Vamos falar sobre músicas e filmes?

09 julho


Bom dia, boa tarde, boa noite. Aqui é o Renner e hoje eu vim trazer algo diferente aqui para o blog.  Sou aficcionado por música e, por isso, estou sempre em busca de mídias que me tragam novas boas experiências sobre o assunto. Então hoje vim compartilhar com vocês alguns filmes sobre música (não necessariamente musicais) que marcaram minha trajetória. Vamos lá que tem filme de todos os gêneros e gostos.

August Rush – O som do Coração : Filme com uma backstory muito legal de um menino abandonado que vive num orfanato mas que sente a música (alguns músicos possuem realmente esse sentido, é algo impressionante). Este talentoso garoto um dia foge do orfanato e vai viver nas ruas de uma grande cidade e logo descobre os músicos de rua. O curioso é que esse filme é quase um Oliver Twist (pra quem não conhece, é uma famosa obra de Charles Dickens). Vale muito a pena, filme com final feliz bacana.

O Solista : Trata-se de um filme de drama bastante triste em alguns aspectos. Um jornalista sofre um acidente e vai parar no hospital. Durante esse processo, ele começa a ouvir uma música que lhe interessa e busca a fonte dessa música, descobrindo Nathaniel, um mendigo que possui um quadro de esquizofrenia e que encontra na música clássica um dos seus únicos refúgios. O jornalista Steve começa a freqüentar o local onde Nathaniel toca e com o tempo tenta se aproximar e criar um laço muito bacana com ele, trocando idéias sobre o violino. Apesar de dramático, o final é legal, o filme fecha bem e mostra uma realidade interessante. Ponto especial pro Jamie Foxx que atua de uma forma fabulosa.

Whiplash – Em Busca da Perfeição : Outro filme com um tom de drama dirigido por Damian Chazelle e com música composta pelo (na minha opinião) talentoso e promissor Justin Hurwitz, este filme conta a trajetória de um jovem baterista no melhor conservatório dos EUA. Em busca do sonho do reconhecimento como um grande baterista de jazz, Andrew Neiman estuda com muita dedicação até que um dia é visto e chamado pelo professor mais reconhecido e carrasco do conservatório, Terence Fletcher, interpretado por J.K. Simmons (e que provavelmente vai marcar eternamente a carreira do ator pela grande atuação). O começo de um sonho pode se tornar um pesadelo, na medida em que Fletcher adota métodos nada convencionais de ensino. Com tomadas diferentes de qualquer filme que você deve ter visto, a emoção acompanha cada golpe da baqueta de Neiman e a gente sofre junto (principalmente se você for músico). Aclamado pela crítica, bastante criticado pelos músicos (pelo desincentivo a carreira de músico, que é mesmo as vezes aquele terror todo), este é o meu favorito disparado na lista.

Letra e Música : Filme com o estilo da sessão da tarde, com um tom leve e bem gostoso. Neste filme, Hugh Grant é um astro do Pop dos anos 80 com carreira decadente e que faz ponta em pequenos eventos (feiras, talk shows) para sobreviver, até que uma nova oportunidade de voltar ao sucesso surge quando a atual diva do pop o convida para compor uma música e gravar junto com ela em dueto. O problema é que ele nunca compôs e se encontra numa situação difícil, até que surge uma salvação: Sophie Fisher (Drew Barrymore) que cuida de suas plantas começa a ajudá-lo. O filme trás aquela nostalgia das musicas de bandas famosas como Wham!, KC and The Sunshine, Rick Astley e companhia. Outros pontos curiosos são que reza a lenda que esta história é um paralelo da história pessoal de George Michael e que o clipe de “Pop Goes My Heart”, música de abertura lembra em cenário “Play The Game Tonight” do Kansas e o design do Grant lembra muito o Rod Stewart. Filme recheado de referências.

La La Land : Um filme muito bem cotado atualmente, vencedor de algumas estatuetas e indicado a muitas delas, traz na direção e composição de músicas a mesma dupla de Whiplash. A sinopse do filme é bem previsível e clichê dos filmes de Hollywood, com a mulher que atende numa lanchonete e sonha em ser atriz mas está difícil e um cara que tem o sonho voltado pra música e os dois se conhecem, trocam farpas, óbvio que se apaixonam e... Assista pra ver, vale a pena. O final vai mexer com você, com certeza. Este filme me ganhou pela trilha sonora que Hurwitz fez de uma forma magistral.
Bom galera, é isso. Não estou dizendo que são os melhores filmes sobre música, não fiz nada em ordem, se deixei de citar algum por favor, deixe nos comentários. Eu gosto muito desses filmes todos principalmente pelas músicas que são feitas pros filmes que são muito boas. Aqui abaixo vão algumas menções honrosas para outros filmes sobre música. Espero que vejam, gostem e se encantem assim como eu.
- A escolha perfeita.
- A última música.
- Sing
- Escola do Rock
- Detroit: cidade do rock

PS: Não citei nenhum filme biográfico, eles são legais mas as bandas estão/estiveram aí então não foi algo com um processo de criação, mas são ótimos filmes.

Você pode gostar

10 comentários

  1. Letra e música ♥ ♥ ♥ amo esse filme, ele é fofo demais.
    La la Land eu não assisti ainda, tô com medo de assistir e não gostar.
    O Som do coração, minha colaboradora resenhou ele, é lindo.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Letra e música, um dos filmes mais lindinhos que já assisti, no qual sou perdidamente apaixonada, La la land ainda não pude assistir, mas está na minha listinha, ótimas dicas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana. Se você achou o Letra e Música legal, recomendo demais O som do Coração. Volte sempre :D

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei o post.
    Já assisti O som do coração, muito amor por essa história, e Letra e música.
    Estou doida para ver La La Land.
    Anotei a dica dos outros dois filmes. Espero assistir em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renner, tbm adoro música e cinema, então filmes com o tema são sempre icríveis. Com exceção de O Solista vi todos os outros, Letra e musica é um dos meus filmes preferidos, e o que dizer de La La Land, que é todo lindo. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bom?
    Nossa que post agradável, amo música amo cinema, é algo muito prazeroso.
    Vi que mostro La la land e é um filme que ainda ão vi, as estou nutrindo grande expectativas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi amore,

    Ohnnn que post mais amor...
    O som do coração já assisti e simplesmente amo.
    Os outros ainda não assisti não ... Mas vou anotar as dicas por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renner!
    Gosto demais de música também, ainda que não tenha paciência para musicais como antes, mas valeu muito as indicações! Conhecia apenas o primeiro e o último filmes da lista, este segundo que, inclusive, quero muito ver pelos elogios que vi sobre ele e mesmo algumas cenas aqui e ali dele, parece ser muito envolvente mesmo. E música é realmente algo incrível, então expandir o acervo musical é sempre bom. ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Dos filmes que citou os que já assisti foram O som do coração, a última música e escola de rock. Os outros chamaram bastante minha atenção e já a algum tempo quero assistir Letra e música porque já ouvi alguns elogios e a premissa me agrada bastante.
    Adorei a postagem!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  9. Essa história é incrível, sempre me moveu muito, e um filme muito bom. A produção soube trazer o assunto. Jamie Foxx e me ator favorito. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de Jamie Foxx 2017 deve-se a suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerado um grande ator. Gosto muito do ator e a sua atuação é majestuosa.

    ResponderExcluir

Facebook