Resenha: Solomon Kane - A Saga Completa

11 julho

Título: Solomon Kane - A Saga Completa 
Autor: Robert E. Howard
Editora: Generale
2015

Olá pessoal, Renner que vos escreve novamente.
E hoje trago para vocês uma experiência única e memorável. A leitura de Solomon Kane, livro recebido em parceria com a Generale, e QUE LIVRO.

Escrito pelo já muito consagrado Robert E. Howard, autor de Conan, considerado o pai do gênero sword and sorcery (traduzido como espada e fantasia), tendo precedido em muitas décadas grandes nomes da fantasia como J.R.R.Tolkien (Senhor dos Anéis, O Hobbit), Michael Moorcock (Elric de Melniboné), George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo). O autor e a obra são clássicos da fantasia e trazem uma experiência única para o leitor.

Antes de abordar a obra, é importante ressaltar alguns pontos importantes. O primeiro é o trabalho gráfico da editora, que trás uma arte de capa fantástica, páginas ilustradas nos títulos de cada conto e nos interlúdios do livro. O tamanho das páginas, da fonte e espaçamento, aliados as páginas amarelinhas trazem um conforto muito grande durante a leitura. Outro detalhe a se ressaltar é o grande cuidado de Alexandre Callari, tradutor da obra no Brasil, o qual traz uma ótima contextualização para os leitores na sua introdução bastante informativa sobre o autor, o personagem e a obra ao longo dos anos. Além disso, há uma decisão editorial acertada  ao apresentar extras no fim do livro, contendo uma carta do pai de Howard para H.P. Lovecraft após a morte do autor e outra carta do autor para um amigo escritor. Além disso, há um breve informativo sobre a produção cinematográfica sobre o personagem. O nome "A Saga Completa" faz jus ao trabalho de edição e tradução.

Sobre a obra, a mesma é composta de 9 contos mais os extras mencionados, sendo alguns contos bastante curtos e outros um pouco mais longos. Ao longo das 256 páginas, observamos o famoso puritano inglês em sua vida missionária em prol do bem e da justiça. A aparência caricata do personagem (caricata hoje, depois de extremamente copiada e reproduzida) e sua exímia habilidade de combate aliada a grande capacidade física trazem uma sensação bastante intimista, na medida em que Howard escreve de forma bastante detalhada e descritiva. Um misto de honra, crença e justiça movem o personagem, que logo nas primeiras páginas deixa claro sua luta incansável para fazer justiça à pessoas desconhecidas, somente porque as mesmas não podem se defender. A obstinação de ferro do personagem é, ao mesmo tempo, intrigante e admirável.

Outro detalhe curioso é que, apesar de muito capacitado, Kane não é um Deus em seu protagonismo. Howard torna Kane superior, mas sempre enfrentando dificuldades e com risco palpáveis em cada conto. Além disso, Howard se utiliza de recursos nada mágicos e inacreditáveis para livrar nosso querido Kane das situações complicadas. É interessante observar que, apesar da época em que foram escritos (por volta de 1930) e do puritanismo cristão do personagem, há um misto de medo e respeito pelas crenças de matrizes africanas, recorrentes ao longo de toda a obra. Kane revisita a costa dos escravos com frequência e mantém amizades fortes com N'Longa, um feiticeiro tribal que ele conhece no primeiro conto, "The Red Shadows". Recheadas de mistérios sobrenaturais e fantasias bem estabelecidas (como a desaparecida Atlântida), as histórias trazem diversas experiências diferentes, em alguns momentos parecidas com um Indiana Jones, as vezes meio expurgador de demônios, mas sempre de forma bastante criativa e interessante.

Definitivamente recomendo o livro para os fãs de fantasia, espada e feitiçaria. É uma leitura que gostaria de repetir em um futuro não tão próximo (e eu sou adepto de não realizar releituras hein), dada a gostosa experiência de entrar de cabeça nesse mundo fantástico. 

É isso, até a próxima pessoal, espero que tenham gostado. Deixem comentários dizendo o que acharam e vamos falar um pouco sobre esse maravilhoso clássico da fantasia.

Você pode gostar

0 comentários

Facebook