Resenha: Os 13 porquês
08 marçoSinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Eu sempre vi leitores elogiando a obra “Os 13 porquês” e até então tinha evitado realizar a leitura por pensar que a trama não poderia ser realmente tudo o que diziam por aí, que era somente um frisson passageiro e eis que me surpreendo com uma narrativa impressionante de um tema tão denso, o suicídio. Confesso que meu interesse pela história se ampliou devido ao trailer da série que será lançada pela Netflix ainda esse mês, fiquei instigada a conhecer a Hannah e suas razões.
A história se inicia com Clay Jensen recebendo um misterioso pacote ao chegar em casa, ao abrir encontra algumas fitas cassetes embrulhadas em plástico bolha e todas numeradas. Quando começa a ouví-las se depara com a voz de Hannah, a garota por quem foi apaixonado, mas ela desistiu de viver e nas fitas ela irá contar o porquê ou melhor quais foram as pessoas (mais precisamente treze) que influenciaram em sua decisão e se ele recebeu o pacote provavelmente está entre os motivos.
O livro é voltado para adolescentes, mas mesmo não tendo a mesma idade dos personagens o leitor sem dúvidas irá se identificar com muitas das situações narradas e por diversas vezes será convidado para refletir sobre determinados fatos e os efeitos que podem ter na vida de alguém. A adolescência pode ser uma fase muito cruel em alguns casos, todos carregamos um pouco dessa fase ao longo das nossas vidas e algumas decisões tomadas nessa idade podem ser decisivas e nesse caso, para a protagonista não teve um final feliz.
O que de fato chama a atenção nesse livro é justamente como algumas “brincadeiras” levam a consequências desastrosas, desde o menor gesto pode desencadear reações que são incontroláveis. Ações comuns realizadas por adolescentes que a princípio parecem ser inocentes levam a boatos e fofocas que para determinada pessoa acaba tendo proporções ainda maiores e como lidar com tudo isso? Hannah se sentia deslocada e infeliz com tudo que estava acontecendo na vida dela, a escola e as pessoas com as quais conviveu mexeram com a estrutura emocional dela e o tempo todo ela estava procurando ajuda, porém não sabia onde encontrar o apóio do qual precisava. O menor dos gestos em um momento como o vivido pela protagonista pode significar muito e até mesmo evitar o pior. É importante que estejamos atentos aos sinais e mais ainda precisamos mudar essa triste realidade.
"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."
No livro são apresentadas duas visões diferentes de diversas situações e forma como se casam e completam as lacunas da história é surpreendente e em alguns momentos até mesmo esqueci que Hannah já havia morrido. Acredito que a intenção do autor com esse livro não era comover e sim chamar a atenção para os sinais que uma pessoa que está prestes a cometer suicídio deixa pelo caminho e, mostrar que é possível ser feito algo, mesmo que para a protagonista da história já não tenha solução. Um livro para incomodar e mostrar dois lados de uma mesma situação.
Enfim, mesmo tendo uma temática voltada para o público adolescente a leitura se mostrou agradável e convincente, o tema denso é dissecado de uma forma leve e acessível em poucas páginas, a leitura é dinâmica e rápida. Se ainda não teve a oportunidade de conferir este livro e tem curiosidade não deixe de realizar a leitura.
8 comentários
Oiii Carol, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é um dos livros que mais tenho interesse em ler que você nem imagina, é um tema que emociona bastante e diante de tantos comentários positivos não iria deixar de anotar ótima resenha!
Abraços
Já tem um tempo que comecei a ler o livro e nunca terminei, não senti interesse, mas verei a série da Netflix, talvez seja melhor que o livro.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é MARAVILHOSO! Li há algum tempo, e sempre esperei uma adaptação, estou bem ansiosa para assistir a serie.
Um beijo.
Oi Carol, eu também passei por essa fase de ouvir elogios do livro, mas ficar com um pé atrás, e ainda não o comprei, acredita? Adorei a resenha, saber um pouco dessa história e como você fala, livros adolescentes trazem mensagens fortes e que deixam avisos, mensagens e lições para a vida. Adoro quando um autxr tem essa preocupação de trazer algo a mais do que apenas uma fábula. Não sabia da série, achei bacana. Bjs
ResponderExcluirOlá, eu já li esse livro há alguns anos, foi uma leitura bem significativa para mim e é um livro que recomendo e que fico super contente ao ver mais leitores como você lendo e gostando de Os 13 porquês.
ResponderExcluirEsse livro mexeu muito comigo. Sei que agora terá o seriado, se não me engano, e mal posso esperar! <3
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirEu sou completamente louca para ler esse livro, são tantos elogios.
A premissa do livro é simplesmente maravilhosa. Não sabia que vai ter estreia da série, agora sim fiquei ainda mais curiosa e louca para ler logo.
Adorei o post.
Tenho muita curiosidade em ler esse livro, e agora que fiquei sabendo da série vou ver se consigo ler logo, pois sempre gosto de ler os livros antes de assistir qualquer coisa sobre ele, adorei sua resenha...Bjs
ResponderExcluir