Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro

17 outubro

Título: O Amor nos Tempos do Ouro
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Ano: 2016
Páginas: 328
Classificação: 

O primeiro contato que tive com a escrita da Marina Carvalho foi através do livro Azul da Cor do Mar, que até postei a resenha aqui no blog (clique aqui) e na época que li, gostei bastante. Mas depois de terminar O Amor nos Tempos do Ouro, tive ainda mais certeza que a autora tem um talento nato para romances de época, que entrará na minha lista de livros inesquecíveis.


Cécile é uma jovem de família nobre, que cresceu na França e após a morte dos pais e dos irmãos chega ao Brasil depois de uma longa viagem de navio com a sua dama de companhia Marie. Mesmo sofrendo com a perda da família, seu asqueroso tio Euzébio mal a havia recebido e já havia dado a notícia de que ela se casaria com Euclides, um homem muito rico e dono de muitas terras em Minas Gerais. Assim como Euzébio, Euclides também queria parte da herança de Cécile e ele só conseguiria se casando com ela.

Para levá-la até Vila Rica (atual Ouro Preto), Euclides contrata Fernão, um homem que trabalhava com exploração de minérios, mas também fazia outros trabalhos para Euclides, com o objetivo de conquistar uma vida tranquila financeiramente. Para complicar a vida ainda mais de Cécile,seu tio  Euzébio não permite que ela viaje com a sua dama de companhia e sim com outra. Para completar, Cécile e Fernão não se dão bem, ele por achar que ela seja uma jovem interesseira por estar indo casar com um homem que tem um filho da idade dela, e ela o considera arrogante. Mas durante a viagem na estrada que leva vários dias e com diversas situações que podem colocar a vida de Cécile em perigo, aos poucos eles começam a se aproximar e o maior desejo da moça é que Fernão a salve desse casamento, e a livre de Euclides, mas Fernão sabe que não vai ser fácil para Cécile, pois Euclides é um homem muito perigoso.

O Amor nos Tempos do Ouro é um livro muito bem escrito, pois Marina usa uma linguagem formal com um português mais próximo de Portugal, e é possível perceber o quanto a pesquisa da autora só enriqueceu ainda mais a história. A trama se passa a partir do ano de 1734, a narração é feita em terceira pessoa e em alguns capítulos, aparece a narrativa de Cécile através do seu diário. O livro destaca os perigos em que as estradas do Brasil proporcionavam aos viajantes do século XVI, e também fala da fé católica, predominante no país.

De mundos completamente opostos, Fernão e Cécile tem em comum o anseio pela justiça e a busca pela felicidade e tranquilidade depois de tantos momentos difíceis na vida de ambos. Cécile tem uma bondade genuína, foi criada como uma dama, mas tem ideias modernas de origem francesa. Já o Euclides é um personagem cruel, cuja maldade se destina aos que estão próximo dele e justifica muitas de suas atrocidades pela fé.

O Amor nos Tempos do Ouro foi um livro que me surpreendeu em todos os aspectos e ao final da leitura, fiquei ansiosa para ler A História de Malikah que traz a continuação. Em muitos momentos fiquei emocionada e em outros bem tensa, mas foi impossível não se apaixonar por essa história. Mais uma vez Marina escreveu um livro para ficar guardado no coração de todos os leitores que desejam se apaixonar e conhecer um pouco mais da história do nosso país. Sem dúvidas, uma das minhas melhores leituras do ano que entrou para a lista de favoritos e por isso está mais que recomendado!


