Resenha: Os números do amor

07 novembro

Título: Os Números do Amor
Autora: Helen Hoang
Editora: Paralela
Ano: 2018
Páginas: 280

Eu não sou uma leitora ávida por livros com conteúdo adulto, mas como estou sempre em busca de leituras que sejam de fato gratificantes independente do gênero, vez ou outra me aventuro em gêneros diferentes. Foi assim que comecei a leitura de “Os números do amor” e gostei muito da leitura. 

Stella a protagonista desse livro é bem sucedida e diagnosticada com transtorno do espectro autista. A começar por esse ponto a autora já ganhou pontos significativos comigo porque a maioria dos livros do gênero traz um CEO ou um cara muito rico que pode comprar o universo e em contrapartida a mocinha é uma mulher insegura sendo conquistada por ele. Stella tem suas inseguranças, afinal, ela não tem nenhum traquejo social, mas ela faz o seu trabalho com uma paixão admirável e se mostra muito inteligente (pois unir algoritmos e matemática não é algo simplório). Para superar a sua aversão a sexo e sua total falta de traquejo social ela contrata Michael, um acompanhante profissional, para ensiná-la a superar esse obstáculo. 

Michael não é acompanhante porque gosta da profissão e sim porque precisa do dinheiro para ajudar a sua família. Ele tem seus traumas do passado, mas tão logo se vê envolvido e encantado por Stella. O que era para ser o trabalho de uma noite vira um acordo mais extenso e os dois acabam tendo que lidar com sentimentos conflitantes à medida que vão se conhecendo melhor. 

Ler um gênero que não faz parte da minha lista de leituras habituais me mostra o quanto a leitura é democrática e como devemos despir de preconceitos literários. Achei o livro muito bem estruturado e a forma como o espectro autista foi retratado nesse livro se mostrou sincera e bem elaborada. A fidelidade veio do fato da autora ter sido diagnosticada já na fase adulta com o espectro do autismo, antes conhecida como síndrome de Asperger. 

Na contracapa traz um comentário de outra autora que classifica o livro como engraçado, triste e comovente, preciso concordar com a declaração feita por ela o livro traz a tona todos esses sentimentos. Em muitos momentos o livro traz situações divertidas e em outros sentimos a aflição dos personagens e quão difícil é para eles vencerem o próprio passado em prol do amor que sentem um pelo outro. Outro ponto que preciso mencionar é o quanto a escrita da autora é fluida, mal percebi as horas passando enquanto lia. 

A leitura se mostrou de fato agradável e recomendo para todos que gostam do gênero e para pessoas que assim como eu sempre se mantém abertos a novas experiências literárias, até porque vale ressaltar mais uma vez que o livro é classificado com conteúdo adulto.

Você pode gostar

1 comentários

Facebook