Resenha: Os 13 porquês

08 março

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu sempre vi leitores elogiando a obra “Os 13 porquês” e até então tinha evitado realizar a leitura por pensar que a trama não poderia ser realmente tudo o que diziam por aí, que era somente um frisson passageiro e eis que me surpreendo com uma narrativa impressionante de um tema tão denso, o suicídio. Confesso que meu interesse pela história se ampliou devido ao trailer da série que será lançada pela Netflix ainda esse mês,  fiquei instigada a conhecer a Hannah e suas razões.
A história se inicia com Clay Jensen recebendo um misterioso pacote ao chegar em casa, ao abrir encontra algumas fitas cassetes embrulhadas em plástico bolha e todas numeradas. Quando começa a ouví-las se depara com a voz de Hannah, a garota por quem foi apaixonado, mas ela desistiu de viver e nas fitas ela irá contar o porquê ou melhor quais foram as pessoas (mais precisamente treze) que influenciaram em sua decisão e se ele recebeu o pacote provavelmente está entre os motivos.
O livro é voltado para adolescentes, mas mesmo não tendo a mesma idade dos personagens o leitor sem dúvidas irá se identificar com muitas das situações narradas e por diversas vezes será convidado para refletir sobre determinados fatos e os efeitos que podem ter na vida de alguém. A adolescência pode ser uma fase muito cruel em alguns casos, todos carregamos um pouco dessa fase ao longo das nossas vidas e algumas decisões tomadas nessa idade podem ser decisivas e nesse caso, para a protagonista não teve um final feliz.
O que de fato chama a atenção nesse livro é justamente como algumas “brincadeiras” levam a consequências desastrosas, desde o menor gesto pode desencadear reações que são incontroláveis. Ações comuns realizadas por adolescentes que a princípio parecem ser inocentes levam a boatos e fofocas que para determinada pessoa acaba tendo proporções ainda maiores e como lidar com tudo isso? Hannah se sentia deslocada e infeliz com tudo que estava acontecendo na vida dela, a escola e as pessoas com as quais conviveu mexeram com a estrutura emocional dela e o tempo todo ela estava procurando ajuda, porém não sabia onde encontrar o apóio do qual precisava. O menor dos gestos em um momento como o vivido pela protagonista pode significar muito e até mesmo evitar o pior. É importante que estejamos atentos aos sinais e mais ainda precisamos mudar essa triste realidade.
"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."
No livro são apresentadas duas visões diferentes de diversas situações e forma como se casam e completam as lacunas da história é surpreendente e em alguns momentos até mesmo esqueci que Hannah já havia morrido. Acredito que a intenção do autor com esse livro não era comover e sim chamar a atenção para os sinais que uma pessoa que está prestes a cometer suicídio deixa pelo caminho e, mostrar que é possível ser feito algo, mesmo que para a protagonista da história já não tenha solução. Um livro para incomodar e mostrar dois lados de uma mesma situação.
A Netflix irá lançar um seriado baseado no livro e produzido por Selena Gomez (o que é uma novidade) e confesso que estou curiosa para conferir o resultado. Pelo trailer aparentemente a história é bem desenvolvida e mantém fidelidade a alguns fatos do livro, o interessante aqui é justamente o contato com a percepção dos fatos pelos demais personagens. Já adicionei a minha lista e espero ver em breve.
Enfim, mesmo tendo uma temática voltada para o público adolescente a leitura se mostrou agradável e convincente, o tema denso é dissecado de uma forma leve e acessível em poucas páginas, a leitura é dinâmica e rápida. Se ainda não teve a oportunidade de conferir este livro e tem curiosidade não deixe de realizar a leitura.

Você pode gostar

8 comentários

  1. Oiii Carol, tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais tenho interesse em ler que você nem imagina, é um tema que emociona bastante e diante de tantos comentários positivos não iria deixar de anotar ótima resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Já tem um tempo que comecei a ler o livro e nunca terminei, não senti interesse, mas verei a série da Netflix, talvez seja melhor que o livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse livro é MARAVILHOSO! Li há algum tempo, e sempre esperei uma adaptação, estou bem ansiosa para assistir a serie.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, eu também passei por essa fase de ouvir elogios do livro, mas ficar com um pé atrás, e ainda não o comprei, acredita? Adorei a resenha, saber um pouco dessa história e como você fala, livros adolescentes trazem mensagens fortes e que deixam avisos, mensagens e lições para a vida. Adoro quando um autxr tem essa preocupação de trazer algo a mais do que apenas uma fábula. Não sabia da série, achei bacana. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já li esse livro há alguns anos, foi uma leitura bem significativa para mim e é um livro que recomendo e que fico super contente ao ver mais leitores como você lendo e gostando de Os 13 porquês.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro mexeu muito comigo. Sei que agora terá o seriado, se não me engano, e mal posso esperar! <3

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu sou completamente louca para ler esse livro, são tantos elogios.
    A premissa do livro é simplesmente maravilhosa. Não sabia que vai ter estreia da série, agora sim fiquei ainda mais curiosa e louca para ler logo.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, e agora que fiquei sabendo da série vou ver se consigo ler logo, pois sempre gosto de ler os livros antes de assistir qualquer coisa sobre ele, adorei sua resenha...Bjs

    ResponderExcluir

Facebook