Resenha: Faça amor, não faça jogo

14 junho

Sabe aqueles livros que você se apaixona? Que durante a leitura você precisa parar várias vezes somente para abraçá-lo? Que você quer que todo mundo leia? Sem dúvidas Faça amor, não faça jogo é esse livro. Escrito por Ique Carvalho autor do blog The Love Code, o livro possui uma narrativa sensível e profunda que ao longo da leitura nos desperta diversos sentimentos e nos faz questionar o porquê de muitas situações que ocorrem na nossa vida em diversas fases. Como tema central é abordado o amor em suas diversas formas.
Já conhecia o blog do Ique, logo conhecia alguns textos que estão presentes no livro, mas a forma no qual foram organizados possibilitou uma maior emoção durante a leitura. Para cada texto tem uma sugestão de música para acompanhar a leitura, assim como no blog. É possível acessar a música via código QR ou basta fazer uma busca no youtube. Nem preciso dizer que todas as músicas selecionadas são lindas e ampliam a experiência de leitura para um nível de emoção ainda maior.
Para falar desse livro precisamos conhecer um pouco da história do autor. Ique tinha acabado de ser dispensado por uma namorada e dias depois seu pai, Juarez, foi diagnosticado com uma doença degenerativa, os médicos estimaram que ele viveria por apenas trinta dias. Ele sobreviveu por mais três anos e os dois viveram todos os dias ao longo desses anos como se fossem o último. Em um determinado momento Juarez já não mais conseguia falar, Ique disposto a ajudá-lo a se comunicar comprou um iPad e começaram a conversar escrevendo um para o outro. Dessa forma, Ique percebeu que o seu pai tinha o dom para escrever e começou a postar alguns dos textos dele no seu blog e foram um sucesso. Além disso, o maior sonho de seu pai era publicar um livro, Faça amor, não faça jogo é a realização desse sonho.
A edição está sensacional, não tem defeitos. As páginas são amarelas, fonte confortável e antes de cada texto tem duas páginas vermelhas com o título e o código QR para acessar a música. A leitura é fluída e prende o leitor do início ao fim. Os textos são curtos, porém extremamente reflexivos e apaixonante.



Ique é um romântico, assim como o seu pai. Eles conseguem descrever o amor de uma forma tão pura, descomplicada e tão sincera que nos perguntamos por que todos não enxergam esse sentimento da mesma forma. Ao longo da leitura eu queria grifar tudo, todos os textos são lindos. Indico esse livro para todas as pessoas que estão passando por um momento difícil na vida, que estão desacreditados, para quem acredita no amor e para quem já gosta dos textos do Ique, vale a pena! 


Você pode gostar

28 comentários

  1. Eu sempre escuto ótimos comentários a respeito desse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Adoro os textos do autor e estou mesmo precisando ler alguns de seus textos motivadores. Ótima indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento do livro, acho que em 2014, tenho curiosidade para ler e saber que o Ique é romântico, me deixou com mais vontade ainda. Não curti muito essa capa, mas estou louca pelo conteúdo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o Ique, nem seu blog e nem esse livro, mas o que mais me chamou a atenção é que ele indica músicas para serem escutadas junto com o livro. Não sabia também que ele escrevia textos motivadores, vou procurar um pouco mais sobre ele. Gostei da dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conheço o autor nem o blog, mas amo livros que falem de amor de forma tão singela. Não é a primeira vez que vejo elogios para esse livro, vou colocar na minha lista.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos <3
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Não conheço o autor nem o blog, mas, o Victor Almeida do Geek Freak amou esse livro e desde então eu estava querendo lê-lo. Após ler sua resenha - e a história de como surgiu esse livro (o que eu não sabia) - só me deu ainda mais vontade de conhecer as palavras dos dois. Gosto muito de livros que tratam do amor, mas, sem firula, sem enrolação. Sabendo que este livro o trata de uma forma sincera, bem, não tenho outra alternativa senão querer lê-lo.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. Oiii Carol, tudo bem?
    Só vejo comentários positivos a respeito dessa obra, e diante dessa sua resenha e empolgação durante a leitura, percebi o quanto a obra parece ser atraente e realmente despertou meu interesse <3 achei um amorzinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Eu adoro livros que falam do amor sem todo aquele dramalhão e sim como algo leve, feliz, aconchegante. Adorei a premissa do livro e só de ler sua resenha já fiquei com vontade de abraça-lo HAHAHAH estava procurando algo assim para ler. Obrigada pela dica. :D

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem?
    Esse livro parece ser lindo e cheio de mensagens singelas. A história por trás do livro também é muito emocionante e dá ainda mais sentido ou conteúdo da obra.
    Já anotei a dica de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol.
    Não conhecia o autor ainda nem sua história. Achei linda e que bom que ele conseguiu colocar essa história em um livro. Mas ainda assim é um gênero que não sou muito fã e também não sou muito de ouvir músicas. Mas desejo sucesso com o livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oie, que coisa linda, pai e filho escreverem um livro juntos e que bom saber que o pai conseguiu realizar seu sonho de escrever e publicar antes de partir. Já fiquei querendo ler e as músicas como indicação devem deixar o livro ainda mais especial. Obrigada pela dica eu não conhecia mas já me apaixonei.

