Resenha: Aquela Moça

03 setembro

Título: Aquela Moça
Autora: Francine S. C. Camargo
Editora: Penalux
Ano: 2018
Páginas: 124
Classificação: 


Não tenho lido tantos livros de contos como eu gostaria, e nem resenhado pela dificuldade em falar de tantas temáticas diferentes e ao mesmo tempo expor a diversidade de sentimentos que cada obra traz. De um jeito especial, Aquela Moça da Francine Camargo traz uma coletânea de contos que refletem a vivência de tantas pessoas e em alguns deles é impossível não se identificar com a realidade de cada dia, com as emoções que a Francine transmite em cada um.

Aquela Moça é um livro de expressão e libertação. Em sua essência, a autora devaneia em seus pensamentos sobre diversos temas da vida como o tempo, os amores, a felicidade, a depressão, a terapia e tantos outros que estão inseridos em nossa realidade, que precisam ser pensados e refletidos. Em um dos contos, a autora também reflete sobre a época em que era acadêmica de medicina e estava conhecendo um pouco da realidade dos hospitais. Nessa coletânea, a realidade e a fantasia se misturam, dando vozes aos seres vivos e sentimentos guardados.

"Hoje uma mocinha chamada Felicidade me surgiu, sorriu seu sorriso mais airoso e sumiu. Procurei por ela no restante do dia e nada de esbarrar com a sua sombra, eu a queria tanto, tanto para mim."
Aquela tal felicidade

"Tristeza assim, meio sem causa, sem meio, sem fim. Ausência de aspirações. Satisfação zero. Sono, sono, sono ou um querer ali ficar deitada, sem uso. Um não querer ir. Sair de casa? O mínimo necessário para as notas não despencarem. Apetite? Não. Estudo? Várias tentativas, mas a cabeça vai para além e não volta mais."
Depressão, terapia e alguns lenços

"Em algum dia, precisarei mudar. Escolhi, então, uma oportunidade: a virada da folhinha, a aparição do novo ano à chegada da meia noite. É a data de respirar diferente, modificar-se, para que todos reparem que não sou mais quem eu costumava ser."
Perto da meia-noite

Aquela Moça é um livro sobre descobrir o que deseja ser, buscar seus sonhos, redescobrir a felicidade e acreditar que dias melhores virão. Com uma linguagem refinada e bastante delicada, Francine apresenta a sua obra, que se mostra ideal aos apreciadores de contos e de poesias pela forma poética como ela conduz sua escrita. Em relação à diagramação, o livro apresenta folhas amareladas, com uma fonte de bom tamanho e um bom espaçamento. O livro tem poucas páginas e com a leitura fluída, é possível ler em poucas horas. Sem dúvidas, recomendo para quem gosta de contos diversificados que apresentam diversas nuances da realidade e da ficção.

Você pode gostar

7 comentários

  1. Contos são sempre aquelas histórias intensas, rápidas e que nos trazem ensinamentos profundos. Pelo que entendi essa coletânea cumpre com a missão, darei uma chance tão logo consiga!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá Thalita,
    Não conhecia esse livro, mas amei a sua resenha, pois adoro obras que nos fazem pensar sobre o que desejamos e buscar sobre os nossos sonhos.
    Os trechos que você colocou são fortes e vou anotar a dica, acho que estou precisando desses liros fortes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thalita! Tudo bem?

    Esse é o meu primeiro contato com "Aquela moça", confesso que não conhecia o livro e a autora, mas achei super bacana o fato do livro nos levar para o campo da reflexão e nos fazer pensar sobre os nossos desejos e sonhos. Parabéns pela resenha e dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei os quotes que você separou tão reais.. Acho que todo mundo, em algum momento teve um sentimento assim, de querer ficar ali parado, sem sentir nem fazer nada.. E depois aquele insigth, de tentar, de realizar, de buscar.. Achei muito íntimo e tocante, não conhecia o livro, e fiquei muito emocionada.. Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oiii Thalita

    Faz séculos que não leio contos, alguns cheguei a gostar demais, outros senti falta de algo mais sabe? Eu gostei dessa coletânea justamente por causa desse mix entre fantasia e realidade, além dessa abordagem tão transparente e atual sobre temas pertinentes hoje em dia.
    Muitas vezes pplanejei e desejei mudar algo no ano novo, a gente tem mesmo aquela esperança de que "agora vai" todo ano que começa, acho que é um sentimento natural que a data traz. E a tristeza, a vontade de não fazer nada, às vezes ela vem do nado mesmo, sem nem ter motivo, bate uma solidão né?
    O mágico é ler contos assim e sentir uma partinha de nós ali representada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Para ser bem sincera, não sou muito chegada em contos. Mas confesso que os trechos do livro que você colocou na resenha despertaram meu interesse. Achei até com bastante cara de crônica, que é o único tipo de texto curto que costuma me agradar. Anotei a dica e espero conseguir ler logo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thalita.
    Não costumo ler muitos livros de contos, mas as vezes nos deparamos com um livro que não pode ficar esperando leitura. Acho que Aquela Moça é meio assim.
    Me identifiquei muito com o trecho de "Depressão, terapia e alguns lenços" que você postou. Me sinto assim mais vezes do que queria.
    Adorei poder conhecer um pouquinho da obra da Francine através da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Facebook