vez que algo dá errado. Logo no primeiro capítulo Mark já traz algumas sutilezas do foda-se, e a minha preferida é:

“Sutileza nº 2: Se quiser ligar o foda-se para as adversidades, primeiro você precisa se importar com algo mais importante que elas.”

            O que faz muito sentido, não é mesmo? Mas como uma pessoa que sempre se descabelou por tudo e ao mesmo tempo tentou ser zen sobre todas as merdas da vida (e quem me conhece sabe que sou quase um ímã quando o assunto é problemas cabeludos) essa frase foi quase libertadora.
            A sutil arte de ligar o foda-se é uma coletânea de exemplos de pessoas mundialmente conhecidas, que pra todo mundo é o poço do sucesso e realização pessoal, mas como dizem: só que não! Mark usa a história de vida dessas pessoas para nos dar aquela remexida por dentro e nos deixar boquiabertos.
            Se você tem um humor mais ácido como o meu (e pelo visto o de Mark Manson) vai morrer de rir enquanto reflete sobre os tapas na cara que irá levar enquanto lê. Ler A sutil arte de ligar o foda-se é como conversar com uma amiga (o) super franca (o) que ao invés de te dizer que vai ficar tudo bem e te acalmar, diz tudo aquilo que você não gostaria de ouvir e que mesmo assim precisa ouvir. É como Manson diz e é assim que gostaria de finalizar: 

“Às vezes a vida é uma droga mesmo, e a atitude mais saudável é admitir isso.”
           
 Fernanda Pires, futura engenheira química, amante dos livros, potterhead e ímã de problemas cabeludos.
               

 

Você pode gostar

4 comentários

  1. Oii!
    Estou bem curiosa com esse livro porque parece fugir daquele autoajuda chatos e com métodos que não funcionam rs. Adorei os trechos que colocou na resenha! Só me deixou mais curiosa <3

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de desejados e gostei de saber sua opinião sobre ele..
    Eu sou uma pessoa bem preocupada em relação as coisas ruins que acontecem na vida,imagino que esse livro seria bom para eu desencanar um pouco e ficar mais tranquila quando algo que não gostaria aconteceu..
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Esse título chama bastante a atenção, pelo seu post eu acho que gostaria dessa leitura, pois nem sempre pensar positivo adianta muito, rsrs. Amei sua resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie
    parece ser o tipo de livro bem interessante para poder pensar mais em si mesmo e menos para o que os outros pensam de você, adorei a dica e a resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook