Resenha: O velho e o mar

25 dezembro


     Faz algum tempo que não há postagens aqui no blog, devido a correria do dia-a-dia e como consequência as leituras acabaram rendendo bem menos, porém a qualidade dos livros lidos seguem sempre alta. Não podia deixar o ano se encerrar sem escrever sobre “O velho e o mar”, que leitura foi essa senhores(as)? Em tão poucas páginas fui tomada por um sentimento de apreensão, angústia, solidariedade e uma lição de vida sobre a natureza. Não é por acaso que a obra se destaca entre os livros escritos por seu autor Ernest Hemingway e é ganhadora do prêmio Pulitzer e Nobel. O fato de ser uma obra premiada por si só aumenta qualquer expectativa para a leitura, mas por esses dois prêmios em especial espera-se muito mais da obra e posso dizer que não me decepcionei.



     O livro traz a história de Santiago, um senhor já idoso, que viveu a vida sendo pescador, porém está passando uma fase ruim em que não está conseguindo pescar peixes, por isso sempre vai ao mar solitário. Ele tem um amigo jovem, Manolin, a quem ensinou todas as técnicas de pescaria, todos os dias quando voltam do mar os dois se reúnem e falam sobre o dia, beisebol e sobre a pesca. Manolin sempre se oferece para ajudá-lo, mas o velho segue pescando solitário.
     No 85º dia em que vai ao mar na maré de azar, Santiago consegue pegar em seu anzol um peixe grande, porém, este lhe oferece grande resistência e acaba levando o seu pequeno barco cada vez mais para alto mar. É em meio a solidão que os pensamentos de Santiago vão ficando cada vez mais transparentes a sua personalidade vai se moldando e relembrando de grandes momentos de sua vida, além de ficar cada vez mais claro o quão importante é para ele pegar esse peixe.




      O livro possui uma carga de sentimentos muito grande, a princípio não achei que iria ter simpatia pelo velho pescador, mas logo que sua jornada começou me vi torcendo para a sua vitória. A forma como ele referencia a natureza e como respeita o mar e seus peixes é convincente, é impossível não partilhar de sua angústia e de seus medos. A forma como o enredo vai se desenvolvendo é de partir o coração e ao mesmo tempo enche de esperanças.
     A mensagem que o livro carrega pode ser interpretada de diversas formas e na minha opinião é também uma grande lição de vida. Um livro que mesmo em poucas páginas pode ter um valor diferente para cada leitor, sendo uma leitura comovente e cheia de nuances que vale a pena ser conhecida.

Você pode gostar

15 comentários

  1. Oi, tudo bem? Amo livros que nos trazem uma lição de vida e acredito que a história das dificuldades de um pescador deve nos trazer muitas lições. Amei a sua dica e espero um dia ter a oportunidade de ler este livro.
    beijos! Feliz ano novo!
    www.inflorescencialiteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu adoro estes livros que, além de terem uma estória muito boa, trazem também uma lição de vida ao leitor. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa pra ler a obra!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu super já quero esse livro, tô bem na vibe de querer livros com uma lição e que tenham haver com mar.

    ResponderExcluir
  4. fiquei com muita vontade de ler ele... amo esse livros em que o personagem se reconstroi e passa a se conhecer melhor sabe
    <3

    ResponderExcluir
  5. Oii
    ADorei conhecer seu blog, achei muito lindo. Sempre que puder, estarei te acompanhando. Sobre o post, eu nunca li esse livro mas ele tá na minha lista de desejados já faz um tempo, espero gostar dele.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu li esse livro quando tinha 14 anos e na época achei super chato.Depois me peguei pensando nele e achei genial e tocante,infelizmente eu doei a edição que tinha.Espero poder ler logo.
    Eu vejo que fala de solidão,o não conseguir e por fim conseguir.Envolve muitos sentimentos.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, são um dos poucos clássico que não seja Jane Austen e romance (kkk) que desejo ler demais. Amei sua visão sobre a história.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, que bom que conseguiu um tempinho para esta resenha. A correria do dia a dia atrapalha mesmo. Não conhecia o livro, e parece um enredo denso. Vou anotar a dica.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol,
    Ainda não li esse livro por ter uma ideia completamente errada dele. Fiquei em choque com a história e muito curiosa para saber como os pensamentos e sentimentos do Santiago funcionam. Esse livro parece demonstrar uma viagem ao nosso interior e parece que ficamos inspirados a fazer o mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,

    Não conhecia a obra, mas já me ganhou por mostrar uma experiencia de vida, pela história do velho carregar ensinamentos, gosto muito de histórias que tem algum ensinamento, que nos fazem ver mais do que aparentam.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Ok, mais um livro para minha lista de leituras! Não conhecia esse livro, mas amo histórias que nos deixam uma lição, e esse parece perfeito! Adorei a dica!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii Carol

    Às vezes o ritmo de leitura cai mesmo em virtude das correrias do dia a dia, mas é bom saber que a qualidade seguiu a mesma, isso é sempre animador né?
    Hemingway é um gênio, li pouco dele, acho que só um livro, mas apesar de haver sido uma leitura mais densa, lembro que carregava toda uma história de fundo que me surpreendeu. Esse que vc leu parece ser bem intenso, na medida certa em emoçãp, mensagens. Boa dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. li O velho e o mar quando tinha 13 anos. me apaixonei por Hemingway daí... essa edição é linda, a minha é uma bem antiga...
    fiquei mto aflita durante a leitura, não sabia se ficava com pena de Santiago ou do peixe...

    ResponderExcluir
  14. Que resenha mais linda, mas tenho que falar que não foi um livro que me despertou aquela vontade de ler, então deixarei a dica passar, quem sabe na próxima, obrigada meu bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol. Acho a capa desse livro uma coisa de linda! E gostei muito da sua resenha. Tô querendo aumentar minhas leituras de ganhadores do Pulitzer, assim, já entrou pra lista.
    Bjs

    ResponderExcluir

Facebook