Resenha: Céu sem Estrelas

15 outubro

Título: Céu sem Estrelas
Autor: Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 360
Classificação: 

Dos três livros lidos da Iris Figueiredo, esse foi sem dúvidas o que mais me surpreendeu e me tocou. Em uma narrativa emocionante e complexa, a autora traça a história de uma jovem que infelizmente não é incomum. Nessa bela trama, que também tem muita dor e medo, somos chamados a acordar do nosso mundo para entender o outro, que imerso em seus pensamentos e solidão, muitas vezes está sobrevivendo em um vazio.


Cecília é uma jovem de 18 anos que acaba sendo mandada embora da livraria em que trabalha exatamente no dia do seu aniversário e mesmo sabendo que era um emprego temporário, ela não podia voltar para casa sabendo que seria repreendida pela mãe, já que as duas não eram muito próximas e sua mãe também não fazia questão de se aproximar dela. Para não deixar o seu aniversário passar em branco, ela e seus amigos vão para o bar e mesmo não tendo o costume de beber, Cecília acompanha Iasmin e ambas ficam completamente bêbadas.

Porém Cecília nem imagina tudo o que está prestes a acontecer na sua vida, e mesmo tendo conseguido entrar na faculdade para fazer Desenho Industrial, ela precisa encarar a sua mãe para contar sobre a demissão, não aceita que a mãe tenha que conviver com o seu padrasto que na maioria das vezes só piora a relação entre elas e com o desentendimento que ocorre entre ela e sua família, é na casa de Iasmin que ela decide ficar.

E em meio a tudo isso Bernardo aparece. Ele é o irmão da Iasmin e Cecília é apaixonada por ele desde o colégio e aos poucos ele tem se aproximado para ajudá-la, mas ela acredita que ele jamais irá olhá-la com outros olhos. Ela não consegue se ver  merecendo esses momentos de felicidade, visto que sua auto-estima é baixa, e para ela as pessoas não a aceitam como ela é e ela também não e aos poucos ela tem a impressão de que a escuridão tem tomado cada vez mais espaço em sua vida.

Céu sem Estrelas é um livro que traz diversos temas e fala sobre a saúde mental. Retrata a dificuldade de encontrar um lugar no mundo quando tudo parece estar contra, que muitas vezes não é possível controlar a agressividade por mais que se tente e que a tristeza que aparenta ser infinita está ali presente a todo o momento. Cecília é uma personagem intensa e ao mesmo tempo tem que lidar com seus fantasmas, mesmo sem ter forças para lutar contra eles. É um livro que fala sobre a dificuldade em lidar com a aceitação, a baixa auto-estima e a dor.

A narrativa é na primeira pessoa e é alternada entre Cecília e Bernardo. Assim como Cecília, Bernardo precisa lidar com seus problemas familiares, a falta de verdadeiros amigos, e o esforço para não ganhar tudo nas mãos. Ambos encaram a vida de forma completamente diferente, mas Bernardo busca compreender Cecília e o amor pelos livros é algo que eles têm em comum.

Céu sem Estrelas é um livro que vale a pena ser lido por aqueles que apreciam tramas complexas, que falam sobre a saúde mental. É um livro que nos leva a refletir, emociona, e também a questionar sobre o quanto temos pensado em cuidar do outro e se temos de fato dedicado a nossa atenção para ser mais compreensivo com aqueles que precisam da nossa escuta. Portanto, para quem gosta ou procura um Young Adult mais intenso, esse é o livro que recomendo!


Você pode gostar

4 comentários

  1. Um livro com um tema ótimo.. Lidar com as situações familiares é sempre uma barreira complicada pars todos nós.. E ter pessoas que compreendem isso nos ajuda a superar.. Livro deve ser lindo mesmo

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bacana e quando se trata de dramas familiares os temas sempre causa grandes emoções e reflexões.
    Livros assim sempre valem a pena serem lidos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thalita, tudo bem?

    Estou com este livro aqui, mas não sabia muito a respeito dele. Sua opinião me fez colocá-lo na minha TBR do mês, pois preciso lê-lo. Adoro livros mais intensos que trazem temas importantes para discussão. A saúde mental ainda é pouca explorada dentro de enredos, então saber que a obra aborda isto, além de relações familiares complicada me deixa curiosa. Espero gostar. Obrigada pela resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de trazer alguns elementos que, para mim, são bem batidos, interessei-me pela leitura mais por causa da delicadeza de sua resenha, parece ser um bom livro.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir

Facebook