Resenha: Aos Dezessete Anos

28 junho


Título: Aos Dezessete Anos
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 448
Classificação: 


Quando eu recebi esse livro em parceria com a Companhia das Letras, pelo selo da Seguinte, fiquei muito animada. Eu ainda não conhecia a escrita da Ava Dellaira, que já tinha conquistado um grande público no país com seu primeiro livro publicado aqui que é "Carta de Amor aos Mortos". Porém de uma forma diferente, Aos dezessete Anos me encantou, por ser um livro incomum, diferente do que eu estava esperando. De uma forma cativante, Ava construiu uma história sensível, real, sob diferentes pontos de vista.

Inicialmente somos apresentados a Angie, que não sabe quem foi seu pai e tudo o que anseia é poder saber mais dele, porém sempre que tenta perguntar a mãe, ela sai chorando e foge do assunto. Porém tudo muda quando ela encontra uma foto no fundo da gaveta com os seus pais adolescentes e no mesmo instante, ela sabe que é ele. Disposta a descobrir mais sobre ele, com sinais de que ele talvez esteja vivo, ela viaja com o seu ex-namorado Sam para Los Angeles, imaginando que lá ela consiga responder algumas perguntas sobre a sua família.

Intercalando a narrativa, a história de Marilyn é narrada quando ela tinha dezessete anos e estava mudando com a sua mãe para a casa do seu tio que é alcoólatra e viciado em jogo. Apesar de Marilyn ter feito alguns trabalhos como modelo durante a infância, sua mãe mantém a esperança de que ela encontrará novos trabalhos, será famosa e poderá livrar as duas da pobreza. Durante a mudança, ela conhece James, um jovem que de imediato ela se apaixona, e apesar dele ser mais fechado, tudo o que ela quer é ficar com ele. Marilyn é estudiosa, deseja entrar na faculdade, ser fotógrafa apesar de não ter uma câmara de verdade e poder ter a sua própria vida.


Aos Dezessete Anos é um livro que explora a temática da adolescência e dos desafios de encarar a vida adulta, com problemas familiares e sociais. Narrando as histórias de mãe e filha em terceira pessoa, ambas ainda jovens, é impossível não se encantar, sorrir ou emocionar mediante a escrita cativante da Ava. O livro aborda questões atuais e mostra como elas se encontram em diferentes épocas da vida das personagens. Temáticas como o racismo, drogas, álcool e problemas familiares ganham relevância na narrativa e tornam cada momento mais real.

Marilyn e Angie são personagens fortes, ambas tentando construir uma história juntas, porém Angie é incapaz de ficar tranquila sem saber quem é seu pai e descobrir a sua origem. Já Marilyn não consegue esquecer seu passado, só deseja que sua filha seja feliz e com seu instinto materno tenta protegê-la das maldades do mundo. Os personagens desse livro são muito bem construídos e cada um deles tem um papel relevante na trama, em torno das personagens principais. Apesar da construção bem elaborada da autora, senti falta de um desenvolvimento melhor em algumas cenas, além de achar que a autora poderia abordar melhor algumas temáticas. Portanto, para você que procura um Young Adult diferente, com uma história contada entre mãe e filha de forma envolvente, esse é o livro que recomendo sem dúvidas!



Você pode gostar

7 comentários

  1. Oi Thalita, tudo bem? Gostei muito da trama do livro, eu sou apaixonada pelos títulos do Selo Seguinte e não acredito que seja diferente com esse livro, ainda não o conhecia mas com toda certeza está indo para minha lista! Amei a dica, beijos e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Sempre acho muito interessante livros que tratam de uma evolução, do caminho que os personagens percorrem, e a busca pelo pai me deixou curiosa, principalmente porque parece ser um fato muito importante para a personagem. Também fiquei curiosa para saber se ela vai conseguir seguir a carreira que deseja.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que bacana a premissa.
    Gostaria muito de ler, mesmo eu estando bem longe da adolescência é sempre interessante saber quais são os problemas, conflitos dos jovens e como lidam com isso e a leitura também fará com que possamos presentear filhos e/ou outros jovens de nosso convívio familiar ou não.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii Thalyta

    Eu adoro livros com personagens femininos fortes e coerentes, além disso a premissa da história me atrai bastante. Da Ava Dellaira já li Cartas de amor aos mortos e gostei demais da narrativa da autora, tenho curiosidade em ler esse pois sinto que vou gostar tb

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Não conhecia o livro e gostei bastante da premissa! Fiquei curiosa por saber que é uma história envolvente e que os personagens são bem construídos. <3 Ótima resenha!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu também recebi esse livro e estou louca para ler, pois adoro a escrita da autora desde que li Cartas de Amor aos Mortos. Pelo que percebi, alguns pontos que me encantaram no outro livro se mantêm nesse, especialmente a sensibilidade da autora e a habilidade dela em construir bem os personagens. Achei a premissa desse muito interessante e me pareceu que ele é mais leve do que o outro livro da autora.
    Adorei sua resenha e fico feliz que, apesar de ter algumas ressalvas, você tenha gostado da leitura. Espero ler em breve e me encantar novamente com a escrita da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Facebook