Resenha: Entre Deuses e Monstros

27 julho

Título: Entre Deuses e Monstros
Autora: Lia Neiva
Editora: Globo Livros
Ano: 2016
Páginas: 152
Classificação: 

Já fazia algum tempo que eu não lia mitologia grega e de imediato, esse livro entrou para a minha lista de desejados. Não conhecia o trabalho da autora, mas a premissa de ler um livro que me faria rever os mitos que eu gostava, seria no mínimo, bem interessante. Depois que comecei a leitura, em poucas horas havia terminado, mas já tinha muito mais conhecimento do que antes e estava ainda mais animada com esse mundo mitológico.

Hípias é um pastor de cabras, que assim como os outros gregos, acreditavam nas divindades do Olimpo, nos heróis e monstros. Voltando de uma viagem de negócios feliz por estar cada vez mais próximo de sua família, pede a deusa Afrodite a proteção pelos perigos, com muito fervor. Ele tem consciência das divindades e de como são temperamentais, além das diferenças entre eles, e tenta levar a sua vida da forma mais tranquila possível, desejando não acarretar problemas para ele e sua família.


Porém, a jornada de Hípias não seria tão calma como ele imaginou. Ao longo do caminho ele conhece importantes figuras mitológicas, que passam pela sua vida de forma surpreendente. Inicialmente revemos Orfeu que se apresenta como o filho do rei de Trácia, poeta e músico, que o assusta durante a viagem, mas ao conversarem, Hípias se sente pesaroso em relação a Orfeu que procurava a amada Eurídice. Ao longo desse caminho, Hípias encontrará também heróis e monstros, que poderão mudar o percurso de sua jornada e mantê-lo ainda mais próximo das divindades.

Entre Deuses e Monstros é um livro juvenil que vale a pena ser lido por todas as idades, principalmente por aqueles que gostam de mitologia grega, para terem a oportunidade de rever esses mitos tão conhecidos pela humanidade. Inicialmente, a autora introduz uma apresentação de como seria o início do mundo para os gregos, relembrando no decorrer do livro os principais mitos que ganharam diferentes versões ao longo dos anos. Também há algumas ilustrações no final dos capítulos que contribuem para que o leitor se situe ainda mais na história.

Durante a leitura, percebi que não conhecia a sequência da mitologia e a escrita da Lia Neiva é tão bem elaborada que fiquei sentindo falta de mais páginas no livro. Achei que terminou muito rápido e valeria a pena ter colocado pelo menos mais um mito para a narrativa ficar ainda mais interessante. Ao final, a autora anexou um glossário para falar um pouco mais desses personagens que despertaram tanto a atenção da humanidade. Portanto para quem gosta de mitologia grega e deseja adentrar esse mundo, aprender um pouco mais sobre ela ou só complementar o conhecimento, esse é o livro que recomendo!


Você pode gostar

9 comentários

  1. Eu adoro esses livros que nos deixam com gostinho de que faltou mais paginas de tão envolvidos que ficamos na história, sabe? Amo mitologia então já adicionei a obra entre os meus desejados porque fui conquistada logo de cara hahaha

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Faz tempo que não leio nada sobre mitologia e gostei da proposta e da sua resenha. *_* Gostei e já adicionei nos favoritos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu não sou muito fã de livros de mitologia, porém para quem gosta do tema o livro deve ser maravilhoso. Adorei a dica e a tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Ah, amei! Sou louca por mitologia grega e adorei saber que tem ilustrações no final dos capítulos, me deixa ainda mais animada! É ótimo fazer uma leitura que além de ser boa ainda agrega conhecimento, dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Que obra mais interessante! Eu ainda não conhecia e já fiquei animada aqui para realizar a leitura. Adorei a sua resenha e conhecer essa dica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra,e não tenho muito interesse em mitologia,mas deve ser um ótimo livro para quem gosta.
    Vou indicar para alguns amigos que gostam do gênero,beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thalita, não conhecia o livro e só o fato de você ter ressaltado que foi uma leitura rápida, mas com uma gama de conhecimento muito grande e como gosto de mitologia, não se muito, mas o pouco que sei me fez gostar, lerei este livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    não sou muito ler mitologia, mas fico bem curiosa com algumas histórias. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante para quem gosta do assunto, nunca tentei ler, quem sabe eu não comece, acho que eu ficaria confusas com esses nomes rs' mas espero um dia poder me interessar por mitologia!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o livro, e eu realmente gosto bastante de mitologia grega.
    Parece misturar bem os elementos com uma boa história!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Facebook