Resenha: Labirinto

27 janeiro


Título: Labirinto
Autores: Jim Henson e A.C.H. Smith.
Editora: DarkSide.
Páginas: 272.
Ano: 2016.

      É comum me encantar por histórias de fantasias, com seres incomuns e com a escrita cativante, se tiver esses elementos pode ter certeza que o livro ganhou um novo leitor. Labirinto é exatamente assim. O enredo não é complexo, tem uma leveza, diria um tom de inocência, mas com uma trama gostosa de se acompanhar e que lembra um pouco dos contos de fadas clássicos. 
      Por gostar do filme (diga-se de passagem é muito bom) decidi mergulhar na leitura e, no geral tenho um certo preconceito com livros que se originam de filmes, mas a escrita do A.C.H. Smith é de extrema qualidade que sem dúvidas foi um investimento que valeu a pena. Além disso, o livro conta com cenas extras que foram cortadas do filme.
      Sarah é a protagonista do livro e tem consigo todos os problemas típicos da adolescência, um relacionamento complicado com o pai e a madrasta, dificuldades para lidar com o seu irmãozinho mais novo e o sonho de ser uma atriz assim como a mãe. Leitora nata, tem uma paixão por livros e gosta de mantê-los sempre muito bem organizados. 
      Um certo dia, Sarah estava lendo e interpretando a cena de um dos livros que ela adora na companhia de seu cachorro, vale ressaltar que é a história do Labirinto, quando percebe que está atrasada para ficar com o seu irmãozinho, Tobby, para seu pai e sua madrasta saírem. O que é uma situação que não a agrada muito, como já mencionei o relacionamento dela com a madrasta e o irmãozinho não é bom. Assim que chega em casa tem uma briga com a madrasta, o que deixa Sarah extremamente irritada e para completar o Tobby está bem agitado nesta noite. 
      Após ficar sozinha com o irmão acaba desejando que os duendes levem-o para o mundo deles, para sua surpresa seu desejo é atendido, porém logo se arrepende. Sarah estabelece então um acordo com o rei dos duendes, Jareth, caso ela consiga atravessar o labirinto até o castelo dele dentro de treze horas, ela terá seu irmão de volta, caso contrário, Tobby irá virar um duende. O labirinto é habitado por diferentes seres mágicos e é cheio de mistérios, chegar ao castelo não será uma tarefa fácil, principalmente com Jareth dificultando ainda mais o percurso, mas Sarah é persistente e também não desistirá fácil.
      Sarah é uma protagonista que cativa, mesmo tendo suas crises de adolescente ao início, ela tem uma força e uma coragem fora do comum. Ela é determinada e tenta corrigir os seus erros. Os personagens tem suas peculiaridades e trazem um encanto ainda maior a trama, eles também se envolvem com a Sarah e descobrem mais sobre eles mesmos a medida que vão convivendo com ela, além das amizades que ela constrói. A forma como a personagem amadurece é muito bonita.
      Acredito que essa é uma leitura indicada tanto para crianças quanto para adultos que gostem de fantasia e, como disse um livro indispensável para os fãs do filme que estreou em 1986 e é um clássico que ainda encanta. A edição da Darkside comemora os 30 anos de lançamento do filme e traz ainda como extra, algumas ilustrações de Brian Froud e cópias do diário original do Jim Henson das primeiras ideias de concepção do filme. Vou pular a parte que faço elogios a edição porque nem preciso dizer sobre isso quando se trata da DarkSide.
      Se você já leu o “Labirinto” ou assistiu ao filme deixa nos comentários a sua opinião, se ainda não leu me conta o que achou da resenha, vou adorar saber a sua opinião.

Você pode gostar

17 comentários

  1. Olá!

    Eu não costumo fazer leituras do gênero fantasia, mas esse livro me chamou a atenção desde a capa, as ilustrações e o enredo em si parece bastante interessante.
    Quando li a parte que Sarah pede para seu irmão ser levado pelos duendes (e realmente acontece) percebe-se aí a força das palavras e dos pensamentos.
    Curiosa para saber o que acontece no desfecho. E, ainda tem o filme que eu não conheço, mas vou pesquisar para assistir. Dica anotada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia,
      A história é muito bonitinha e retrata a transição da infância pra fase adulta de uma forma bonita, vale a pena ler! Espero que faça uma boa leitura e que goste do filme também.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas que fiquei mesmo muito curioso apos ler a tua resenha!! :)

    Que bom que aconselhas para adultos e crianças, e que a protagonista e assim tao cativante!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que encontre-o e faça boa leitura!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi amada!

    As edições da Darkside são maravilhosas né! Achei linda e curti sua resenha, adoro fantasia quando tem aquele pezinho nos contos de fadas!

    Paula Juliana
    Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol,
    Uma amiga leu esse livro e o indica demais. Eu morro de vontade de ler, pois ele tem uma premissa que me agrada. Eu me imagino no lugar da protagonista. Não deve ser fácil ter que ter essa responsabilidade. Ela parece ser muito bem construída e a trama bem desenvolvida.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Eu gostei de mais da forma como o enredo se desenvolve e a Sarah acaba cativando por ser tão determinada, ao mesmo tempo que ela começa a aprender a lidar com as responsabilidades.
      Espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    Eu não conheço a história do filme, então acredito que pra mim seria mais inédito ainda.
    Pela sua resenha com certeza eu vou gostar da leitura, parece ser uma história muito bem desenvolvida e emocionante.
    Fora que essa edição é simplesmente maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Se tiver a oportunidade leia o livro ou veja o filme, eu recomendo os dois. A história é leve e gostosa de se acompanhar. Quanto a edição a Darkside jamais decepciona!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá,

    A capa desse livro é fantástica <3
    Nem sabia que já tinha um filme desse livro. Lerei o livro primeiro e depois passo para conferir o filme.
    Gostei dessa mesclagem de fantasia e ficção científica.
    Lista de leitura sem dúvidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Espero que goste dos dois tanto quanto eu gostei. Nem tenho o que falar da capa, sou apaixonada por essa edição!
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Carol, não tinha visto este livro e confesso não me recordo muito bem do filme. Não tenho problemas em pegar livros oriundos de filme ou vice-versa, então não teria problemas em reação a isso. Realmente, em relação a edições da Darkside, nada a declarar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Então eu achei a escrita tão gostosa que até me esqueci que o livro que se originou do filme, os dois são muito bons! Se tiver a oportunidade de ler espero que goste! ;)
      Beijos

      Excluir
  8. Oie! Como resistir as edições maravilhosas da Dark? Não dá nem pra tentar haha que bom que você gostou da leitura, nunca me interessei. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara,
      É impossível achar defeito em alguma edição que seja da Darkside, eles fazer um trabalho incrível. Foi de fato uma leitura muito gostosa de ser feita e que me agradou bastante. Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  9. Olá
    Aff é cada edição mais linda que outra, já deu vontade de ter na estante apenas por isso. Gostei do enredo e espero que eu possa ter oportunidade de ler em breve pois minha curiosidade ficou bem grande

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii flor,
    Que edição maravilhosa, só podia ser da Darkside não é? *-*
    Me interessei bastante pela premissa do livro, vou procurar saber um pouco mais sobre ele...
    Obrigada pela dica

    ResponderExcluir

Facebook