Resenha: Carta a D. - História de um Amor

18 julho

Título: Carta a D. - História de um Amor
Autor: André  Gorz
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Páginas: 112
Classificação: 

É inegável que os livros com cartas de amor são emocionantes e por vezes tão intensos que é difícil não se apaixonar pela obra e querer conhecer quem são os seus autores. Carta a D., apesar de ser um livro pequeno é denso em conteúdo porque descreve em 112 páginas uma carta de amor que merece ser lida por pessoas do mundo inteiro que já se apaixonaram por alguém algum dia. Nesse livro André Gorz abre o seu coração para a sua amada Dorine e é impossível não se deixar levar por essas páginas que tem uma das histórias de amor mais incríveis que já li.

O livro inicia com André Gorz contando em sua carta o estado atual da sua esposa e ao começar a leitura, já foi possível se encantar pelo trecho inicial. Dorine estava sofrendo de uma doença degenerativa e essa carta foi uma grande declaração de amor de André a ela pelos tempos maravilhosos que viveram e viviam juntos.

"Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos e eu amo você mais do que nunca.
(Página 9)

André Gorz presenteou não somente a Dorine, mas a todos nós leitores com essa obra. Um amor que começou a primeira vista, e entre as saídas do casal discutia-se política, literatura e sonhos. Apesar de falarem línguas diferentes, pois André era francês e Dorine britânica, ambos estudaram o vocabulário um do outro e batalharam para estarem juntos em meio à realidade pós-guerra. Há referência de filmes, autores e livros que enriquecem ainda mais a carta do autor. Durante a narrativa acompanhei a história de um casal que teve seus altos e baixos, mas acima de todas as dificuldades, o amor sempre permaneceu e foi o mais forte.

A edição do livro está linda, com a diagramação simples, a fonte espaçada e a tradução impecável. A sobrecapa do livro em forma de envelope também está encantadora, sendo impossível não se apaixonar por essa edição. É difícil falar desse livro, porque qualquer detalhe é fundamental, por isso minha única recomendação é que leia. Leia para conhecer uma história de amor intensa, para vivenciar os dias difíceis, mas também maravilhosos na vida de um casal. Leia para se permitir apaixonar e apreciar o amor com outros olhos. Leia para acreditar que os sonhos são possíveis, e que a pessoa que está ao seu lado deve te apoiar mesmo quando tudo parecer tão complicado. Leia para se apaixonar novamente por quem está ao seu lado. Apenas leia.


Você pode gostar

7 comentários

  1. Ah,que amor!!
    Não conhecia o livro,mas já quero!!
    Amo romances e acho que vou amar essa obra,fiquei encantada com sua resenha..
    Que tenho é esse??? Encantada!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Não conhecia e já me interessei porque amo romances! Meu gênero favorito <3
    Achei o enredo bem amorzinho. Já quero :)
    Ótima resenha!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Estou com esse livro na minha meta desse ano, e ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, e fiquei maravilhada com a sua paixão com esse livro e espero muito ler e ama-lo também.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que fofo isso! Sabe que as vezes deixo de livros românticos pq acho que isso já acabou? Preciso de algum pra me empolgar, quem sabe esse? Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, amei! Infelizmente a coisa mais comum que vejo é a pessoa ser abandonada quando fica doente pela pessoa que antes dizia lhe amar, é bom ver algo diferente. Deve ser muito lindo esse livro, quero ler e prevejo muitas lágrimas.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, e que não fiquei com muita curiosidade, por não ser grande fa do género!

    No entanto, a tua resenha chamou a minha atenção! Que bom que gostaste do interior do livro tanto quanto do seu exterior!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?
    Adorei a resenha e ja me interessei pelo livro, amo coisas com cartas, apesar de ser de amor, romance, deve ser bem interessante, fora a edição que esta linda!!! Dica mais do que anotada
    Beijus

    ResponderExcluir

Facebook