Resenha: Logo,Logo: Dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo

14 abril



Autor: Kelly e Zach Weinersmith
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5 estrelas
Páginas: 382


Caríssimos leitores, visitantes e demais. Por causa da grande mudança da minha vida, acabei por não ter conseguido ainda organizar a minha rotina para escrever aqui para vocês na frequência que eu gostaria.

Dito isso, trago hoje para vocês uma resenha de um livro um tanto diferente das resenhas padrão e confesso que é este o tipo de assunto que mais me inspira vontade de escrever/falar/discutir.

É importante que eu diga que, ocasionalmente eu me encontro em algum evento ou loja que vende livros a preços abaixo do mercado (festa do livro da USP, bienal, feira do livro, etc.), e nestas ocasiões eu geralmente compro algum livro que não estava namorando há algum tempo, algum livro que nunca havia visto antes, me limitando a ler a breve descrição de capa traseira. E em setembro deste ano foi isso que aconteceu com o livro Logo, Logo. Estava de férias passeando em um shopping, quando surge uma loja de livros em que qualquer livro custava 10 reais.Os títulos disponíveis não eram muitos (e geralmente nestes lugares são pontas de estoque ou livros de sequência que nunca tem o livro 1 disponível). Por sorte encontramos (eu e a Carol) os 3 primeiros livros da Mulher Maravilha escritos pelo George Perez e para eu não sair sem nenhum livrinho deste lugar mágico, decidi comprar o Logo, Logo.

É engraçado como nossas paixões nos levam a fazer certas coisas: A paixão pelos livros nos faz comprar livros que a princípio não "queríamos" e a paixão por certos assuntos nos fazem passar essas leituras na frente de outros tantos na fila.

Assim, comecei a jornada deste livro maravilhoso que trata sobre tecnologias emergentes que podem ou não vir a acontecer e que podem (ou não) mudar drasticamente a nossa forma de pensar e viver como sociedade.

Não se engane, Logo Logo não é um livro de futurologia. Ele não se propõe a prever o que vai ou não existir ou acontecer daqui a 5, 10 ou 50 anos. Este livro trás um panorama geral (com certo aprofundamento) sobre pesquisas e tecnologias que podem mudar completamente a vida das pessoas (ninguém disse que seria para melhor, ok?).

Não estranhe a piada de humor ácido com um toque de ironia acima, é este o tom do livro todo o tempo. Isso porque é um livro escrito por Kelly Weinersmith e desenhado por Zach Weinersmith. Kelly é pesquisadora da Universidade de Rice, e por isso o livro é muito bem organizado como um trabalho científico deveria ser (com referências a artigos científicos, consulta e entrevista com os maiores expoentes de cada tecnologia  de cada capítulo, índice remissivo, dentre outras coisas). Zach é um cartunista/quadrinista, ajudando Kelly (e nós leitores) a ter uma experiência literária muito educativa e ainda assim divertida (acredite, é possível) com suas tirinhas com as piadas ácidas, sombrias, irônicas e bastante nerds.

O livro aborda do macro ao micro, passando por temas como acesso barato ao espaço, mineração em asteróides, realidade aumentada, construção robótica, biologia sintética, energia de fusão, medicina de precisão, bioimpressão e interfaces cérebro-computador.

Entre o elevadores espaciais, baldes de coisas, impressoras 3D e minirobôs com comportamento de colmeia (hive mind), encontramos em cada capítulo diversas abordagens que tentam resolver o mesmo problema/desafio, sempre explicando de forma clara como funciona o método, depois abordando as preocupações, como isso mudaria o mundo, e/ou em que pé estamos agora. 

Sendo um pouco imparcial, é claro que há aqui alguns trechos que se tornam cansativos (ou por não gostar de um tema em si, ou pelo caráter muito técnico ou complexidade do mesmo), mas no geral, para pessoas que tem uma curiosidade científica e tecnológica grande, este livro é um parque de diversões maravilhoso.

Os autores, em sua maravilhosa visão de nerds/pesquisadores/cientistas nos compensam estes momentos cansativos e muito tecnicos com notas bene em cada capítulo em que são explanadas as descobertas/abordagens mais loucas, absurdas ou estranhamente ridículas daquele capítulo.

Há ainda um monte de easter eggs neste livro, sendo alguns deles encontrados no site do mesmo (www.soonishbook.com) e um capítulo final que é o cemitério de capítulos perdidos (ideias para capítulos do livro que morreram antes da edição final, em que são abordados os temas brevemente e explicados os motivos de o capítulo não existir no livro).

Resumindo, para curiosos amantes da ciência e da tecnologia, que amam descobrir coisas novas e malucas que os seres humanos mais brilhantes do mundo (os cientistas) estão trabalhando para tentar resolver os problemas de hoje, este livro é simplesmente fantástico. Dê uma chance para este livro, você vai expandir de uma forma gigantesca seus horizontes.

Se você ainda assim, não se convenceu (e se você lê em inglês) dê uma passadinha no site do livro que talvez você mude de ideia.

Sem mais para esta resenha, agradeço a você que leu até aqui e que, como eu, é um entusiasta das tecnologias emergentes. Até a próxima.


Você pode gostar

1 comentários

  1. Em aproveitando a ocasião... Desejo a Você!!!
    - Sete (7) Boas Novas para o vindouro Ano de 2021.

    - Desejo a Você um tapete de rosas brancas para caminhar...
    Terá de caminhar também espinhos, que com certeza virão, que eles fazem parte das alegrias e tristezas...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você trabalho e persistência, que você já provou do suor derramado, mas, lhes banharão também lágrimas de felicidades...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você regozijos e satisfações pelas conquistas ferrenhas alcançadas, mas, não poucas vezes também, terá de amargar acabrunhamentos pelos reveses e reversos da vida...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você por onde andar, que o faça no pleno gozo da saúde, transpirando exuberância e vida, mas, não se esqueça, que um dia poderão lhe bater às portas doenças, dores e pesares que virão...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você ser amada e amar a uns e a tantos outros no despojamento e singeleza do seu coração, mas, a moeda tem outro lado e com certeza, será capaz de dar as faces às tapas e às injúrias do pavor e do medo...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você panela cheia e mesa farta, que os distribua aos seus e aos pedintes, que às portas lhe baterem, mas, não se esqueça sete vacas gordas, sete vacas magras e se a desdita lhe bater às soleiras, não desanime, Deus seja louvado...
    De tudo, um pouco!!!

    - Desejo a Você, sobretudo em dar graças e agradecer pelo pouco ou pelo muito, tanto faz, que Deus é que tem a medida e peso certos no tempo certo e se agrada, sobremaneira, daqueles que Lhe agradecem na fartura ou na penúria...
    Bendito seja O Nome Do Senhor, Neste Ano De 2021!!!

    At, Antônio de Faria Júnior - mestresdasgerais.com


    mestresdasgerais@gmail.com

















    ResponderExcluir

Facebook