Resenha: Outros jeitos de usar a boca

17 agosto

Título: Outros Jeitos de Usar a Boca
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Páginas: 208
Ano: 2017

Eu não costumo ler poesias tanto quanto gostaria e raramente me arrisco em resenhar tais livros. A mágica e a essência desse gênero reside justamente em transpor as barreiras emocionais, quebrando padrões e expondo os sentimentos do autor de forma única para cada leitor. Por esse motivo, nem que eu use todas as palavras que conheço será possível colocar em uma resenha o que o autor quis passar em suas poesias. Já adianto que as impressões aqui registradas são uma forma sutil e simples de expressar o quanto gostei de um livro e recomendo a todos que tirem suas próprias conclusões.

"Outros jeitos de usar a boca" da autora Rupi Kaur é um livro que já faz um bom tempo que vem sendo muito comentado por vários meios de comunicação. Muitas pessoas o exaltam e muitas outras o criticam, nada fora do normal para um livro que está em evidência, já que é impossível agradar a todos. O que essa leitura despertou em mim provavelmente será bem diferente do que ela despertou/despertará em outros leitores, mas ainda assim acredito que pelo menos com uma poesia o leitor irá se identificar. O livro é dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Mesmo com a divisão é possível realizar a leitura sem seguir uma ordem exata, porém quando lidas na ordem dão a impressão que se encaixam perfeitamente, como um processo de amadurecimento. As poesias se complementam, transparecem sentimentos de dor, empoderamento e encorajamento com uma linguagem simples, sensível e objetiva. Sempre acompanhadas de ilustrações de traços delicados e de grande beleza.

"quero pedir desculpa a todas as mulheres
que descrevi como bonitas
antes de dizer inteligentes ou corajosas
fico triste por ter falado como se 
algo tão simples como aquilo que nasceu com você
fosse o seu maior orgulho quando seu
espírito já despedaçou montanhas
de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te ache bonita
mas porque você é muito mais do que isso"

A autora passa em suas poesias mensagens fortes, fortalecendo ideias que já deveriam estar fixadas na mente das pessoas a muito tempo, como o amor próprio, o respeito e ideias feministas. Em grande parte as poesias são breves, mas ainda assim são um choque de realidade. Pelo que pesquisei a autora usou a poesia para ajudar mulheres que estavam passando por situações difíceis, portanto em grande parte, acredito, que ela não retrata situações vividas por ela, mas sim por mulheres que buscam consolo em suas poesias. É incrível como ao ajudar uma mulher ela está ajudando milhares pelo mundo, já que seus poemas foram traduzidos em diversos idiomas. Não pense que essa é uma leitura apenas para mulheres, ela extrapola qualquer barreira e atinge diversas pessoas, independente do gênero.

Há muito passou da hora das mulheres pararem de olhar umas para as outras como se fossem rivais. É preciso ter empatia, quebrar os esteriótipos criados pela sociedade machista e dar voz as mulheres. É preciso que muitos homens também mudem o jeito de ver as mulheres.

A Rupi Kaur ficou conhecida primeiro através do seu instagram (@rupikaur_), recomendo a todos que conseguem ler em inglês segui-la e até mesmo conhecer um pouco do trabalho dela para se decidir se quer mesmo ler o livro ou não. Vou aproveitar e deixar o site dela aqui também, para quem estiver curioso.

O livro "Outros jeitos de usar a boca" está disponível entre os livros do Kindle Unlimited, portanto se você já é assinante e estiver curioso, baixe, leia algumas poesias e se gostar continue lendo. Poderia ficar por aqui citando n motivos para que você leia, mas prefiro deixar outro poema para que pense melhor sobre fazer a leitura.

"não quero ter você
para preencher minhas partes vazias
quero ser plena sozinha
quero ser tão completa
que poderia iluminar a cidade
e só aí
quero ter você
porque nós dois juntos 
botamos fogo em tudo"



Você pode gostar

0 comentários

Facebook