Te Conto um Conto [Mês do Terror]: O Barril de Amontilhado - Edgar Allan Poe

24 outubro

Fala galera, dando sequência neste mês maravilhoso de terror, vamos ao conto "O Barril de Amontilhado" de Edgar Allan Poe, um conto também muito curto (menos de 10 páginas) que integra a coletânea do livro Medo Clássico publicado pela Darkside.

Esse conto faz parte do bloco narradores homicidas (eu particularmente não gostei desse título de bloco porque entrega muito da história) e tem como ponto chave a vingança. Aparentemente, é ambientado na Itália e tem como protagonista o vingativo Montresor, um sujeito que busca a vingança premeditada por insultos sofridos por Fortunato. Decidido, ele planeja e executa, durante o conto, a tão prometida vingança. Ponto curioso nas obras de Poe é o uso de nomes em latim que trazem em si próprios um significado. Não ficam tão entregues ao leitor nativo de Poe (inglês), mas para nós, falantes de português, um príncipe com nome de Próspero (O Baile da Morte Vermelha)  e um sujeito com nome de Fortunato dizem bastante pelas entrelinhas. De volta ao conto, a mensagem deste pode ser traduzida claramente de duas formas: "O seu orgulho pode ser a sua ruína" ou utilizando o dito popular, "A soberba precede a queda".

Dito isso,  Montresor explica que o ponto fraco de Fortunato é justamente o seu grande conhecimento sobre vinhos (o autor ainda se diverte com os esteriótipos italianos). Num momento de festa, Montresor encontra Fortunato embriagado e o provoca a respeito de um barril que supostamente seria de Amontillado, um vinho muito tradicional de origem espanhola, ameaçando pedir um rival connoiseur de vinhos para avaliar se o tal barril é de fato de Amontillado. Com isso, arrasta Fortunato até sua adega, sempre tentando afastar (com real intenção de provocar) seu conhecido da tarefa de averiguar se o barril é, de fato, de tal vinho. O fim do conto trás o que era esperado, a "morte" de Fortunato e a vingança de Montresor. O que trás horror a alguns leitores (e deleite para os mais sádicos) é como se dá essa vingança, coisa que espero que descubram em breve, afinal é um conto que se acha muito facilmente pela internet. 

E esse foi o conto de hoje do nosso mês do terror, em breve eu volto com mais Edgar Allan Poe para vocês. Até a próxima!

Você pode gostar

0 comentários

Facebook