Resenha: Your lie in april (Vol. 1 ao 4)

29 maio

Título: Your lie in April
Autor/Ilustrador: Naoshi Arakawa
Ano: 2017/2018
Editora: Panini/Planet Mangá
Classificação:      


Eu estou um pouco em falta aqui no blog com as minhas resenhas de quadrinhos e mangás, mas aos poucos vou retomando. Os primeiros mangás que li esse ano foram os da série "Your lie in April", escrito e ilustrado por Naoshi Arakawa. O mangá teve sua adaptação animada feita em 2015 e atualmente está sendo lançado no Brasil. A obra, que é composta por onze volumes, já tem até o volume sete disponível para a compra. Para quem gosta de mangás de drama, assim como eu, a história é um prato cheio de emoções. Sem mais delongas, vamos ao que de fato interessa, o conteúdo.

Kousei Arima é um pianista prodígio que desde a infância é conhecido por sua excelência em seguir as partituras, executando-as com perfeição. Sua treinadora era a sua mãe, que cobrava de forma extremamente rígida para que ele fosse o melhor pianista em todos os concursos dos quais participava. Os dois não possuíam uma relação amorosa como mãe e filho, o mangá dá a entender que a forma como a mãe tratava o filho era somente com a postura de treinadora. A mãe de Kousei estava doente e quando ela faleceu Kousei se afastou de vez dos palcos e parou de participar dos concursos. Ele carrega consigo uma forte amargura, a dor da perda da mãe e o fato de não mais conseguir escutar as notas quando ele está tocando piano.

Kaori é o oposto de Kousei, quando ela toca violino ela expõe todos os seus sentimentos, ela insere sua personalidade nas músicas que está tocando. Uma menina alegre e cheia de vida e quando ela entra na vida de Kousei, acaba convencendo-o a voltar aos palcos. Não pense que o retorno será um processo fácil, Kousei precisa enfrentar seus próprios medos e encarar os fantasmas do passado que ainda o assombram.

Os mangás não se restringem somente a esses dois personagens. Tsubaki é amiga de infância e vizinha de Kousei. Ela é uma jogadora de softbol e tem esperanças de que, com a ajuda de Kaori, a vida do seu amigo retorne aos trilhos e ele volte a seguir em frente. Ryouta é outro amigo de Kousei. Ele é capitão do time de futebol e tem a personalidade estereotipada para esse tipo de personagem. Bonito, faz sucesso com as garotas e superficial, mas lá no fundo as vezes tem algo profundo a dizer. Nos outros volumes da série ainda são introduzidos dois personagens, Takeshi Aiza e Emi Igawa, dois pianistas que sempre sonharam em superar o talento de Kousei desde a infância e que estão prestes a ter a chance de confrontá-lo no palco.

Como já mencionei, os mangás possuem uma alta carga emocional, traz a tona traumas, dores e a forma como cada um lida com os seus problemas. Por baixo de toda a superfície perfeita existem sentimentos que precisam ser trabalhados, dores a serem superadas. Não digo isso somente pelo personagem principal, a história vai além dele. Em alguns momentos essa pode parecer uma fórmula batida quando se trata de drama, mas não se deixe levar somente por isso, é uma história tocante e que quebra essas barreiras. Os personagens que a princípio podem parecer típicos se mostram humanos, reais, suscetíveis a erros e quedas. Qualquer leitor pode se identificar com algum deles. 

O que mais me agradou no mangá foi como a música se faz presente e ultrapassa as folhas de papel. É como se eu escutasse os personagens tocando, tamanha a veracidade demonstrada no texto e nas ilustrações. Além disso, toda vez que uma música é mencionada a mesma vem acompanhada de notas de rodapé que ajudam o leitor a se ambientar e até mesmo buscar a música para ouvir. Acredito que o anime seja tão tocante quanto a leitura e em breve pretendo vê-lo.


Para os leitores de mangás que gostam de um bom drama, não tenho dúvidas que irão se envolver com essa trama. Indico para todos que leram e gostaram de Orange, provavelmente se sentirão envolvidos com essa história. Para quem está começando no mundo dos mangás essa pode ser uma porta de entrada também, por se tratar de uma leitura fluida e com ilustrações bem feitas.



Você pode gostar

13 comentários

  1. O único mangá que eu li na vida foi o do Sherlock,mas a história desse me atraiu bastante, porem onze volumes me pareceu bastante coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, acredite você mal verá o tempo passar de tão instigada que ficará pela história. Se tiver a oportunidade espero que leia.

      Excluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia estes mangas... Ainda bem que gostaste de fazer a leitura!!

    Na verdade, eu nunca li um manga, mas ainda hei de ler uma!! :) ahahah Que bom que estes livros envolveram o leitor!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mangás ainda não são tão populares fora de sua origem. Porém, uma vez que se embarca nesse universo provavelmente você terá seu interesse despertado. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Abraços

      Excluir
  3. Oiê amei seu blog♥️ nossa... Faz tanto tempo que não leio mangás! Mas adoro assistir animes será que tem na versão de anime? Se sim vou correr para assistir. Tem uma coisa que percebo pelo menos na minha cidade que não tem loja que vendem Mangás, as vezes recebo tantas dicas e fico até querendo ler, mas não tem onde comprar.triste. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Foi lançado em 2015, vale a pena conferir!
      Mangás não são tão populares, infelizmente! No geral tem algumas bancas que ainda vendem. Para todos os outros casos (para a minha alegria) ainda tem disponível na Amazon e na Saraiva. ;)
      Beijos

      Excluir
  4. Não tenho costume de ler mangás, mas gosto muito de um drama, adorei a premissa desse, sua resenha me deixou bastante curiosa, se eu resolver ler com certeza vou começar por esse. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii Carol

    Acredita que nunca li mangás? Meu marido é louco por eles, e sempre está lendo, mas eu sempre deixei passar, por falta de tempo mesmo. Esse que vc leu parte de uma idéia interessante, certamente rende uma boa história. Vou anotar o titulo, quem sabe um dia me aventure...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li mangás e acho que não é algo que particularmente me agradaria, embora consiga entender o porquê de tantas pessoas amarem tanto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não leio mangás, então, ainda não conhecia essa história. Confesso que o fato de serem tantos volumes já me desanima de cara. Além disso, quadrinhos de um modo geral são leituras que não despertam minha curiosidade.
    Achei a premissa desse muito boa e parece ser uma leitura bem tocante, com uma grande carga dramática. Porém, realmente não sinto curiosidade para começar a ler mangás.
    De qualquer forma, adorei a resenha e tenho certeza que, para quem gosta desse estilo de leitura, é uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu amei a sua resenha, é a primeira vez que li uma sobre mangá e confesso que gostei bastante.. Eu não costumo ler mangás (não mais pelo menos) e animes já faz muito tempo que parei de acompanhar os lançamentos T^T mas eu achei essa história tão linda e envolvente e sem falar que amo quando envolve musica e uma carga explosiva de emoções.. Acho uma ótima indicação e com certeza vou comentar com amigos que ainda leem e assistem mangás e animes!.

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não leio mangás mas achei bem legal a sua resenha sobre, é sempre legal arriscar então vou anotar a dica para possivelmente ler

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Confesso que nunca li mangá na minha vida. Adorei a sua resenha e quem sabe eu não arrisque a começar a ler algo do gênero por sua influência.

    ResponderExcluir

Facebook