Resenha: Dias de Despedida

16 julho

Título: Dias de Despedida
Autor: Jeff Zentner
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 392
Classificação: 

É difícil falar de um livro que tenha um tema tão doloroso como o luto. Apesar de eu geralmente relutar em ler livros que contenham este tema de forma centralizada, Dias de Despedida vai além e os assuntos nele abordados são tão sinceros e reais que é impossível fechar os olhos para essa realidade. Sim, estamos vivendo em um mundo complexo, com problemas diários e ninguém está imune a dor das perdas. Ler Dias de Despedida me fez pensar em tantos detalhes que talvez tenho deixado de lado, afinal a vida é cheia de erros e acertos.

Carver, Mars, Eli e Blake formavam a Trupe do Molho e eram melhores amigos. Juntos eles saíam, se divertiam, eram confidentes e estudavam juntos. Porém a vida de Carver muda completamente quando os seus três melhores amigos sofrem um acidente de carro batendo na traseira de um caminhão parado na estrada. E o que era para ser um ano feliz na vida de Carver ao lado dos seus amigos, torna-se desesperador, pois Carver carrega uma grande culpa pelo acidente, além de alguns dos familiares de seus amigos culpá-lo pelo que aconteceu.

Carver enviou uma mensagem para seus amigos enquanto eles dirigiam pela estrada perguntando onde estavam e enquanto o amigo o respondia, o acidente fatal aconteceu. Carver encontra-se sem saída, sem amigos e ao invés de apoio encontra acusamento e ódio de vários conhecidos. Ele  encontra apoio em Betsy, a avó de Blake e Jesmyn, que era namorada de Eli, e aos poucos vão se tornando grandes amigos. Mas Carver também encontra dificuldades com Adair, a irmã gêmea de Eli que quer fazer pagá-lo por tudo que aconteceu de alguma forma, além do juiz Edwards que é pai do Mars e também concorda que Carver deve ser punido. Com tantos empecilhos em seus caminho, além do sentimento de culpa, a tristeza constante, a dor e o luto, poderá Carver encontrar alguma forma de lidar com tudo o que está sentindo e poder encarar em paz os familiares de seus amigos?

Dias de Despedida traz uma narrativa reflexiva, que permeia nossas questões sociais mesmo quando parecemos ignorá-las. Foi difícil ler esse Young Adult sem imaginar a dor e a culpa que eram tão presentes na vida de Carver. Lidar com o ensino médio e estar na adolescência não é fácil, então imagine encarar novamente a escola com a maioria dos colegas que você conhecia te vendo de uma forma diferente, como alguém que não merecia ser feliz. É um livro que fala sobre dor, sobre recomeçar em meio às dificuldades e tentar encontrar um sentido na vida, mesmo quando ela pareça não ter mais nenhum.

O livro é narrado em primeira pessoa e em vários capítulos Carver fala sobre a Trupe do Molho e relembra histórias que faz com que compreendamos melhor cada um dos personagens e é impossível ficar alheia a amizade sólida que foi construída entre eles. Apesar de abordar temas tão intensos e fundamentais, em determinado momento tive dificuldades na leitura, pois apesar de abordar vários assuntos, o autor não se aprofundou muito neles, deixando uma lacuna na narrativa, que algumas vezes se tornou um pouco cansativa. Ainda assim, para quem procura uma leitura mais densa e reflexiva que faz com que repensamos as nossas atitudes em relação a muitos aspectos da nossa vida, esse é o livro que recomendo!




Você pode gostar

13 comentários

  1. Esta é a primeira resenha que vejo desse livro e confesso que não é uma leitura que eu faria, pelo menos não por agora, mas quem sabe futuramente. Gostei de conhecer sua opinião sincera do livro e que teve seus pontos bons e ruins.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que encontro sobre a obra e preciso dizer que fiquei dividida. Curiosa, mas ao mesmo tempo receosa. É difícil falar/ler sobre morte, né? Algo que não deveria ser, pois é o destino de todos nós. Achei a sua resenha bem sincera e quem sabe eu dê uma chance futuramente

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha lido outra resenha desse livro, fiquei interessada, mas não sei bem se estou nessa vibe. Mas me conhecendo bem, com certeza vou ler esse livro.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro para ler e sinto que ainda não é meu momento para lê-lo, poque acho que não irei curtir nesse instante. Foi a primeira resenha que li sobre o livro e me pareceu bem denso o que é retratado no livro. Espero conseguir ler em breve e aproveitar a leitura.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já conhecia o livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele. Uma leitura densa e bem escrita, abordando fatos reflexivos, sempre nos acrescentam algo. Gosto de ler livros assim.
    Mas me encontro em uma fase complicada para leituras, então anotarei a dica para uma leitura futura.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ele parece ter uma carga emocional muito forte. Não nego que eu adoro, pois além de nos fazer refletir sobre esses assuntos, também é algo que costuma me fazer mergulhar na leitura. Adorei a resenha e a dica, já anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Thalita, este livro será minha próxima leitura, então estou bem ansiosa para começar. Tua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma grande curiosidade com esse livro, me parece ser uma boa leitura e que me agradaria bastante. Eu achei bem interessante ver sua opinião sobre o livro e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Acredito que será uma história intensa e que explorará bastante o drama, tenho ouvido falar bastante nesse livro, como gosto de um bom drama, já adicionei a wishlist, espero ter a o oportunidade de ler muito em breve, acredito que será uma leitura agradável e que me fará refletir muito.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Confesso que, a primeira vez que vi esse livro, não dei nada por ele. Porém, depois acabei ganhando e fiquei mais curiosa. Confesso que o carisma do autor também ajudou no meu interesse, porque vi pelas redes sociais o quanto ele foi simpático na FLIPOP e já virei fã hahaha.
    Ainda não li o livro, mas pretendo fazer isso em breve e sua resenha me deixou muito curiosa. Também evito ler livros que tenham o luto como centro do enredo, porque acho um tema muito doloroso. No entanto, os assuntos que o autor aborda são realmente importantes e acho que o livro traz reflexões válidas.
    Adorei sua resenha e, apesar da ressalva, acho que é uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o livro, mas nem de longe eu conhecia a premissa dele e tenho certeza que seria uma leitura que me emocionaria, ainda mais por retratar a dor da despedida imposta pelo luto e ainda que em alguns momentos tenha tido dificuldade com a leitura é um livro que adoraria ler, por apostar nessa parte reflexiva dele.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu li esse livro há alguns dias e foi o primeiro livro que me fez chorar na vida! Por isso sempre terá um lugar no meu coração. O autor fala mesmo sobre diversos assuntos sem se aprofundar tanto em nenhum que não seja o luto, acho que é mais uma questão de representatividade.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Facebook