    ResponderExcluir
  11. Oiee Carol ^^
    Confesso que eu nunca tive curiosidade de ler o livro, isso porque não sabia bem do que ele tratava, só tinha visto a capa (que eu acho muito bonita, por sinal). Saber que você gostou tanto e por que gostou tanto me deixou animada, acho que vale a pena dar uma conferida, né? Eu ainda não conhecia o autor, mas fico feliz em saber que o sonho do pai dele se realizou ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro, principalmente porque vejo o Victor do Geek Freak falar muito bem dele, e indicar como o livro da vida.
    Tenho certeza que ao ler vou me emocionar muito com os textos também, e tenho certeza que os temas do livro vão realmente me tocar como tocam a todos que leem

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro e sempre ouvi muitos elogios para ele, mas não imaginava que o livro era tudo isso.
    Acho muito legal quando ficamos com essa vontade de dizer para o mundo sobre um livro, já me senti assim com algumas histórias. Acredito que eu vá me emocionar muito com esse livro, assim como você.
    Foi muito tocante saber que o sonho do pai se realizou.
    Anotei essa dica e estou com necessidade de ler para amanhã <3
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol.

    Eu já li alguns comentários bem positivos a respeito desse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Sua resenha deixou uma vontade à mais para querer adquirir o livro. Tenho certeza que vou emocionar com a leitura dele.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ainda não conhecia o autor, mas logo que vi a capa do livro, me interessei! Ao ler a sua resenha, não tem como não nos encantarmos ou ficarmos ao menos curiosos a respeito de como eles falam do amor e refletem sobre a vida, mesmo estando em uma situação delicada de doença, em que normalmente as pessoas se voltam apenas para si mesmas e ficam mais quietas. Devem ser lindas essas duas páginas vermelhas antes de cada capítulo. E as músicas sugeridas, então? Que ótima ideia! Vou procurar para leitura com certeza.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol!
    Eu sempre acompanhei os textosndo IQue nas redes sociais e imagino que o libro seja muito bom mesmo! Eu não conhecia a história completa dele, sabia a parte da namorada mas do pai não, e que lidna história! Eu já vou colocar ele ma minha lista de leituras!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, sabe que desde que eu vi o lançamento desse livro eu tenho vontade de ler. Eu amo livros fofos e que nos deixam apaixonadas. Fiquei muito feliz com a sua opinião e fiquei querendo ele mais e mais, por isso espero ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Caramba só saber a história por trás desse livro de como é surgiu já é motivo suficiente para que eu queira ler! Tenho certeza que as páginas devem estar cheia de emoções!
    Adorei a dica é fiquei feliz por ter nos contado a história de como esse livro surgiu!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Olá! Esse livro deve ser muito amorzinho haahahaha Adoro essas obras que nos despertam vários sentimentos e nos fazem refletir... Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ooi! Eu sempre achei a capa desse livro super bacaninha e diferente, mas nunca tinha parado para saber mais sobre a história. Achei bem interessante esse detalhe sobre o pai do autor, apesar de muito triste. Fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  21. Não fazia ideia sobre o que era o livro, e achei demais o pai ter o sonho realizado, apesar de vir de uma forma tão triste. Que coisa linda! Fiquei muito ansiosa para ler a obra, sabendo agora melhor sobre ela. Gostei muito.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Não conhecia o livro, nem o autor e nem o blog dele. Mas achei bem interessante o objetivo do livro e gostei de saber um pouco mais sobre a história é vida do Ique. Achei legal sugerir pra ler com música, mas não sei se eu teria paciência pra parar e colocar música a cada texto kkkk não sei se é falta e paciência ou preguiça, talvez os dois. Pelo que você falou este é o tipo de livro que estou precisando no momento, gostaria de poder le-lo agora. Adorei a dica!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  23. Ainda não tinha visto esse livro, mas pelo que disse na sua resenha eu acho que estou precisando dele! Adorei esse quote que vc postou, a capa não é linda mas ficou bacana!
    Só que esse lance de ler com musica não dá certo comigo kkkk, eu me perco da leitura muito facilmente! Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas nunca me interessei por ele. Que erro cometi. Nossa, você me fez chorar com a história do pai dele, estou com o coração muito feliz por ele ter conseguido realizar seu sonho de ter um livro publicado e que tenha passado seus últimos momentos de forma plena e cheia de amor ao lado do seu filho. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu conhecia o livro, mas não sabia exatamente do que se tratava, sua resenha conseguiu me deixar curiosa! O livro parece trazer toda uma mensagem de vida, sobre o pai do autor e já gostei desse trechinho que você destacou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Já tive oportunidade de ler esse livro e o achei fantastico. A edição está mesmo incrível e os textos do autor são uma graça e bem motivacionais. Depois da sua resenha deu até vontade de ler novamente.

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu não sei em que mundo eu estava mas eu não conhecia a história desse livro. Já tinha ouvido falar e até ficado curiosa por saber por cima sobre o que era, mas não conhecia o blog e nem a história do autor com o seu pai... Acho que eu estava em outro mundo mesmo.
    Enfim, isso fez eu ficar ainda mais empolgada para conhecer os textos do livro e espero gostar dele tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  28. Oie, Carol!
    Eu tenho lido alguns livros bem reflexivos e fiquei curiosa sobre esse do Ique. Deve ser uma mensagem linda. Ainda não conhecia o livro, mas já me interessei, afinal, não há sentimento mais confuso e belo que o amor.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Facebook