Resenha: 1808 - Edição Juvenil Ilustrada

01 agosto

Título: 1808 - Edição Juvenil Ilustrada
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Globo Livros
Ano: 2015
Páginas: 144
Classificação: 

Já fazia algum tempo que eu estava bem curiosa para ler o livro 1808. Ao assinar o Kindle Unlimited, encontrei essa edição juvenil e fiquei bem animada pra ler, pois durante a época da escola, história era uma das minhas matérias favoritas, além de português. Inicialmente, hesitei um pouco ao fazer a leitura, pois acreditava que não teria nada de novo. Porém, eu estava bem enganada e conheci outro lado da história do Brasil, que eu não havia estudado.

Desde a descoberta do Brasil em 1500, o país manteve-se como uma colônia extrativista de Portugal em que não havia identidade nacional ou qualquer avanço. Porém toda a realidade do país estava prestes a mudar, quando o príncipe regente e toda a corte resolveram fugir para o Brasil sob a proteção da Inglaterra. Deixando Portugal a mercê da França e o povo sem saber como ia sobreviver, chegaram ao Brasil meses depois exaustos da longa viagem em seus navios precários. O príncipe regente não estava disposto a lutar com a França, seria mais fácil fugir do que render-se a Napoleão. Com a Inglaterra desejando expandir cada vez mais o seu comércio, a fuga para o Brasil não era somente um pretexto para poupar a vida da corte. Era também parte de um acordo, além de ser uma nação que sob um governo poderia expandir e fornecer muitas riquezas. A vinda do rei e da corte era só o início para uma nova era na história do país.

1808 é um livro incrível que conta a história do país como conhecemos, só que de uma forma bem realista, revelando na narrativa as dificuldades em que não somente o Brasil vivia, mas os outros países europeus que estavam sendo dominados aos poucos pelo poder da França que crescia cada vez mais sob o reinado de Napoleão Bonaparte. Ao contrário do que muitas pessoas pensam em relação aos cuidados da corte, da beleza dos palácios e das pessoas finas que viviam em torno dela, o reinado de D. João VI é bem diferente. É inegável que viver naquela época seria bem difícil, visto que era alto o número de doenças devido à falta de higiene e de cuidados pessoais.


O livro traz ilustrações bem interessantes com imagens importantes que retratam bem o período vivido pelo povo naquela época. Apesar de D. João ser um rei medroso, não há como negar que ele conseguiu enganar Napoleão e começar a governar a nossa nação que mais tarde se constituiria como um país independente. Laurentino Gomes também fala um pouco de cada uma das pessoas que foram protagonistas nessa história do Brasil. A narrativa é muito interessante e é difícil não querer conhecer essa trama que parecemos saber muito, mas ao ler descobrimos que é pouco o nosso conhecimento. Nesse livro, tive uma ideia de como foram os primeiros povos brasileiros e de como o país foi sendo povoado ao longo desse processo. Portanto para quem gosta de história do Brasil vale a pena conhecer esse livro. Apesar da edição juvenil é um livro válido para todas as idades que desejam entender um pouco mais dessa realidade no século XIX.



Você pode gostar

7 comentários

  1. Olá, Talita, tudo bem?
    Esse livro sempre foi aquela dica de leitura maravilhosa, e ouso dizer que essa edição ilustrada é ainda melhor. A riqueza de detalhes nas descrições e imagens deixa a leitura ainda mais rica para leitores de todas as idades.
    Amei a sua resenha e dica de hoje. Acompanhando seu blog para pegar mais indicações..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parece ser um livro bem interessante mesmo. É possível imaginar que os primeiros anos (e mesmo décadas e séculos) não foram flores, afinal, até hoje não é. No entanto, saber com mais detalhes é sempre mais enriquecedor. Minha única preocupação é que o escritor tenha adotado unicamente a perspectiva do colonizador, ignorando o sofrimento do colonizado. Se isso não ocorreu, então não tenho mais nenhum quesito a apontar

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu acho que essa é uma ótima pedida para quem gosta de ler sobre fatos históricos. Ainda mais porque ele cumpre o que promete. Acho que o fato de ter uma linguagem mais leve e não tão técnica, como a que encontramos nos livros convencionais de história, já é um grande feito. Tenho certeza que ajuda demais. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Parece uma ótima leitura, não sabia que essa série também tinha uma edição juvenil, que interessante. Fora que é uma maneira divertida de se aprender história, e uma história mais próxima da realidade.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Thalita, tudo bem?

    Ainda não li um livro deste porte fora da escola e me pareceu ser uma leitura que realmente acrescenta muito em nossa vida, mostrando-nos outro lado da história. Gosto dessa pegada mais realista e com detalhes que ainda não podemos conhecer, isso me deixa mais animada para realizar a leitura. O fato de conter ilustrações e de certa forma ser "juvenil" me deixa bem animada também. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem ?

    O livro parece ser muito interessante, conhecer um pouco mais a história do Brasil é uma boa proposta para quem tem essa curiosidade. Gostei bastante do seu ponto de vista, o livro parece uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thalita! Ler sobre a história do nosso país nunca é de mais, com certeza o dia que tiver a oportunidade farei a leitura do livro.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Facebook