Resenha: Tsumitsuki - Espírito da Culpa

11 setembro




Tsumitsuki” é um mangá sobrenatural de terror do artista Hiro Kiyohara, o qual foi uma leitura extremamente envolvente que só foi possível parar quando cheguei na última página, confesso que se tivesse mais volumes com certeza iria seguir lendo. A arte do mangá tem um toque de terror com alguns quadrinhos mais escuros, mas ainda assim é uma bela arte com traços suaves e bem elaborados. Fiquei bastante curiosa para conferir um pouco mais do trabalho de Kiyohara, principalmente “Another” que é um dos mais populares dele.
Como comecei a pouco nesse universo tenho optado por oneshots que são mangás que possuem apenas um volume, pois assim estou conseguindo me adaptar tanto ao modo de leitura quanto ao teor dos quadrinhos japoneses. “Tsumitsuki” conta a história de youkais (demônios, espíritos ou monstros) denominados Tsumitsuki que de acordo com a lenda se alojam em seres humanos e se alimentam dos remorsos, tomando o controle de dentro pra fora e quando estão fortes suficientes remodelam o corpo humano a sua forma original e passam a se alimentar de outros seres humanos. O processo de transformação é lento e doloroso para a pessoa que abriga o espírito, uma vez que é tomada por esse Tsumitsuki não existe uma forma de reverter o processo. Quanto mais forte o espírito mais difícil de matar e somente algumas pessoas são capazes de matá-los.
O mangá é dividido em quatro capítulos mais o capítulo zero ao final (comum nos quadrinhos japoneses). A ambientação desse é em um colégio e todos os personagens apresentados são adolescentes. Cada capítulo foca em uma colegial diferente, começando por Shinohara, uma garota que sofre bullying por causa de algo que aconteceu no seu passado, uma garota, Chinatsu Takada, que chegou recentemente no colégio tenta se aproximar dela, mas não consegue compreender o porquê das atitudes da colega. Só quando Takada conhece o misterioso Korue que ela começa a compreender o que Shinohara tem passado.
Repleto de mistérios e desaparecimentos estranhos, esse mangá ainda aborda temáticas como relacionamentos familiares, escolhas, aborto, o peso da culpa e principalmente o bullying nas escolas. Cada personagem retratada traz consigo um passado, as escolhas que fizeram influenciaram no presente, por isso precisam lidar com o peso dos remorsos e por vezes a situação é agravada devido ao bullying que sofrem por parte das demais colegas de classe. Levando assim a reflexão sobre a condição de vida e como tudo pode mudar de uma hora pra outra.
Kuroe é o único personagem que aparece em todos os capítulos, sua aura de mistério me instigou e me deixou ainda curiosa para saber mais sobre ele. O papel dele no enredo é crucial, ele não só oferece um panorama da situação como faz parte de tudo que está acontecendo e por fim, se mostra como realmente é. Além disso, é apresentada a justificativa pelo forma como ele age e é plausível.
Na minha opinião esse é um mangá mais sobrenatural do quê voltado para o terror, possui sim algumas cenas que são mais obscuras, mas a magia fica por conta da presença dos Tsumitsuki e a forma como eles tomam conta de uma pessoa. Pude me surpreender em muitos momentos da leitura, mas não fiquei aterrorizada e sim um pouco apreensiva em muitas cenas. Por vezes senti vontade de ir mais a fundo na história e até mesmo desejei que tivessem mais volumes para que a história fosse abordada de uma forma mais intensa.


Para quem tem interesse em conhecer o mundo dos mangás essa é uma boa escolha para a introdução nesse universo. Indico também para quem gosta de leituras sobre lendas sobrenaturais, a leitura é fluida, dinâmica e rápida. Vale a pena conferir. Vale ressaltar que devido a presença de algumas cenas mais fortes a restrição de idade é para maiores de 14 anos.


Você pode gostar

9 comentários

  1. Oi Carol! Tudo bem?
    Conheço o mangá, mas passo a leitura. Não gosto de nada de terror. Não gosto de ver, ouvir ou ler, fico muito impressionada. Sou medrosa mesmo. Mas gosto muito de mangá e Samurai X li a série inteira. Outra que tenho vontade de ler é cavaleiros do Zodíaco! Adorei o post!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Que resenha mais linda, mas infelizmente a obra em si não despertou meu interesse, mas achei a edição tão linda que fiquei aqui babando.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  3. Olá. Acho que já disse que a única experiência minha com mangás foi com O Lobo Solitário, que amei.
    Mas estou vendo que esse universo é bárbaro, adoro terror. Fiquei super interessada, vou fazer a leitura e volto pra contar.
    Adorei de verdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!!
    Assim como você está se habituando a ler mangás, também quero tentar. Nunca li nada e já percebi que por esses especificadamente não constituírem uma série é a melhor opção. Gostei da estória que o mesmo traz, além de parecer ser simples para quem quer começar. Obrigada pela dica e vou tentar entrar nesse mundo diferente. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol...
    Esse mangá parece ser bem interessante mesmo hein? Nunca li nenhum e para te falar a verdade, não tenho intenção de tentar me aventurar nesse meio ainda não.
    Parabéns por se abrir a novas opções de leituras.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol. Tudo bem?
    Eu gosto muito de ler mangás. Esses dias li uns e fiquei apaixonada, decidi voltar a lê-los, já que fazia tempo que eu não fazia isso. Porém, apesar de ficar curiosa por você ter mencionado mistérios, eu não costumo ler terror, então acredito que não lerei esse exemplar.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, eu nunca tive muito interesse em ler mangás, mas de uns tempos pra cá, tenho descoberto muita coisa interessante e esse que você me apresentou gostei por dois motivos. Primeiro por ser de um gênero que adoro e segundo por ser volume único, já que não tenho paciência para ficar lendo as continuações. Amei a dica, realmente vou procurar por ele. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii Carol!

    Sempre achei os desenhos de mangá muito interessantes, mas nunca parei para ler nenhum. Ultimamente tenho lido bastante resenhas deste estilo, quem sabe não dou uma olhada em algo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho muita curiosidade nesse universo de mangás, e como gosto de livros de suspenses e um pouquinho de terror esse me deixou bem curiosa, seria ótimo ara começar nesse universo. Vou colocar na listinha e espero poder conferir! ótima resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook