Resenha: A Literatura como Remédio - Os Clássicos e a Saúde da Alma

18 junho


Título: A Literatura como Remédio - Os Clássicos e a Saúde da Alma
Autor: Dante Gallian
Editora: Martin Claret
Ano: 2017
Páginas: 216
Classificação: 


Já fazia algum tempo que esse livro estava em minha lista de desejados e por indicação de uma amiga, resolvi lê-lo, afinal tenho estudado muito sobre a biblioterapia ultimamente. Como leitora posso dizer que a prescrição de um bom livro que de alguma forma aborda algo que vivencio, juntamente com as atitudes dos personagens mediante a esses problemas fazem com que eu também repense minhas decisões e de alguma forma é terapêutico.

Dante Gallian é professor universitário de história e um grande leitor da literatura clássica. Começou a lecionar a disciplina História da Medicina, uma matéria fundamental para a formação humana. Porém ele começou a perceber que os slides davam muito sono e resolveu reestruturar a aula entregando aos estudantes trechos de obras clássicas que faziam parte da disciplina e discutindo com eles durante a aula. Apesar da resistência apresentada pelos universitários inicialmente, aos poucos eles foram se abrindo para essa nova dinâmica e apreciaram tanto que passaram a ter essa discussão em outros horários com o Dante além da sala de aula, e a partir dos trechos, um dos estudantes sugeriu que lessem os livros clássicos e como a experiência foi muito positiva, eles permaneceram com essa iniciativa até o pequeno grupo aos poucos ser acrescido com outros universitários e consolidar-se como Laboratório de Humanidades.


O sucesso do Laboratório de Humanidades foi tão grande que estendeu para além da universidade. Seu projeto tornou-se mais amplo e foi utilizado em empresas e atualmente é conhecido como Laboratório de Leitura, sendo aberto a todos os tipos de público que apreciam a literatura clássica ou desejam entrar nesse mundo tão vasto com narrativas enriquecedoras e temas que mesmo aparentando serem antigos, ainda se apresentam atuais em nossa realidade.

Dante Gallian apresenta a dinâmica do Laboratório de Leitura na atualidade, mostrando como funcionam esses momentos, além de refletir sobre a literatura clássica e o quanto as pessoas que lêem esses livros podem ter suas vidas transformadas ao participar desses momentos grupais.


A Literatura como Remédio é um livro encantador que fala justamente sobre como os livros, nesse caso os clássicos, podem ser terapêuticos e até mesmo reflexivos sobre a nossa vida quando discutimos o mesmo livro em grupo a partir de um mediador. É uma leitura incrível que me fez ter vontade de rever os clássicos que li na minha adolescência e conhecer outros novos, além de trazer um novo sentido da literatura para a minha vida. É um livro que fala sobre a importância da leitura e para quem gosta desse gênero mais explicativo e com muitas histórias interessantes para contar, esse livro sem dúvidas precisa ter um lugar na sua estante!


Você pode gostar

5 comentários

  1. Só de pensar em aulas com slides já bateu o sono aqui hahaha, achei bem interessante a proposta do professor, mas não sei se leria o livro.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, achei a história bacana e um livro com nome diferente, enredo gostoso. Um livro onde o próprio professor se dá conta que slide dá sono merece meu respeito hahhahahaha, criativo o fato dele começar a usar trechos de literatura em suas aulas, acredito que isso deveria ser pensando para fora da história.

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Achei a proposta do livro bem interessante! Não sei se leria porque não faz meu estilo de leitura, mas parece ser um bom livro para quem curte o gênero.

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita, tudo bem?

    Não é um gênero de livro que costumo consumir, mas gostei de saber do que o mesmo se trata, pois de certa forma acaba abrindo nossos horizontes e nos fazendo ter outra visão dos clássicos. Amei a proposta do livro e vai para a minha lista!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha!! Fui atrasdepois de ouvir o.podcast do Karnal com o Galliano. Vou compra-lo

    ResponderExcluir

Facebook