Você pode gostar

17 comentários

  1. Oiiii,

    Admito que não conheço a escrita da autora, e olha que tenho dois livros dela parados na minha estante. Achei bem interessante a premissa deste livro e gostei mais ainda por ele ter uma linguagem que foi ambientadana época e que também demonstra a pesquisa da autora. Anotei a dica aqui e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e para ser sincera nem mesmo a autora.
    Mas gostei de saber que gostou da história e o desenvolvimento dos personagens. De fato o enredo não me atraiu, mas achei interessante saber mais sobre a ambientação =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora, mas tenho a impressão de que os livros dela são incríveis. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler essa obra, que parece ser emocionante.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thalita! Acho bem interessante quando os autores usam fatos históricos para construir suas tramas, já me recomendaram a leitura desse livro, pelo visto a ambientação é o grande destaque.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Esse foi o primeiro livro que eu li da autora e depois dele eu comprei todos os outros hahaha amei demais. Só não comprei ainda a continuação porque fiquei com a impressão de que não iria gostar, estou adiando um pouco a compra, mas quero comprar. Eu gostei tanto desse primeiro volume que ao saber sobre o segundo eu desanimei com ele pela sinopse, eu não esperava por isso. Mas como não li eu não vou julgar, vou poder falar melhor depois que ler, né? rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita tudo bem? Eu tenho esse livro da Marina só ainda não li, todos os livros dela tiro um aprendizado diferente e acho ela uma das melhores autoras nacionais que temos, sou fã kkk, como disse ainda não li esse livro mais já coloquei como prioridade, por causa da sua resenha me instigou a ler o mais rápido possível, parabéns pela resenha, você foi direta ao ponto e aguçando minha curiosidade, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Que bom que você gostou tanto do livro. Eu não consigo ler com português de Portugal me incomoda de mais e não presto atenção a leitura.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá Talita,
    Eu li sua resenha e ela me trouxe todas as emoções que eu senti ao ler esse livro, e me deu uma saudades desses personagens e dessa historia emocionante amei essa dica que até me deu vontade de reler esse livro

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei sabendo desse livro na época da polêmica do livro sobre a escrava e fazendeiro. Pelos comentários da época, parece que o livro tem ótimas características. E a sua resenha confirma isso. Pretendo lê-lo num futuro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu li a resenha do segundo livro dessa trilogia e, fiquei apaixonada pela história! Não conhecia essa autora mas, agora estou aqui procurando uma promoção descente para compras todos os livros que ela escreveu e já iniciar a leitura.
    Eu fiquei muito interessada nas obras dela, quando todo o processo de pesquisa que ela realiza antes de escrever os livro, procurando a melhor linguagem para ser utilizada, como era a cultura da época e tudo mais, para mim, isso enriquece muito um livro e me deixa ainda mais curiosa para lê-lo.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi Thalita, sua linda, tudo bem?
    Fiquei agoniada por ela só de ler sua resenha. Sabemos que isso deve ter acontecido muito na época. Estou torcendo para que ele a salve e eles fiquem juntos, risos... Agora o contexto histórico com certeza é um diferencial. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu nunca li nada da Marina, por mais que tenha ouvido somente coisas boas, eu era uma grande fã de romances de época, mas hoje não mais, contudo ainda me aquece o coração ver grandes obras brasileiras.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora e de ler esse livro, acho bem interessante a ambientação no passado do nosso país, curiosa para saber se e como o casal conseguirá ficar junto.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por romances de época, mas, por motivos que nem sei explicar, nunca senti a menor vontade de ler os livros desta autora. Sabe quando você olha para o livro e nada te chama a atenção? Porém, acredito que pode ser só uma questão de não estar no clima e futuramente eu posso querer ler. Por isso, é uma leitura que eu não descarto não. No momento certo, acho que irei ler sim.
    Mas adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura. Deu para perceber que é um livro que te despertou várias emoções e que a escrita da autora realmente te conquistou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Conheço a escrita da autora que tem uma pegada juvenil bem marcante, desenvolve bem as ideias cativando o público alvo. "O Amor nos Tempos do Ouro", ganhei num sorteio, comecei a ler, mas não conclui, acabei emprestando para uma aluna, entretanto, do pouco que peguei, a escrita da autora desenvolveu bastante.

    ResponderExcluir
  16. Olá Thalita, eu tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa autora, pelos seus comentários o enredo desse parece estar bem bacana, gostei de saber que ele é ambientando no Brasil e parece que os personagens foram bem trabalhados *-* Espero lê-lo em breve *-*

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Fico envergonhada que até hoje não tive oportunidade de ler esse livro, mesmo o tendo na estante hehe Quem me conhece sabe que sou grande fã da Marina Carvalho e de romances históricos, por isso cadê o momento certo para lê-lo?! Sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda em conhecê-lo. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Facebook