Resenha: O Tempo Desconjuntado

24 setembro

Título: O Tempo Desconjuntado
Autor: Philip K. Dick
Editora: Suma de Letras
Ano: 2018
Páginas:272
Classificação: ✭ 

Fala pessoal, cheguei com resenha nova pra vocês. A obra de hoje foi recebida em parceria com a Cia. das Letras, pelo selo Suma e foi escrita por nada mais, nada menos que Philip K. Dick, um dos cânones da ficção científica. Ele é autor de alguns dos maiores nomes do gênero, como "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" (livro que deu origem a Blade Runner, filme de Ridley Scott), Ubik e os Três Estigmas de Palmer Eldritch. Alguns bons filmes de ficção científica foram baseados em obras de Dick, como Minority Report (recomendo muito esse filme, com Tom Cruise) e este livro é um mindblowing bacana para os amantes de sci-fi. Vamos a obra.

Raggle Gumm ganha a vida de uma maneira diferente da maioria das pessoas. Ele responde todos os dias a um concurso do jornal que funciona parecido com um batalha naval. Há um mapa dividido em quadrantes e ele precisa acertar a hora e o lugar do concurso "onde o homenzinho verde vai aparecer agora". É um trabalho árduo, mas rende mais dinheiro do que o trabalho do seu cunhado Victor Nielson, com quem ele mora. Na casa, ele (Raggle), a irmã Margo, o cunhado Vic e o sobrinho Sammy levam uma vida tranquila dos anos 50. Ocasionalmente, recebem visitas dos vizinhos Will e June Black e passam algum tempo juntos. Há todo o julgamento que existe em torno de trabalhos não-convencionais como o de Raggle e as discussões e troca de farpas permeiam as rodadas de poker da família com os Black. Mas num certo momento, Vic vai ao banheiro se sentindo mal e de repente procura por um fio com interruptor (dessas que descem do teto) para acender a lâmpada e não encontra, e então se dá conta de que não há nenhum desse tipo na sua casa. Então de onde veio este reflexo? Victor fica perturbado e compartilha com a mesa, mas o assunto logo morre e eles voltam ao jogo. Mas Raggle, não esquece desse estranho acontecimento, afinal algumas vezes ele também passou por isso. 

Página após página, capítulo após capítulo, a curiosidade preenche a mente de Raggle Gumm (e a de nós leitores, sedentos por explicações) e ele vai em busca de explicações para os estranhos eventos que tanto ele quanto Vic tem presenciado. E acreditem, a curiosidade de descobrir as respostas pode consumir você leitor mais do que imagina. P.K. Dick é extremamente criativo e inventivo na construção dessa (e de outras) obra, abordando polêmicas de assuntos existenciais, conceitos da física e do funcionamento do universo, além de dilemas morais e uma infinidade de temas distintos. Você pode até criar suas teorias (o que certamente todos fazem) e tentar descobrir o desfecho deste livro, mas te garanto que jamais irá adivinhar 100% do resultado e já vos adianto: Que desfecho terrivelmente saboroso. Finalizar este livro é um prazer difícil de explicar. É uma leitura rápida e extremamente recomendada. E se você ainda não se convenceu, saiba que a edição é nova, muito bem elaborada e vem em capa dura com uma excelente arte de capa que vai encantar até os mais céticos do universo sci-fi.

Como última recomendação, gostaria de deixar aqui um hábito que tem se tornado frequente para mim enquanto leitor e que tem sido uma ótima experiência: De vez em quando, entre direto na leitura, não leia resenhas, rodapés, orelhas de capa, sinopse na capa traseira, nada. Mergulhe na experiência de um novo livro sem fazer a mínima ideia sobre o que ele trata, é muito mais satisfatório ir descobrindo aos poucos e torna a leitura ainda mais prazerosa. Muitas vezes, criamos teorias e conceitos enviesados pela sinopse/opinião alheia e acabamos seguindo esse rumo durante toda a leitura. Leia primeiro, busque extras (resenhas, rodapés, sinopses) depois.

É isso pessoal, espero que curtam a resenha, a obra e as sugestões. Deixem aí nos comentários a opinião de vocês, a gente aqui do blog gosta bastante.  Fui!



Você pode gostar

0 comentários

Facebook