Resenha: Amor Amargo

30 abril

              Depois do sucesso do livro A Lista Negra de Jennifer Brown, mais um livro da autora foi lançado no Brasil, Amor Amargo. Esse é o primeiro livro que leio da autora e posso dizer que foi uma leitura minuciosa e surpreendente a cada página que eu passava. Não consegui parar enquanto não terminei e posso dizer que a leitura valeu só pelo aprendizado que tive. De forma incrível, Jennifer Brown narra fatos chocantes e ao mesmo tempo tão reais que muitas vezes podem estar acontecendo ao nosso lado e não percebemos.
Alex é uma garota inteligente que está  no último ano do colégio, trabalha no Bread Bowl e tem dois melhores amigos: Bethany e Zach. Juntos, eles planejam há muito tempo uma viagem para o Colorado. Eles decidiram que queriam viajar desde os 8 anos de idade, pois tudo o que Alex queria era descobrir o que tinha no Colorado, pois sua mãe estava indo para lá quando faleceu em um acidente de carro.
Alex mantinha guardado com ela uma caixa com várias fotos da sua mãe que ela sempre olhava. Apesar das poucas lembranças e da insistência para saber do seu pai o que havia motivado a mãe a viajar, tudo o que ele dizia é que ela não estava bem da cabeça. Pelo fato de seu pai ser muito fechado, Alex não conseguia ter a atenção que gostaria de receber dele.
Por ser uma aluna muito aplicada, Alex dava aulas para o melhor amigo Zach até a Srta. Moody pedir que ela desse aulas para um novo aluno que havia chegado na escola , enquanto Zach teria aulas com Amanda. Ao conhecer Cole, Alex é atraída de imediato para a beleza dele. Aos poucos, quando passa a ter um contato maior com ele, Cole mostra-se um garoto maravilhoso que faz de tudo para agradá-la e faz com que ela se sinta confortável em sua presença. Porém, ao iniciarem um relacionamento, aos poucos ela percebe que Cole é muito diferente do que ela imaginava. Ele se torna muito frio, calculista e faz de tudo para que a Alex se sinta mal.
Com a aproximação cada vez maior de Cole, Alex vai se afastando de Bethany e Zach que mesmo assim fazem de tudo para manter a amizade entre eles . Alex está sob a influência de Cole e sempre o defende fazendo a viagem ao Colorado se tornar uma ideia cada vez mais distante.
Amor Amargo é um livro que mesmo trazendo um tema difícil de ser abordado, vale a pena ser lido. Com alguns momentos chocantes e uma leitura tensa tornam esse livro especial por denunciar uma realidade que muitas mulheres viveram e ainda vivem.
Em muitos momentos, é possível perceber claramente todos os pontos de vista dos personagens por serem muito bem construídos. A dificuldade do Alex e da Bethany tentarem compreender a situação, o sofrimento da Alex, o abuso de Cole e a falta de diálogo da Alex com o pai. Apesar de ser uma leitura angustiante é ao mesmo tempo enriquecedora por trazer tantas informações reais que muitas vezes podem estar ocorrendo ao nosso redor. Sem dúvidas, recomendo! 

Você pode gostar

10 comentários

  1. Oi, já li A Lista Negra e achei o assunto abordado bem interessante, pois é assuntos bem densos, como bullying, homicídio e suicidio, mas o desenrolar da historia, o modo como ela escreve, desanima um pouco, por isso, não sei se leria esse livro, pois sei que a autora aborda assuntos importantes, só que não sabe desenvolvê-los direito. Quem sabe num futuro não leia?!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thatyane, que pena que você não gostou da forma como ela desenvolveu o livro A Lista Negra. Amor Amargo é bem tenso, mas amei a leitura. Quanto A Lista Negra, pretendo ler logo e espero que futuramente você leia Amor Amargo. Beijos.

      Excluir
  2. Oie, Thalita!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e cada vez me interesso mais, pois é uma temática super atual nas discussões e diversas mulheres passam por situações parecidas. Saber que os amigos não desistem dela é muito bom, pois todos precisam de apoio.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, espero que você leia e goste tanto do livro quanto eu, além de ter um tema para todos refletirem. Bjs.

      Excluir
  3. Que legal, me interessei, ainda quero ler A lista negra também porque ouvi falar muito bem desse livro =D http://www.conversadecloset.com.br/2016/04/sorteio-isto-nao-e-um-livro.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita, sua linda, tudo bem?
    O triste dessa história é que esse assunto é muito real, realmente está acontecendo nesse exato instante com milhares de mulheres no mundo todo. Os pai precisam conversar com seus filhos, pois as meninas que sofrem esse tipo de abuso e até as mulheres, tendem a defender o agressor e não o abandonam. Eu gostei muito dos amigos dela no livro a apoiarem. Espero que o fim não seja trágico. Com certeza quero ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse livro é muito polêmico e eu não tenho muito interesse em lê-lo. Acho o tema abordado muito importante e o livro serve como um alerta para quem passa pela mesma situação. Mas não é um tema que me interesse em uma leitura. Achei a resenha bem sincera e mostrando bem os pontos do livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita.
    Não tinha me tocado que esse livro era da mesma autora de Lista Negra. Pelo jeito ela é boa em livros com temas intensos e fortes. Fiquei com muita vontade de ler esse mas primeiro preciso ler o Lista Negra que tenho aqui hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Thalita!

    Eu até tentei ler A Lista Negra, mas não rolou de jeito nenhum. Num sai dos primeiros capítulos e fico com medo de eu não gostar da narrativa desse livro também, apesar de o enredo parecer interessante. Fico aqui me perguntando como que a Alex não percebe que tá num relacionamento abusivo, nossa sem ora. E outra né, a gente nunca deve se afastar dos migo por causa de boy.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, mas gente eu preciso ler algo dessa autora lol

    Esse livro parece ser bem denso, trata de assunto que está bem recorrente hoje em dia, quero ler mas vou esperar as férias pois acho que requer mais atenção na leitura!

    ResponderExcluir

Facebook