Resenha: O Segredo de Helena

05 setembro

Título: O Segredo de Helena
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 464
Classificação: 

É inquestionável o talento de Lucinda Riley ao escrever livros com narrativas tão admiráveis, que deveriam ser transformados em filmes algum dia. No entanto, de todas as obras dela, essa foi a que menos me cativou, ainda que seja muito bem escrita. Acredito que seja pelo fato de que ainda não havia lido nenhum outro livro da autora além das tramas que envolvem familiares do passado, intercalando com o presente dos protagonistas. Apesar de falar do passado aqui também nesse livro, ele não é uma ficção histórica, mas um romance magistralmente construído que fala sobre escolhas e o fardo dos segredos que se tornam insuportavelmente pesados quando não se tem a confiança necessária para contar ao outro que está próximo.

Depois de muitos anos, Alex está de volta a Pandora, a casa em que havia passado o verão com a sua família há muitos anos atrás, e nesse mesmo lugar, tantas coisas haviam acontecido que o fizeram voltar ao passado após encontrar o seu diário na prateleira da casa. Imerso pelas lembranças, ele retorna no tempo enquanto começa a ler tudo o que havia escrito dez anos antes.

Helena havia herdado a casa Pandora desde que o seu padrinho morrera e ela resolveu que passaria algum tempo com a sua família lá, mas antes iria com Alex, seu filho mais velho e a do meio, a pequena Immy para organizar a casa. Apesar de ser tímido, Alex é uma criança extremamente inteligente, sendo superdotado, e com toda a perspicácia observa os seus familiares. Ele não sabe quem é o seu pai, e tudo o que deseja é saber quem ele é. Helena estava em outro relacionamento com William e tinha dois filhos com ele, mas mantinha segredo em relação a identidade do pai de Alex. Porém, a viagem até Pandora não será algo comum: Helena reencontra Alexis, o seu primeiro amor, e aos poucos eles recomeçam uma amizade, já que havia anos que não se viam. Porém, nada será como Helena imaginou, pois além de receber sua melhor amiga, sua enteada Chloe, ela também terá que receber os Chandlers, uma família que ela não lida muito bem. Em meio a tanta coisa para organizar, o passado vindo a tona e nada saindo como o planejado, como poderá Helena lidar com tudo o que está prestes a acontecer?

O Segredo de Helena foi um retorno aos livros de Lucinda, depois de tanto tempo sem ler as obras da autora. Com uma narrativa que intercala a primeira pessoa através do diário de Alex com a terceira pessoa em relação aos acontecimentos em Pandora, temos duas visões bem interessantes da história, considerando que os comentários de Alex são muito perspicazes e ao ler as anotações dele, eu gostava cada vez mais do livro.

Em relação aos personagens, é difícil descrever cada um deles, mas são bem construídos e todos têm um papel fundamental nesse livro. A autora adaptou bem a linguagem infantil para as crianças e é impossível não sorrir quando elas aparecem. Helena é uma personagem forte, que lutou muito para conquistar tudo o que tem, e ir para a casa Pandora foi "abrir a caixa" do seu passado e reencontrá-lo sem saber o que fazer a partir daqueles momentos.

O Segredo de Helena é o livro que indico para aqueles que gostam de um bom romance acompanhado de alguns mistérios em meio à trama. Fui surpreendida pela leitura e mesmo não sendo o melhor livro que li da autora, vale a pena conhecer pelo fato de ter uma narrativa cativante e fazer com que possamos refletir sobre os nossos relacionamentos, caminhos e segredos. Afinal, a felicidade também é uma consequência das nossas escolhas.


Você pode gostar

10 comentários

  1. Olá! Nunca li nada da Lucinda, e tenho a impressão de que seus livros sempre são profundos e cheios de tramas entrelaçadas que deixam a história muito mais agradável para leitura. Gostei bastante da premissa desse livro, embora pareça ser grande, acredito que, como você disse, os detalhes vão se completando para uma maior satisfação. Gostei dos personagens e do lugar de pano de fundo. Gosto de ler lugares diferentes..



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Parece mais uma história bem profunda e tocante, ainda mais por colocar crianças no cenário,tenho certeza de que a autora nos trará em mais essa maravilha momentos de emoção e reflexão. De fato, se as pessoas vissem que a felicidade é uma consequência de nossas ações, ficariam menos de braços cruzados.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Oi Thalita,
    Adoro a escrita da autora e tenho muita vontade de ler outros livros dela, já que li apenas dois. Fiquei muito contente por saber que esse também apresenta personagens bem construídos e mistério. Gosto dessas obras que tem partes narradas por diários e não tenho dúvidas que essa será uma ótima leitura, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita,

    Ainda não tive o prazer de conhecer a escrita da Lucinda, mas tenho muita vontade. Gostei do enredo deste livro, o fato de ter uma dupla narração entre um diário e o real é bem bacana. Fiquei querendo saber dos mistérios em meio desse romance, amo quando isto acontece e se principalmente for bem feito. Sua resenha ficou espetacular e despertou muito a minha atenção, já quero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thalita!
    Adoro a capa desse livro, sempre fico babando nela, mas nunca consegui terminar nenhum livro da Lucinda, não sei porque. Sempre me empolgo, começo e depois largo por outro haha Mesmo assim, sou doida para terminar um livro dela inteirinho.
    Adoro livros que intercalam perspectivas, ainda mais quando uma delas é de diário! Gosto muito, também, quando o autor sabe mesclar bem o romance com mistérios, o que parece que Lucinda faz bem nesse livro. Fora os personagens, que pela sua resenha, parecem ter sido bem trabalhados e serem muito interessantes. Vou dar uma chance maior para a Lucinda quando pegar esse exemplar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Thalita

    Eu nunca li nada da autora, mas tenho alguns livros dela anotados, acho as premissas deles todos interessantes e o fato desse ser um romance com certa dose de mistério me atrai, porque sou daquelas que cansa se for só romance e nada mais. A história parece ser bem envolvente e quando a autora sabe desenvolver seus personagens a gente prende mesmo na trama. Gostei de saber que o livro intercala a narrativa em primeira pessoa com a narrativa em terceira pessoa, acho isso interessante e fiquei curiosa pra conferir o resultado.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho legal esse livro e esse tipo de história, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dessa autora. Gostei de conhecer os personagens, só de ler sobre eles eu senti vontade de conhecer mais a fundo a história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Eu AMO os livros da Lucinda, justamente por essa mescla dela de romance, mistérios, trazendo sempre os fatos no presente e no passado. Acho que isso é o que mais me fascina porque ela faz com uma maestria de tirar o chapéu.
    Ainda não li O Segredo de Helena, mas está na minha listinha de desejados.
    Uma pena não ter te cativado tanto, mas pela resenha (e pela nota) deu pra perceber que foi uma leitura bacana.
    Já leu A Luz Através da Janela? É meu favorito da Lucinda. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Apesar de já ter muito falar sobre essa autora nunca li nada dela. Saber que se trata de uma história fluida, bem construída e com uma boa pitada de mistério só me deixa ainda mais curiosa por ela.
    Dica anotada e parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. nunca tive contato com a escrita de Lucinda, apesar de ter ouvido falar bem de sua obra... antigamente eu tinha mais curiosidade mas de uns tempos pra cá, a ideia foi ficando de lado... esse enredo parece instigante, gosto desse ar de mistério numa boa história, ainda mais com personagens bem construídos...
    bjs ^^

    ResponderExcluir

Facebook