Um Rascunho Indica: O sol é para Todos

19 novembro


Olá leitores, primeiro quero pedir desculpa em nome de toda a equipe do blog Um Rascunho a Mais pela nossa ausência, estamos passando por um período de reajustes aqui no blog, por isso não estamos postando a quantidade de resenhas habitual, mas aos poucos estamos retornando a rotina e em breve teremos muitas novidades por aqui, como essa nova coluna de indicações. Aqui iremos falar dos livros de uma forma diferente do que colocamos em nossas resenhas, de forma breve e informal. Nosso objetivo é relembrar leituras que nos marcaram de forma única e quem sabe despertar o interesse de outros leitores. 

Título: O sol é para todos
Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 364

A primeira indicação é de um livro que tem um tema forte e mesmo que seu lançamento tenha sido na década de 1960 é um romance que deve ser sempre lembrado e amplamente divulgado. Harper Lee em "O sol é para todos" (To Kill a Mockingbird) retrata através do olhar sensível de uma criança o julgamento de um homem negro, acusado injustamente de ter estuprado uma mulher branca. É triste pensar que mesmo depois de tantos anos o tema se mantém atual, dói pensar que injustiças como essa continuam acontecendo devido ao preconceito racial e social. Vou listar cinco motivos para ler o Sol é para todos.

1) O livro é narrado do ponto de vista de uma criança.
As crianças nascem despidas de preconceitos e ao longo da vida a sociedade passa a inseri-los nelas, seja na escola ou na educação ministrada em casa. Scout a narradora desse livro tem um olhar sensível e uma perspectiva totalmente pura de toda a situação, o que confere uma magnitude ao livro e deixa-o ainda mais envolvente. 

2) O livro é ganhador do prêmio Pulitzer.
Não sou nenhuma especialista em prêmios da literatura e tão pouco leio apenas livros que foram premiados, mas até o momento só tive experiências boas relacionadas a livros ganhadores do prêmio Pulitzer. 

3) É um clássico com linguagem acessível.
Esse é outro aspecto que é favorecido pelo fato da narrativa ser feita da perspectiva de uma criança, a escrita é fluida e cativante. Para quem evita os clássicos por ter medo de ser uma leitura difícil, sem dúvidas irá mudar de conceito após ler "O sol é para Todos".

4) A forma como Atticus educa seus filhos é surpreendente.
Atticus é o advogado responsável por defender Tom Robinson, como já se pode imaginar ele acaba não sendo bem visto pela sociedade por aceitar essa defesa. A forma como lida com toda a situação é engrandecedora e como educa seus filhos é ainda mais incrível. A educação de Scout é além do seu tempo, ele não faz diferenciação pelo fato dela ser menina e ensina-a a ter pensamento crítico e opinião própria.

5) Personagens reais.
Não tem nada pior do que ler um livro no qual os personagens não são bem desenvolvidos, que não parecem ser reais e com diálogos superficiais. Os personagens de "O sol é para todos" são humanos, com características próximas da realidade, são conviventes em seus diálogos.

Esses são alguns dos pontos que me chamaram a atenção durante a leitura. Aqui no blog tem disponível a resenha, basta clicar aqui para acessá-la. Deixe nos comentários sua opinião, sugestões, etc., ficarei muito feliz em saber a opinião de vocês.

Você pode gostar

2 comentários

  1. ah, eu só assisti o filme e já achei sensacional. Preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir

Facebook