Resenha: Garota-ranho vol.1

15 agosto


Título: Garota-ranho Vol.1
Autores: Bryan Lee O'Malley, Lesleie Hung, Mickey Quinn
Editora: Quadrinhos na Cia.
Páginas: 
Ano: 2016

Nos últimos anos eu tenho me encontrado em leituras de quadrinhos, descobri no gênero uma riqueza que não fazia ideia. Por muito tempo pensava que os quadrinhos eram voltados apenas para o público infantil e juvenil e, para a minha surpresa, o gênero tem trazido grandes surpresas para a minha vida de leitora, extrapolando o gênero de super-heróis (isso não é uma crítica) me deparei com conteúdos diversificados nesse universo e incríveis. Quando uma história em quadrinhos (HQ) propõe fazer uma crítica a situações atuais, sou a primeira da fila a querer ler e é o que promete e cumpre Garota-ranho.

Para começar a nossa conversa sobre o livro preciso confessar uma coisa, não fazia ideia do que significava a palavra ranho, que nada mais é do que muco nasal, popularmente conhecido como catarro. Sim, caros leitores jamais imaginei que iria ler algo que tivesse ranho no título, a vida é uma caixinha de surpresas. Vencendo essa barreira dei início a leitura que traz a história de Lottie Person uma blogueira de modas de Los Angeles que aparentemente tem uma vida perfeita, bela, "chique sem esforço"  (como descrita na HQ), repleta de amigos e jovem. O que ela não quer que ninguém saiba é que por trás da tela a vida dela está um caos, ela tem uma alergia fortíssima, falta-lhe autoconfiança e alguns acontecimentos estranhos tem acontecido em sua vida, até mesmo um possível assassinato.

A história em quadrinhos abusa de uma linguagem informal, cheia de gírias e expressões usadas na blogosfera. Utiliza ainda, cores fortes e traços belíssimos para fazer uma crítica sobre algo que todos estão cansados de saber, mas ainda assim desejam muito acreditar, na perfeição (glamour) que é passado diariamente por milhares de pessoas em seus canais de comunicação. Digo isso não só pelos 'digital influencers', mas por todos que muitas vezes estão passando por situações complicadas, porém em suas redes sociais ostentam a perfeição e o glamour, muitas vezes só para se sentirem incluídos nesse universo. Não estou dizendo que é errado usar as redes sociais para publicar momentos de felicidade, situações cotidianas e sim pra alertar do perigo que existe por trás de tentar manter a tal fachada e seguir tantos padrões que são ditados diariamente por esses meios. Em um mundo que está cada vez mais imerso em tecnologias, onde as relações virtuais tem tomado o espaço de diálogos olhos nos olhos é necessário ter bom senso e discernir entre o que é bom do que é ruim. É um grande desafio quando 'curtidas', comentários e número de seguidores abalam diariamente a auto-confiança e ditam como as pessoas devem ser.

Ufa! Depois desse discurso todo sobre a atual situação em que o mundo se encontra e que essa HQ descreve com tanta clareza, acredito que ficou evidente o quão atual e relevante é o tema abordado nesses quadrinhos. O que não me agradou tanto na obra são os saltos temporais, pois me deixaram um pouco confusa para o primeiro volume de uma série. Os saltos se dão devido aos lapsos de memória da protagonista, causados pelo remédio que está tomando para combater a alergia, portanto são justificados. O suspense por si só e a dúvida que fica em volta da protagonista já garante a curiosidade para ler os próximos volumes dessa série de HQs.




Você pode gostar

1 comentários

  1. Vi essa HQ na livraria e achei o título super engraçado! Não costumo ler quadrinhos, mas confesso que achei a premissa dessa história super interessante e atual também, então quem sabe eu desse uma chance.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Facebook