Contos Inacabados: Aldarion e Erendis

15 junho



          Fala aí Rascunheiros, tudo certo?
          Hoje vou falar um pouco mais sobre a obra de Tolkien e da Terra Média.
         No livro Contos Inacabados, temos um conto da segunda era intitulado Aldarion e Erendis: A esposa do Marinheiro.
         Antes, quero lembrar que nas divisões das Eras da Terra Média temos muitos escritos sobre a Primeira Era (os Filhos de Húrin, boa parte do Silmarillion, algumas partes do Contos Inacabados, dentre outros) e mais escritos ainda sobre a Terceira Era (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e partes de Silmarillion e Contos Inacabados). Entretanto, a Segunda Era é um pouco obscura, visto que Tolkien deixou nosso mundo sem finalizar seus trabalhos. A razão, segundo o próprio Tolkien foi que a maior parte da história da Segunda Era trata sobre Númenor e que boa parte desse material foi perdido durante o Akallabêth (A queda de Númenor), uma vez que Tolkien afirmava que a história da Terra Média era a história do nosso passado mais remoto (isso mesmo, da humanidade e do planeta Terra). Logo, há poucos escritos sobre a Segunda Era e isso só me deixa mais curioso sobre esse período. Ao que tudo indica, foi um período de transição de vilões, uma vez que Morgoth havia sido derrotado e Sauron estava começando a ganhar força durante a tal Segunda Era.
          Mas vamos ao Conto. Das linhagens de Elros (Irmão de Elrond e descendente de Elfos e Homens, fundador de Númenor), veio a nascer Anardil, mais conhecido como Aldarion. Este herdou do avô materno Vëantur, Capitão dos Navios do Rei Tar-Elendil, a paixão pela navegação, tendo aprendido muito com Círdan sobre a construção de navios em suas viagens de Númenor à Terra Média. Meneldur, pai de Aldarion e futuro rei de Númenor nunca fez muito para impedi-lo nessa paixão, mas se desgostava de ver um herdeiro de Númenor tão ausente em sua Terra.

        Aldarion fez muitas viagens e, tendo aos poucos se afastado do pai pelos sucessivos desentendimentos, foi proibido a qualquer mulher da casa real levar o tradicional ramo verde do retorno, um ramo da árvore oiolarë. Nessa ocasião, Erendis, humana de rara beleza que passou a viver sob os cuidados da Rainha Almarian (esposa de Meneldur) e que já havia atraído antes a atenção de Aldarion, se ofereceu para levar o ramo de oiolarë, visto que a proibição do rei não era dada a ela. Assim, iniciou o amor de Aldarion por Erendis, que apressou seu retorno a Númenor e trouxe, na volta, um diamante de presente para sua amada. Provocando constantemente a ira de seu pai, Aldarion cada vez passava menos tempo em Númenor e mais tempo navegando. Perdendo as esperanças, Erendis voltou a casa dos pais. Aldarion, voltando de sua longa viagem, na qual quase sofreu naufrágio, procurou saber de Erendis, mas pelo orgulho e teimosia acabou não indo ao seu encontro. Erendis também era uma mulher do tipo tudo ou nada, e não estava disposta a dividir seu homem com o mar. Tendo ganhado o coração de Aldarion, acabaram por se casar e ter uma filha, Ancalimë, a mais bela mulher da linhagem de Elros, exceto por Ar-Zimraphel. Aldarion conseguiu permanecer com sua esposa e filha por um tempo em Númenor, mas o coração do marinheiro sempre se voltava para o mar. O fim desse conto (que não tem um fim de fato, tem trechos de rascunhos), não lhes digo porque tem importância singular nos acontecimentos da Terceira Era, mas digo que é triste e ao mesmo tempo admirável o rumo que toma a história da Esposa do Marinheiro, vale muito a pena ler. O conto, ao todo, possui 53 páginas, sem contar as notas fixadas ao final do livro, que auxiliam o leitor a se situar.
          De fato, o livro Contos Inacabados é para os leitores ja familiarizados com as obras comuns de Tolkien, do contrário é muito fácil se perder e a leitura se torna monótona. Este livro é mais um complemento para tentar completar o quebra-cabeças mental da Terra-Média, adicionando fatos antes desconhecidos e entendendo conexões. Como diversão apenas, vale ler o conto de Aldarion e Erendis, tranquilo de se ler, necessitando apenas o conhecimento de que a descendência de Elros tinha uma vida muito mais longa que a dos humanos comuns, uma vez que o próprio era meio elfo. Vale lembrar que os reis de Gondor e Arnor eram descendentes de Elros, sendo possível notar em Aragorn a longevidade quando este conta a Eowyn, sobrinha do rei Théoden de Rohan a sua idade.
          Então é isso pessoal. Espero que estejam gostando das publicações sobre a Terra Média. Em breve teremos mais.
Até a próxima.


Fonte(s): Segunda Figura retirada de Tolkien Gateway, desenhada por Steamey, mostrando Erendis entregando o ramo de oiolarë para Aldarion.
Primeira Figura retirada de http://users.bestweb.net/~jfgm/FootersWeb/UT-I-Part02.htm

Você pode gostar

3 comentários

  1. Olá!
    Gostei muito do post!
    No entanto ainda não conhecia ( vergonha) rs
    Por isso valeu a informação e vou ficar de olho nas próximas postagens do blog, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renner, eu não estou familiarizada com as leitores de Tolkien, talvez por isso não tenha me prendido tanto assim na postagem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sei quase nada sobre a obra de Tolkien. Li O Hobbit e comecei a ler O Senhor dos Anéis, mas abandonei na metade de As Duas Torres. Não lembro de muita coisa e tenho até vontade de tentar novamente, mas, como foram leituras que achei muito cansativas quando fiz (menos O Hobbit), acredito que não vou incluir esses livros na minha leitura tão cedo.
    Acredito que você tenha razão que esses Contos Inacabados são mais para quem já está familiarizado com a obra do Tolkien e, como esse não é o meu caso, vou passar a dica desta vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Facebook