Resenha: Elric - Volume dois

13 julho


Título: Elric de Melniboné - Volume Dois
Editora: Generale
Páginas: 342
Ano: 2017

Olá, leitores! Eu nunca canso de compartilhar o meu amor por literatura fantástica, seja voltada para o público infanto-juvenil ou para os adultos, os livros do gênero sempre despertam a minha atenção. Elric de Melniboné é um livro classificado dentro do gênero de fantasia como espada e feitiçaria (sword and sorcery) e mais uma vez não decepciona. Já faz um bom tempo que li o primeiro volume do livro que conta a história do imperador albino e logo que a editora Generale anunciou o lançamento do segundo volume já fiquei desejando-o e agora, enfim, o li. Já adianto, caros leitores, que a história se mantém ainda mais intrigante e cheia de reviravoltas em relação ao primeiro volume. Se você não leu o primeiro volume pode ler essa resenha sem medo pois a mesma não contém spoilers.

Elric é, provavelmente, um dos personagens mais surpreendentes que conheci até o momento na literatura. O imperador albino tem características marcantes que o diferenciam da grande maioria dos protagonistas que estamos habituados nos livros. Para começar ele não é o mocinho da história, ele não veste uma roupa de herói e nem de longe é perfeito. Por onde passa, leva consigo um rastro de destruição, enfrentando desde criaturas inumanas com grandes poderes e até mesmo os amigos, passando por diversos planos e tempos, vivendo grandes aventuras, seja em terra ou no mar, posso afirmar que previsibilidade não é recorrente neste livro. Elric tem total conhecimento das suas fraquezas e de sua personalidade, suas dores e angústias não são empecilhos para que ele saia à frente de grandes batalhas. 

Elric não possui força física, mas tem domínio sobre a feitiçaria, é um estudioso e sua espada Stormbringer possui uma força sobrenatural. Esses elementos, aliados ao fato do personagem ser um bom estrategista, são o que o ajudam a sobreviver durante as batalhas e permitem que outras pessoas confiem suas vidas e até mesmo seus reinos a ele. Não pensem que a espada é sua aliada, ela o manipula e ao mesmo tempo ele também depende dela para se manter vivo, já que ela fornece forças a ele. Provavelmente quem é fã de RPG (role playing game - jogo de interpretação de personagens) tem conhecimento sobre a espada usada pelo protagonista já que a mesma é muito citada.

A ambientação do livro é sensacional, o leitor é convidado a embarcar por universos únicos e surpreendentes em uma leitura cheia de ação e reviravoltas de tirar o fôlego. Como eu já mencionei, a história não tem nada de previsível. Uma leitura para tirar o chapéu.

Preciso ressaltar aqui a qualidade das edições, tanto do primeiro volume quanto desse segundo. Os livros possuem capa dura, folhas amarelas e um trabalho tipográfico de primeira. No início de cada capítulo há ilustrações da Stormbringer que deixam a edição ainda mais bela. Acredito que a editora ainda irá lançar mais volumes sobre o imperador e sem dúvidas é uma coleção para ostentar na estante. 

Indico esse livro para todos que gostam de fantasia com muita ação, provavelmente quem gosta dos livros do J.R.R. Tolkien irá se deliciar com essa aventura. 

Vou deixar os links para a resenha do primeiro volume Elric de Melniboné - A traição ao Imperador e também para quem quiser comprar os livros direto na loja do primeiro e do segundo volume.

Você pode gostar

5 comentários

  1. Amo essas obras que saem do óbvio e nos forçam a pensar um pouco, mas mesmo assim nos enganam e criam finais inimagináveis. A começar pelo protagonista que me parece perfeito, nada de repetições, bem diferente dos outros e dono de si, com seus defeitos e qualidades,tudo a mostra, afinal, somos assim! E livros com temática fantástica que ainda envolve batalhas épicas tem tudo para serem ótimos!
    Sua recomendação é ótima!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  2. Fantasia era um género que me agradava muito,hoje parece que não é mais assim, mas achei sua resenha super atrativa a ponto de arriscar a leitura do livro
    Gostei muito!

    ResponderExcluir


  3. Oie, tudo bem?

    Ahhh, também amo literatura fantástica! Não conhecia esse livro, mas adorei saber que ele não se perdeu do primeiro! Obrigada por ter feito sem spoiler kkkk Coloquei o primeiro na lista, mas pela sua resenha com certeza vou querer ler o segundo também! ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Amo romance, mas sou super aberta a outros gêneros e um dos que mais me identifico é a fantasia. Saber que essa história além da fantasia é repleta de ação me fez ainda mais curiosa por essa leitura. Não conhecia a obra por isso fui correndo conferir a resenha do livro 1.
    Amei as duas e estou seriamente tentada a ler.
    Parabéns pelo post
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. São poucos livros de fantasia que conseguem me conquistar, pois não é um gênero que eu goste muito, mas pela sua resenha acho que essa seria uma, adoro tramas originais e com ação, vou anotar aqui a dica e conferir a resenha do livro 1. Bjs

    ResponderExcluir

Facebook