Resenha: O ódio que você semeia

22 junho


Título: O ódio que voce semeia (The hate u give)
Autora: Angie Thomas
Páginas: 378
Editora: Galera Record
Ano:2017

Não faz nem cinco minutos que encerrei a leitura do livro “O ódio que você semeia” e decidi escrever essa resenha no calor do momento. Esse é sem dúvidas um livro que todos precisam conhecer. Pode parecer apenas mais um livro voltado para o público jovem adulto e algumas pessoas até irão dizer que o tema é tratado de forma rasa, outras irão gostar e até mesmo brotar uma sementinha de um novo pensamento, um novo modo de agir. O que me deixa feliz é saber que tem um livro voltado para o público jovem e que traz uma temática forte e com ele denúncias. Um livro que na minha opinião abre caminho para grandes discussões sobre racismo, oportunidades, justiça, abuso de poder e tantos outros assuntos pertinentes.

Star é uma adolescente negra, que mora em um bairro pobre. Desde pequena sua vida vem sendo marcada pela dura realidade do local, viu dois grandes amigos serem assassinados por arma de fogo. Seu pai ex-presidiário, luta para criar os filhos oferecendo as melhores oportunidades e dentro das leis, há muitos anos ele deixou de ser traficante e busca um futuro melhor para a família. Sua mãe, uma mulher forte, de opinião e luta com unhas e dentes pelo bem dos filhos. Star tem uma boa estrutura familiar o que já difere sua família dos demais moradores do bairro e oferece oportunidades diferentes. Com o esforço dos seus pais, ela e seus irmãos frequentam uma escola fora do bairro (considerada uma escola de elite) e nessa escola eles são a minoria.

Como consequência sua vida é dividida, de um lado a sua origem, o bairro onde nasceu onde predomina traços culturais afro-americanos e por outro lado, a escola que frequenta dominada por uma cultura elitista. Ela literalmente separa as duas vidas para ser aceita. Seus gestos, atitudes, vocabulário são diferentes de acordo com ambiente em que frequenta. O livro retrata bem o que a protagonista passa, em todos os momentos eu me pegava questionando o quão errado são os moldes da sociedade em que vivemos. E isso não se restringe somente aos Estados Unidos, local onde o livro é ambientado, se estende a todo o mundo. Todos os fatos relatados poderiam se encaixar em qualquer lugar. Em pleno século XXI e mesmo após tantas lutas, o racismo é uma dura realidade e que precisa ser superado com urgência.

Após a morte de Khalil, um grande amigo, o qual ela viu ser assassinado por um policial a sangue frio, ela começa a ter novos pensamentos. Ela precisa decidir em expor sua versão da história ou ter que suportar a perda do amigo em silêncio. Desde cedo lhe foi ensinado que quando um policial a abordasse existem regras que devem ser seguidas, ela precisa manter suas mãos a vista, não pode fazer movimentos bruscos, não deve alterar seu tom de voz e nunca reagir. Como viver uma vida onde se deve temer quem deveria protegê-los?

A linguagem do livro é atual, cheia de referências conhecidas pelo público jovem, leitura fluída. Um verdadeiro tapa na cara, um choque de realidade. Quantas coisas poderiam ser diferentes? Quantas mortes poderiam ser evitadas? Quantas oportunidades poderiam ser oferecidas que tiraram tantos jovens do mundo do tráfico? É preciso ser feito muito mais para que sejamos uma sociedade igualitária.

Como já mencionei anteriormente eu fico muito feliz ao me deparar com livros voltados para o público jovem que levantem discussões importantes como essa. O sucesso do livro é inegável, no youtube, redes sociais e blogosfera em geral ele tem ganhado cada vez mais espaço e espero que junto com esse alcance, espero que venha mudanças.

Apesar de ser uma leitura voltada para o público jovem, acredito que irá agradar todas as faixas etárias, portanto indico a todos que se interessam pela temática. Precisamos de mudança!

Você pode gostar

14 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem?

    Esse livro mexeu profundamente comigo. Foi uma daquelas leituras que abriu minha mente para algumas situações e me fez me colocar no lugar do outro. Concordo com você que é uma leitura para todas as idades, pois mesmo tendo uma narrativa mais jovem, consegue fazer isto de forma madura. Adorei sua resenha, muito boa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um, livros que realmente mexe com a gente... uma leitura muito boa. Faz jus ao destaque que vem alcançando e espero que o filme dê ainda mais destaque a ele, alcançando jovens, adultos...
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Ola, tudo bem??
    Sempre vi todos falaram muito bem desse livro, e claro, sua resenha foi mais uma positiva que vejo, esse livro ja está na monha lista para ser lido ainda esse ano, ainda mais qie vai ter o fime dele!!! Adorei a resenha!
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo e com você?
      O livro traz uma mensagem muito bonita e espero que alcance ainda mais leitores, espero que goste da leitura. O filme inclusive já ganhou um trailer, depois dá uma conferida.
      Beijos

      Excluir
  3. A cada resenha que leio desse livro me convenço mais e mais da importância dele! Adorei sua resenha e espero ler em breve O ódio que você semeia.
    Também acho que esse é um livro para jovens que deve ser lido por todos. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros com a linguagem atual e com assuntos relevantes são indicações que sempre gosto de fazer... espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  4. Oii!
    Quero muito ler esse livro e cada resenha que leio me convence mais a fazer a leitura! O tema realmente é importante que seja aborda e fico feliz em saber que tem autores se preocupando em escrever sobre esses tema para jovens!
    Ótima resenha <3

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, leia! Acredito que você não irá se arrepender. É muito bom deparar com livros com uma temática forte voltado para jovens, acho que precisamos de mais livros assim ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Estou bem interssada em ler este livro desde que lí uma resenha por aí na net e agora vejo aqui e sua impressão é tão boa qto eu me lembro de ter lido na outra.
    Já estava na lista e com certeza vou ler em breve! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Espero que goste da leitura tanto quanto eu, vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  6. Oie
    que legal sua resenha, eu estou louca por esse livro desde que lançou e adoro ver resenhas e saber quantas pessoas estão o adorando já que é um assunto tão importante, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei a sua resenha, é tão bacana quando gostamos de um livro a ponto de escrever a resenha logo em seguida haha.. gostei muito da mensagem que o livro trás e estou ansiosa pela leitur desde o lançamento espero ler em breve! Obrigada pela dica e resenha maravilhosa!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, ficou muito boa e organizada. Eu já li algumas resenhas desse livro e confesso que tenho vontade de ler o livro da Angie.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Vi uma menina indicar esse livro no twitter esses dias e fiquei pensando em colocar na minha lista, depois dessa resenha com certeza colocarei.

    Beijos,
    Quando Acordei

    ResponderExcluir

Facebook