Especial Halloween: Contos de terror - Tomo II

31 outubro


Contos de Terror - Tomo II” reúne contos de diversos autores renomados e digo logo de cara é ainda melhor do que o primeiro volume da coleção. Nesse volume se encontra os seguintes contos: “A coisa maldita” (Ambrose Bierce), “A história da velha babá” (Elizabeth Gaskell), “A mão parda” (Arthur Conan Doyle), “O convidado do Drácula” (Bram Stoker), “O manuscrito de um louco” (Charles Dickens) e “O quarto das tapeçarias” (Walter Scott). Todos os contos desse livro possuem uma leitura fluída e o leitor é conduzido para um universo de horror e mistério de uma forma surpreendente e altamente criativa.
Eu gostei ainda mais do segundo tomo da série de contos de terror, nesse volume me deparei com autores que já adorava e me surpreendi com a habilidade deles para escrever contos do gênero em questão. Durante a leitura me transportei para um universo único, onde é perfeitamente plausível acontecimentos sobrenaturais e onde fui dominada pela tensão e a surpresa em cada conto.
Lógico que sempre tem um conto ou outro que superam as expectativas e se tornam os favoritos dentre eles, nesse caso para a minha surpresa o conto que mais gostei foi “A história da velha babá” o único conto escrito por uma mulher no livro. Eu não conhecia a autora antes desse livro e fiquei impressionada com a atmosfera de mistério que ela conferiu a seu conto, como em tão poucas páginas conseguiu construir personagens cativantes e bem elaborados e, a forma como os eventos foram conduzidos com maestria para justificar o caso garantiram que o conto se tornasse um dos meus favoritos.
Os autores do conto por si só fazem a sua apresentação e é muito interessante ver autores consagrados em outros gêneros se destacando nos contos de terror como o caso de Arthur Conan Doyle e Charles Dickens. Como adoro Sherlock Holmes estava bem ansiosa pela leitura do conto escrito por Doyle e mais uma vez o autor me surpreendeu em uma demonstração de seu talento, o conto “A mão parda”  foi uma leitura agradável e fiquei bastante apreensiva para que o narrador e protagonista da história conseguisse solucionar o misterioso caso que afligia o seu tio. Charles Dickens surpreende explorando a mente de um louco, a narrativa é altamente cativante e de fato se parece com uma descrição de alguém que tem perturbações mentais e cabe ao leitor distinguir o que é alucinação do que é real.
"A última visão que tive foi a de uma massa branca e indistinta se movendo, como se todas as tumbas ao meu redor tivessem colocado para fora os fantasmas amortalhados dos seus mortos, e eles estivessem aproximando-se de mim em meio a nebulosidade branca e forte da tempestade de granizo."
O medo é o que permeia os contos e ele é explorado de forma distinta por cada autor, ora por meio do medo de feras, ora por medo de fantasmas materializados. Como leitor estamos sempre em busca de respostas e é em meio as respostas que nos deparamos com o apreensão do desconhecido, ficamos tensos e é essa sensação que temos ao longo da leitura. No final o que nos resta é a satisfação por ter lido mais um conto de horror bem elaborado e com elementos de terror muito bem dosados.
Recomendo a todos que estão em busca de contos de terror concisos, surpreendentes, bem elaborados e com personagens bem construídos. Sem dúvidas vale a pena realizar essa leitura.

Você pode gostar

6 comentários

  1. Olá, poxa, sempre quis ter esses livros, mas sempre faltou oportunidade de comprar. Vendo você falar dos contos só me deixa ainda com mais vontade. Ótima dica!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, tudo bem?
      Eu também os namorei por um bom tempo... agora quero completar a coleção!
      Beijos

      Excluir
  2. ah, não conhecia essa edição da Martin Claret mas já gostei... Amo alguns dos autores que compõem a obra, certamente vou querer ter na estante... bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Vale a pena tê-los. A coleção completa conta com os mais diversos temas e é enorme, quero ter todos porque a experiência com os de terror foi muito boa.
      Beijos

      Excluir
  3. Carol realmente não conhecia essa edição e nem o tema trabalhado, gostei muito e ficaria lindo na minha estante diante de tanta lindeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, tudo bem?
      A edição realmente é linda, ficam lindos na estante. A coleção é bem grande espero ter a oportunidade de ter todos!
      Beijos

      Excluir

Facebook