2019 com livros

15 janeiro


Ao início de cada ano é comum nos pegarmos planejando e criando resoluções para ter um ano conforme o esperado. Porém, sabemos que é muito difícil cumprir essas metas, no início começamos motivados e acreditando que iremos conseguir e aos poucos vamos deixando de lado esses objetivos. Já faz muito tempo que abandonei metas (listas) de leitura porque eu creio que devemos ler o que somos instigados pelo momento e ler por obrigação não é algo que vai se tornar prazeroso de uma hora para outra. Além disso, quantidade não define qualidade. Por isso, a minha proposta para esse ano é ler o que me faz bem e seguir mantendo o hábito de leitura, mesmo com o tempo corrido.

Ao longo do ano passado eu li poucos livros, mas foi um ano extremamente feliz com relação as leituras, me despi de preconceitos literários e li gêneros que talvez não consideraria em outras épocas, mas que naquele determinado momento fez sentido e se encaixava com o que buscava. Passei por diversas "ressacas literárias" e teve meses que simplesmente não consegui concluir nenhum livro, um dos aprendizados mais valiosos do ano que passou é que me conheci mais como leitora e reconheço que tenho muito mais para aprender.

Não vou determinar um número de livros que irei ler e nem o tipo, vou apenas me comprometer a ler o que eu quero e deixar a mente aberta para novos gêneros, novas experiências literárias, sem pressão, buscando o equilíbrio e o prazer que somente os livros podem trazer.

Se você está começando no universo dos livros e não tem o hábito de ler, não tenha medo de abandonar uma leitura, procure livros que te agradem e que estimulem o hábito da leitura. Assim, com o passar do tempo ler um livro se torna algo natural e pode ser inclusive que leia e goste daquele livro que foi abandonado algum dia. Leia o que te faz bem!

Você pode gostar

0 comentários

Facebook