Resenha: O Amor que Sinto Agora

06 agosto

Título: O Amor que Sinto Agora
Autora: Leila Ferreira
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 256
Classificação: 

É difícil começar essa resenha, sem pensar em todas as surpresas que tive durante esta leitura. Eu já havia lido A Arte de Ser Leve da autora Leila Ferreira, mas ao contrário deste livro, O Amor que Sinto Agora é uma narrativa completamente diferente e tão envolvente que só consegui de fato parar de lê-lo quando o terminei. E terminei com um sorriso no rosto, concordando plenamente com o prefácio de Martha Medeiros. A obra intensa de Leila Ferreira que mistura a realidade e a ficção foi uma surpresa tão incrível e ao mesmo tempo tão tensa, que é impossível ler sem mergulhar na obra, sem sentir as dores de seus personagens.

O livro inicia-se com Ana respondendo uma carta deixada pela sua mãe após a sua morte. Assim como a personagem, Leila Ferreira só teve coragem de responder a carta que sua mãe lhe havia deixado quatro anos depois, surgindo este livro. Ana, em uma tentativa súbita de encontrar as respostas pelas quais anseia em sua vida, passa a escrever cartas para a sua mãe contando-lhe de suas dores, infância, amores e de tantas outras coisas que não teve coragem para contá-la enquanto ainda estava viva. A infância marcada pela dor de ser a única filha mulher, sendo obrigada a conviver junto dos seus irmãos com um pai violento e sofrendo pelas dores que a mãe carregava. A violência doméstica que não só a sua mãe sofreu, mas também a avó e a bisavó, encontrando uma linearidade de sofrimento do qual nenhuma das mulheres da família foram capazes de se libertar. Ana também descreve o seu cotidiano e o quanto é difícil encontrar a felicidade sabendo de todo o sofrimento que permeia a vida dos seus familiares, principalmente a da mãe, que é quem ela tenta desesperadamente fazer feliz.

Durante a leitura do livro, é impossível não se comover com a história de Ana, com o seu desejo de encontrar uma explicação para o seu sofrimento, da repetição que marca a sua história e ao mesmo tempo, a vontade de encontrar o seu final feliz em meio a tantas dificuldades. O livro alterna as cartas para a mãe com capítulos em que Ana descreve algumas situações que não foram contadas nas cartas. Narrado em primeira pessoa, a descrição e os detalhes são tão reais que é impossível não se perguntar aonde a realidade e a ficção se separam.

Ao mesmo tempo em que há tantas coisas para serem faladas desse livro, o meu único conselho é que leiam. Sim, leiam para sentir as emoções que esse livro acarreta durante a leitura, para despertar a vontade de conhecer lugares desconhecidos. Leia para não julgar, mas para compreender Ana em seu sofrimento, sua depressão, e assim como ela questionar como é a felicidade de fato e se estamos sendo quem somos de verdade ou estamos sendo moldados pelos outros que vivem ao nosso lado? Estaremos vivendo com plenitude, com o que a vida nos permite ou estaremos sendo apenas alguém que não sabe qual o nosso lugar no mundo?

O Amor que Sinto Agora foi um livro que me permitiu a não só ler, mas também compartilhar com a Ana um pouco dos medos e da solidão que existe em nossas escolhas da vida. É inegável que as cartas de Ana para a mãe são tão sinceras e também tão bem escritas que é impossível não querer descobrir o que está escrito na página seguinte. Portanto, para quem procura uma leitura com relatos autobiográficos, de uma filha com um amor profundo pela mãe, mas também em uma tentativa silenciosa e desesperadora de encontrar a si mesma, com todas as suas qualidades e fraquezas, esse é o livro que recomendo!


Você pode gostar

4 comentários

  1. Olá!
    Separar realidade e ficção é complicado mesmo em livros nada autobiográficos, quando eles são, então, fica ainda pior. Uma coisa me chamou muita atenção na sua resenha: o fato de que ela cria coragem de responder apenas após a morte de mãe. Me faz pensar em como podemos conviver anos com uma pessoa e, ainda assim, não conseguir externar tantas coisas. Relações de mãe e filha são lindas, mas complicadas. Há sempre o que dizemos e um pouco mais, que fica subentendido, e que, após a morte, Ana conseguiu libertar. Parece uma história bonita de se acompanhar

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro quando leio resenha sinceras que me deixam ainda mais curiosa pela obra. Parece ser uma leitura emocionante, que nos tira desse mundo e nos coloca aqui do lado da personagem vivendo tudo junto deles. Nunca li nada da autora, mas esses livro assim que saiu eu coloquei na minha listinha no skoob, mas ainda não tive oportunidade de conferir e ao ler a sua resenha, fiquei louca para conferir e assim espero poder esse ano.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa. Fiquei bem instigada a saber mais do livro, nunca tinha ouvido falar delemas com certeza entrou na minha lista de livrosque quero ler o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  4. Espero que já tenham lido. Ela escreve lindamente. Usa as palavras de uma forma clara e cativante. Lindo o livro!

    ResponderExcluir

Facebook