Sessão Pipoca Halloween: Jogo Perigoso

07 outubro




Fala pessoal, Renner aqui pra falar do filme Jogo Perigoso como prometido. Stephen King está com tudo, recebendo adaptações de suas obras por todo lado. Só em 2017 tivemos pelo menos 5:
- It: A coisa (parte 1);
- O Nevoeiro (série original Netflix);
- A Torre Negra;
- Jogo Perigoso;
- Mr Mercedes;
Não é nenhuma novidade que as obras do rei do terror sejam tão adaptadas ao cinema e televisão já que são muitas e muito marcantes pela sua qualidade. Entretanto, nem todas conseguem se sair tão bem quanto a obra escrita devido a alguns erros decisivos nas adaptações. A série O nevoeiro mesmo já foi cancelada para segunda temporada, A Torre Negra não rendeu muito público, a antiga série de 2013, Sob a Redoma, também não agradou a muitos. Bom, esse não parece ser o caso de Jogo Perigoso. Como alguns devem saber, tem a resenha da obra escrita aqui no blog, postada semana passada. Vi o filme assim que lançado e bem: A adaptação foi muito bem feita. Pode não render público por falta de divulgação, mas é boa.
Primeiro de tudo, devo lembrar aos leitores que cada mídia de entretenimento é única e, portanto, nem tudo que funciona bem na obra escrita funciona pro cinema/TV. O livro não tem limitações de caracteres enquanto os filmes e séries tem limite de tempo máximo. Desta forma, geralmente as obras são condensadas. Entretanto Jogo Perigoso coube bem nas suas 1 hora e 43 minutos. Senti que a tensão da cena do copo d’água foi um pouco cortada pela cena ser tão rápida, mas parece que foi necessário. O filme da o tempo certo para cada cena e foca nas partes importantes, as cenas do cachorro, os dramas pessoais das memórias de Jess e seus problemas familiares, além das consciências dela levando-a as conclusões. Com toda a liberdade criativa para adaptar, diria que o filme ficou muito bom, um pouco corrido, mas isso é porque eu li o livro e nele a obra é completa. A adaptação cobre bem todos os pontos importantes da obra e, de quebra, traz a tona cenas bastante complicadas de assistir. Uma modificação no roteiro que funciona bem são as consciências, que no livro são a esposinha e a antiga amiga Ruth Neary, enquanto no filme são os próprios protagonistas (Jessie e Gerald). A importância das consciências no filme é um pouco menor, mas ainda funciona. O filme também se passa nos dias atuais (tem um telefone celular) enquanto o original tinha um fixo no quarto. Outra adaptação que impactou em cenas do filme foi o fato de no filme Jess estar com uma camisola, enquanto no livro ela está apenas de calcinha. Em momentos conclusivos a roupa faz a diferença numa cena. Pela ausência da consciência de Ruth, o final do filme sofre uma mudança, com uma carta literal endereçada a alguém que não pode recebê-la. Provavelmente o orçamento do filme foi bem baixo, permitindo um bom retorno. Inicialmente já seria, uma vez que boa parte das cenas são no quarto ou na beira do lago e a quantidade de personagens já é reduzida, mas o pessoal deu um jeito de cortar ainda mais personagens para economizar (não tem o advogado amigo, nem Ruth e esposinha). Concluindo, o filme é uma adaptação de qualidade e com muito menos divulgação do que merecido, vale a pena a pipoca. Só lembrem-se: É preciso ter estômago para assistir algumas coisas, o filme deveria ter um disclaimer porque algumas cenas são reais demais.
Fatos curiosos:
Se It: A Coisa (2017)  foi lançado 27 anos após o primeiro filme fazendo referência aos intervalos de aparição de pennywise, Jogo Perigoso foi lançado logo após o acontecimento de um eclipse solar total em 21 de agosto (Eclipse), cena importante na memória de Jessie durante o filme. O livro também foi lançado após um eclipse solar de 1991.
SPOILER:
.
.
.
Durante o filme, quando o cachorro come parte do cadáver Gerald, uma das consciências diz “fora o cujo ali?”, fazendo referência à outra obra de King chamada Cujo, cujo protagonista é um cachorro que... vocês sabem.
.
.
.
END SPOILER
Bom galera, é isso aí. Caso não possam comprar o livro por agora, fica aí o filme, dica de programinha de outubro para o Halloween. Qualquer coisa comentem aqui o que acharam. Vejo vocês na próxima. Fui!!!

Você pode gostar

8 comentários

  1. Oiii Renner tudo bom?

    Essa é uma das adaptaçoes do King que não sie porque nem conhecia... faz pouco tempo que ando curtindo os livros dele, antes tinha medo até descobrir que vale a pena dar uma oportunidade porque ele é muito bom, no momento vou super presa em Misery (aliás já viu a daptação desse tb)?
    Quero assistir Jogo Perigoso, achei a dica ótima e parece ser bem interessante.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, Joia e você? Essa adaptação é bem recente, talvez por isso você não conhecia, saiu final de setembro agora. Já li e vi a adaptação de Misery sim, inclusive tem resenha do livro aqui no blog, depois confere lá. O acervo de obras escritas e adaptações das obras de King é tão grande que a gente se perde. Obrigado e volte sempre.

      Excluir
  2. Olá!! :)

    É bem verdade, os livros de Stephen King têm vindo a ter grande sucesso nos ecrãs, tanto no grande como no pequeno :)

    Bem, este confesso que não conhecia ainda, mas acho ótimo que ele tenha cabido bem na 1h43. No entanto, é pena que a tensão tenha ficado "cortada".

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa.. Joia? Este filme é produção recém lançada original Netflix. Apesar de "cortar" um pouco a tensão as vezes, foi uma das obras dele melhor adaptadas na minha opinião. Espero que possa assistir e avaliar também... Até mais.

      Excluir
  3. Oi Renner, sempre levo em conta o fato de serem mídias diferentes quando vou ver alguma adaptação de livros no cinema, mas o problema para mim são quando mudam coisas básicas do enredo. Sem dúvida o mestre king é uma ótima opção tanto em livros quanto em cinemas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi joia? Então, nesse filme modificaram algumas coisas bastante básicas do enredo, mas acho que ficou bom. como disse, a mudança dos personagens que são as consciências casou melhor, a conclusão ficou mais interessante também. Espero que assista e torço para que goste. Até mais.

      Excluir
  4. Oi Renner!

    Eu também acabei de ler o livro, pois antes só tinha lido Carrie do Stephen King e não tinha gostado muito... E posso dizer que agora sim entendi tudo que falam sobre o rei do terror. Passei vários momentos de bom terror nele.
    E quando estava lendo, descobri que ia sair a adaptação e fiquei mais animada ainda com o filme. E vi bons comentários sobre ele.
    Entendo que algumas cenas tiveram que ser mudadas ou encurtadas, mas agora preciso ver se gosto.
    Quero ver se nesse final de semana já assisto. Mas que bom que você curtiu!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem legal sua postagem. Bem relativa ao mês. Algumas coisas eu sabia. Outras foram novidade. Obrigada. Parabéns.

    ResponderExcluir

Facebook