#EspecialMulheres: Estrelas Além do Tempo

05 março




Na semana do dia das mulheres eu decidi fazer uma série de postagens sobre filmes, autoras e livros que são sinônimos de representatividade feminina nos dias de hoje. Para começar, eu quero falar de um filme que já vi faz um tempo, mas que merece todo o destaque, o filme foi indicado a três categorias no Oscar 2017 e ganhou diversos outros prêmios, estou falando de Estrelas Além do Tempo. 

Estrelas Além do Tempo se passa na época do auge da corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia e conta a história de três mulheres, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que tiveram papéis cruciais para o sucesso dos Estados Unidos nessa corrida. Não pense que a história se resume somente na corrida espacial, na época a distinção de cores ainda era fortíssima, portanto essas mulheres negras trabalhavam em uma repartição distante de onde os brancos trabalhavam. Elas precisavam comprovar seus conhecimentos e competência diariamente e a ascensão delas dentro da NASA não foi uma tarefa fácil.

O elenco traz grandes atrizes interpretando com alta qualidade, convencendo em seus papéis e tem um ótimo roteiro. Ser mulher por si só muitas vezes pode significar ter que se provar ser capaz de exercer um papel todos os dias e acrescentando a isso temos a história de três mulheres negras que precisam fazer ainda mais do que as mulheres brancas para terem seu valor reconhecido. O filme traz como mensagem o poder das mulheres e o quanto são capazes de alcançarem seus objetivos. Para mim, que atuo na área de tecnologia tomar conhecimento da história dessas três mulheres que vem sendo ofuscadas ao longo dos anos por tantos outros acontecimentos foi inspirador, me mostrou o quanto precisamos mudar o pensamento da nossa sociedade para enfim vencermos todo esse preconceito que ainda existe. Sim, esses preconceitos mesmo que velados ainda existem e isso precisa mudar.

Existe um livro, publicado pela Harper Collins no Brasil, não é um livro de ficção e também não é a novelização do filme e sim um pouco da pesquisa feita por Margot Lee Shetterly sobre essas mulheres extraordinárias, a biografia delas. Acredito que a carga dramática adotada no livro e no filme sejam bem diferentes, como não li o livro ainda, não posso afirmar com veemência, mas acredito que seja uma leitura enriquecedora. Se alguém já tiver lido o livro, deixa nos comentários sua opinião sobre o mesmo, vou ficar feliz em tomar nota. Indico o filme para todos que estão em busca de uma história interessante e que acham o tema relevante.

Você pode gostar

13 comentários

  1. Acredita que nunca cheguei a assisti a esse filme? Porém fiquei ainda mais interessada nele, assim como no livro, já vou procurar ambos! Amei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Espero que goste de ambos. No ano passado falaram muito sobre esse filme, esse ano já não ouvi muito, mas digo que vale a pena conhecê-lo, a história é ótima!
      Beijos

      Excluir
  2. Oii tudo bem ?
    Eu sou uma negação em relação a filme sai tanto filme bom e eu demorou anos pra ver kkk esse ta na minha lista faz um tempo e irei ver se vejo em breve achei a premissa do filme bem interessante.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse filme, mas ainda não fui assistir, foi legal saber um pouco mais sobre ele, já está na lista...Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, ainda não consegui parar para ver este filme, e olha que estou super curiosa em relação a ele, não apenas pela atrizes que forma o filme, mas também pela história dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, espero que confira em breve, o enredo está ótimo.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Nem acredito que ainda não vi esse filme e depois desta postagem, reconheço que não posso mais esperar. rs
    Valeuzão pela dica!
    Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não assisti esse filme, mas tenho muita vontade de assistir, pois gosto da temática, sabe? Eu já li um livro sobre a época em que essa história se passa e acho que a distinção racial dela era muito chocante, sabe? Eu não tenho dúvidas que esse filme vai marcar e que vou aprender muito com ele, obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei você ter falado sobre o filme no seu blog, eu ainda não tive oportunidade de assistir ele, mas quero muito ver e conhecer a história dessas três mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro essa história, é muito inspiradoradora! Nos mostra o quanto hoje estamos acomodados, pois muitas vezes achamos tudo muito difícil e tantas mulheres faziam coisas incríveis em uma época em que as coisas eram tão mais distantes.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  9. Olá
    preciso muito ver esse filme, já esta na minha lista desde que lançou, acho sensacional o enredo e a intenção, vi muitos elogios e adorei ver a repercussão que esta tendo, parabéns pelo post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Conheço o livro, mas não sabia que tinha filme (eu, totalmente perdida no tempo - hahaha). Fiquei curiosa porque parece ser um filme do tipo que me prende, que traz histórias que acrescentam muito à nossa vida e que é bem interessante de acompanhar.
    Já anotei aqui e vou procurar pra assistir o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Estrelas Além do Tempo tem uma boa escolha de trilha sonora (nem todas as canções são bem utilizadas na narrativa, mas continuam sendo boas canções), um elenco em geral equilibrado e uma poderosa mensagem. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes baseados em livros , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Facebook