Resenha: O que o sol faz com as flores

07 janeiro


Título: o que o sol faz com as flores
Autora: rupi kaur
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 256

No geral sempre começo uma resenha de um determinado livro explicando como cheguei até ele e as minhas motivações para ler, mas dessa vez quero deixar alguns trechos do livro em questão, uma pequena prova do seu conteúdo e como ele é incrível.

"a ironia da solidão
é que todo mundo sente
ao mesmo tempo
-juntos"

"você não acorda um belo dia e se transforma em borboleta
-crescer é um processo"

"por que girassóis ele me pergunta
eu aponto para o campo amarelo
os girassóis adoram o sol eu digo
quando o sol sai eles se erguem
quando o sol vai embora
eles abaixam a cabeça de tristeza
é o que o sol faz com as flores
é o que você faz comigo

-o sol e suas flores"
"como me livro dessa inveja
quando vejo você se superando
irmã eu quero ter amor-próprio para saber
que suas conquistas não são meus fracassos.
-não somos rivais"

No ano passado comecei a ler livros de poesias contemporâneas e mesmo tendo iniciado nesse universo a pouco sigo me surpreendendo. É verdade que vivemos uma vasta onda de manifestações em redes sociais de textos, poemas e afins, grande parte encontramos disponível para quem queira ler, mas ainda não valorizamos o suficiente esse trabalho. A maior parte dos autores do gênero utilizam as redes sociais como recurso para expressar a arte deles e eu acho isso incrível. É uma forma de atingir uma vasta quantidade de leitores, mas ainda assim existem pessoas que acreditam que poesia não é para elas.

Em "o que o sol faz com as flores" o leitor é convidado a explorar uma coletânea de poesias divididas em cinco categorias (ou capítulos): murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. Rupi Kaur traz a tona dores, lembranças, sentimentos, origens, crescimento, amadurecimento e tantos outros sentimentos expressos através de palavras que tomam forma de poesia e são capazes de acolher, cuidar e confortar corações que buscam um pouco de calma em meio a uma grande tempestade. É como se sentir em casa e se deparar com as mais duras verdades expostas de forma sincera e aceitá-las como forma de crescimento para então amadurecer e seguir em frente. Um trabalho belíssimo e encantador, com ilustrações cheias de expressão e força que complementam ainda mais o trabalho da autora.

Todos as poesias são escritas apenas com letras minúsculas e a única pontuação utilizada é o ponto final, a autora escreve assim para honrar suas origens já que em gurmukhi não existe distinção entre as letras e utiliza-se apenas de ponto final. O que coloca em evidência mais uma vez um dos temas que são recorrentes em sua poesia a igualdade. As poesias dão ainda mais força para o movimento de emponderamento feminino e representam o feminismo como deve ser.

As poesias de "o que o sol faz com as flores" me comoveram e envolveram ainda mais do que "outros jeitos de usar a boca" e indico a leitura para todos, a linguagem é simples o que não deixa ainda mais belo o trabalho da autora. Vale a pena conhecer.

Você pode gostar

2 comentários

  1. Ainda não cheguei a ler o livro mas estou doida para ler, e sua resenha só aumentou a vontade, ele é uma das minhas metas desse ano, vou ler assim que conseguir.

    Beijos!!
    https://sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com
    https://sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito de ler poesia, mas confesso que esse parece ser muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Facebook