Resenha: O Livreiro

03 agosto

Título: O Livreiro
Autor: Pedro Herz
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 240
Classificação: 

Já havia algum tempo que eu não lia autobiografias e O Livreiro foi uma grata surpresa depois de tanto tempo sem ler os livros do gênero. Ao contrário das autobiografias comuns encontramos aqui a de Pedro Herz como empreendendor e livreiro, além de conhecermos melhor o início da Livraria Cultura.

A Livraria Cultura nasceu a partir da Biblioteca Circulante criada em 1947 por Eva Herz, mãe do Pedro Herz na casa em que viviam. Para ajudar o marido a manter as despesas da casa e sustentar os dois filhos pequenos, Eva comprou dez livros alemães para serem alugados para pessoas conhecidas em São Paulo, onde morava. Os livros tinham uma qualidade impecável e com o cuidado dos seus leitores foi possível circular com essas obras por um bom tempo. Com o lucro dos alugueis dos livros, Eva Herz começou a adquirir novos livros para a Biblioteca Circulante, expandindo cada vez mais o catálogo, incluindo livros nacionais e novos clientes.

Durante muitos anos, Eva Herz alugou os livros que ocupavam cada vez mais espaço em sua casa e em sua vida. A Livraria Cultura só nasceu anos depois a partir da necessidade dos clientes de comprar livros didáticos, materiais escolares para os filhos, além dos primeiros funcionários que ajudaram inicialmente. Em suas memórias Pedro Herz destaca a vida de sua família alemã pós-guerra que com um pequeno negócio de dez livros transformou o futuro de toda uma geração.

O Livreiro é um livro incrível que vale a pena ler não somente para conhecer a história da Livraria Cultura, que por si só é fantástica, mas compreender também a visão que o Pedro Herz tem sobre a literatura, o cuidado com o negócio da família, além de muitas histórias interessantes sobre o mundo literário. O livro não é uma autobiografia do Pedro contando em detalhes sua vida familiar, infância ou relacionamentos. Em alguns momentos, aparecem algumas histórias, mas todas elas ligadas a Livraria Cultura que é parte fundamental na vida do autor, visto que a Biblioteca Circulante começou a funcionar quando ele ainda era criança.

Com algumas fotos, narrativa sucinta e capítulos cheios de lembranças com boas histórias, O Livreiro é um livro que de fato merece ser lido por todos os leitores que amam a literatura e tem sonhos. Assim como todo negócio, a Livraria Cultura tem seus altos e baixos, mas quando se ama aquilo que faz e acredita nos seus sonhos,é possível conquistar o que quer com muito trabalho e perseverança. Portanto, para aqueles que procuram um bom livro que fale sobre literatura, livraria, empreendedorismo e sonhos, esse é o livro que recomendo!

Você pode gostar

7 comentários

  1. Nossa, gostaria de ler um livro sobre A Livreira, mãe do senhor Pedro Hertz, que foi quem iniciou uma das maiores livrarias do nosso país! Não conhecia a história da Livraria Cultura e fiquei encantada pela garra de Eva Herz.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que infância maravilhosa ele deve ter tido! Com uma mãe tão iluminada! Não sei como foi pra ele crescer neste meio, mas pra mim seria um sonho! Amo a Livraria Cultura, tenho comprado bastante nela, e adorei saber sobre este livro que conta pra gente como surgiu essa grande livraria. Amei o post!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thalita, tudo bem?

    Que interessante a premissa da obra, com certeza despertou meu interesse. Adoraria conhecer mais sobre a Livraria Cultura e como ela surgiu, creio que seja realmente muito interessante ver isto. Gostei do fato de não abordar a vida do Pedro por si só, e sim a livraria e suas histórias. Com certeza seria um livro que iria adorar. Amei conhecê-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro é perfeito pra mim, adoro uma autobiografia e ainda o tema sendo livro, vai ser um prato muito apetitoso.
    Adorei a postagem. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Thalita?

    Eu confesso que não conhecia esse livro, não tenho o hábito de ler biografias ou autobiografias, mas parece ser uma leitura interessante, o tema me desperta interesse. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Thalita!
    Bem legal conhecer mais sobre a livraria Cultura, eu não tinha conhecimento do livro. Apesar de interessante, não leria no momento, mas anotei para uma leitura futura, já que você fala que vale a pena.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,

    Livro que fala de livros rsrsrs.
    Simplesmente encantada por essa capa.
    Bem interessante a história, já quero ler.
    Dica anotada!


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir

Facebook