Resenha: A guerra que salvou a minha vida

03 março


Livro: A Guerra Que Salvou a Minha Vida
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240
Ano: 2017

A Guerra que Salvou a Minha Vida” é sem dúvidas um livro apaixonante, com uma narrativa maravilhosa e com personagens cativantes. É impossível não se deixar envolver com a história de Ada, uma criança que vive na época da segunda guerra mundial e ainda precisa ter forças para encarar uma guerra interna. Ada tem o pé torto e sua mãe sempre a negligenciou, nunca sequer demonstrou o mínimo de amor por ela e sempre proibiu-a de sair na rua devido a sua deformidade. Por aí já percebemos que a mãe é um ser detestável, nem preciso descrever os tipos de castigo que a ela adotava para “disciplinar” a filha para provar isso. O pior é que Ada se sente culpada pela sua deformidade e acredita que é isso que faz a sua mãe não gostar dela. A única parte feliz da vida da garota é seu irmãozinho, Jamie, de quem cuidava apesar de suas limitações físicas, aliás ela não cuidava só dele, cuidava também da casa e da mãe

Em grande parte do dia Ada se mantém sentada em uma cadeira junto a janela do apartamento em que vivem, quando precisa se movimentar pela casa ela se arrasta, pois não possui forças suficientes para andar. A rua é um local proibido. Movida pela crença de que se conseguir andar sua mãe irá passar a gostar dela e que poderá enfim sair na rua, Ada começa a fazer movimentos diários com a finalidade de ganhar força e conseguir se movimentar sozinha. A dor é sua principal companheira, portanto as dores oriundas do treino não fazem tanta diferença, mas antes de ficar totalmente preparada e poder mostrar a mãe que pode andar, a guerra fica eminente e chega a informação que os pais de outras crianças estão levando-as para o interior para protegê-las. Como a mãe dela jamais irá concordar em fazer o mesmo que os outros pais, Ada traça um plano para conseguir fugir de casa e levar consigo o irmão e é a partir desse ponto que Ada vai viver grandes experiências e vai passar por uma jornada de autoconhecimento.

Ada é uma garota surpreendente, que carrega dentro de si uma força que ela mesma desconhece e um amor imenso por seu irmão. Ela não se permite ser feliz pelos diversos motivos citados anteriormente, mas o principal é a culpa, por acreditar que a mãe é do jeito que é por culpa dela. Quando ela se vê livre do domínio da mãe dela, seu mundo se expande e sua vida muda drasticamente.

Narrativas feitas do ponto de vista de crianças na maioria das vezes me conquistam e nesse caso não foi diferente. A vida de Ada me envolveu de tal forma que nem percebi o tempo passando e tão rapidamente me vi encerrando a leitura. Que leitura fluida! A escrita da autora é simples, leve e bela. Claro que em alguns momentos o comportamento da garota irrita e surge aquela vontade de entrar no livro e dá um sacode nela, mas é tudo justificado pela vida que leva, a idade e as dificuldades que precisa enfrentar. Todos esses elementos deixam-a real, humana e carregada de sentimentos que enlouqueceria qualquer pessoa, mas ela se mantém firme e crava uma guerra em seu interior de grandes proporções.

Essa é mais uma das leituras que não possui restrições de idade e podem encantar os leitores que se arrisquem por ela. Vale a pena dar uma chance a esse livro.

Você pode gostar

8 comentários

  1. Eu sou loucaaaa com esse livro! Adorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler. Beijos.
    Versos da Alma

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tenho esse livro na estante mas até então não consegui ainda pegar pra leitura. Parece ser uma trama bem envolvente e escrita com muita delicadeza apesar do pano de fundo.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o mesmo, demorei um bom tempo para iniciar, mas na hora que peguei não consegui largar até finalizar a leitura! Espero que goste...
      Beijos

      Excluir
  3. O Carol, estou de olho neste livro mas não o li ainda. O fato de contar a história de crianças, em uma época tão difícil para qualquer idade, só aumenta emoção da leitura.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Criança e segunda guerra mundial são duas coisas que me fascinam muito em livros. Estou de olho nesse desde o lançamento e é ótimo saber que você achou a leitura tão fluida e nem percebeu o tempo passando enquanto lia, adoro quando sinto esse tipo de envolvimento com uma história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      As narrativas de crianças ambientado no período da segunda guerra sempre me emocionam, se você também é assim recomendo a leitura, você irá gostar!
      Beijos

      Excluir
  5. Oie
    aaaah que edição mais maravilhosa, quero muito esse livro na minha estante, vejo tantos elogios sobre que já sei que vou amar, muito legal sua resenha, adorei e me deixou mais curiosa

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é só um bônus, o enredo é tão fluído, simples e com um tom delicado que encantam de tal maneira que é impossível abandonar a leitura. Espero que realize a leitura e goste tanto quanto eu gostei.
      Beijos

      Excluir

Facebook