Resenha: O Idiota por André Diniz (Fiodór Dostoiévski)

10 agosto



Título: O Idiota
Autor: André Diniz
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 413
Ano: 2018

Fala pessoal, Renner aqui de novo.

E hoje vim falar da obra O Idiota, uma quadrinização da clássica obra de Dostoiévski por André Diniz. O livro foi recebido em parceria e leva o selo Quadrinhos na Cia, uma nova abordagem da editora Companhia das Letras que tem trazido bons frutos para nós leitores.

A obra, composta de 413 belas páginas, traz à tona a capacidade de um ilustrador de dizer muito sem usar palavras. André Diniz mostra toda a sua competência na sutileza das expressões dos personagens, que contam toda a cena sem muita necessidade de balões de texto. O traço, o mesmo usado no cordel, chama a atenção por ser diferente do comum, chama tanta atenção que durante a sexta-feira na Bienal do Livro, passei por uma obra de quadrinhos e automaticamente identifiquei o traço do André Diniz, antes de ver o nome do autor, e era dele mesmo.

O prefácio de Bruno Gomide é bastante informativo e contextualizador, sendo um excelente complemento da obra. Como o mesmo cita no prefácio, é curioso observar como uma obra gigantesca e cheia de diálogo como as de Dostoiévski foi tão bem adaptada para os quadrinhos com um minimalismo de textos escritos sem igual, sem perder a qualidade. É essa capacidade que separa o ilustrador experiente de um iniciante.

A obra traz uma sensação de se assistir um excelente filme mudo de Chaplin, que sem dizer palavra consegue te emocionar e mexer com suas expectativas. Trata-se de uma sucessão de tragédias que refletem, em alguns aspectos parte da vida do próprio autor. Liev Michkin, o protagonista da nossa obra é um sujeito que tem epilepsia e que foi internado para cuidar do seu problema, sem sucesso. Ao ser liberado, já é um orfão sem muitos parentes próximos tendo sido auxiliado por muito tempo por seu mentor. Michkin é espelhado por muitos críticos num Dom Quixote misturado com Cristo. Isso é evidenciado seu idealismo da vida (traço comum na obra de Cervantes), bem como sua bondade e inocência, sacrificando o próprio bem-estar pelo próximo. Nesse contexto, logo após sair do sanatório na Suíça, ele conhece Rogójin no trem, um personagem que será presença constante na vida de Michkin até o fim da obra. Na sua volta a São Petesburgo, procura a única parente viva, Lisavieta Epántchin e acaba esbarrando em Nastássia Filíppovna, por quem se apaixona. O nome da obra é recorrente na medida em que, por toda sua inocência e bondade em meio a uma sociedade tão corrompida, Michkin é constantemente tratado por um idiota. Aos poucos e sem palavras, vai se descobrindo quão podre é o meio em que ele está inserido e o drama vai se construindo e evoluindo, até o ponto em que acontece algo irreparável. É agonizante acompanhar quantas vezes Michkin toma decisões que claramente vão prejudicá-lo em prol de alguém mais necessitado. 

Curiosamente, as transições da obra (dividida em blocos) apresentam imagens de Cristo e da sagrada família, como uma espécie de ilustração da via crucis do protagonista. A obra, divertida e rápida (li em uma manhã) não é suficiente para conhecer a fundo a obra original de Dostoiévski mas diverte e introduz o leitor ao autor. É uma certeza que, em breve, irei ler a obra original e depois reler esse quadrinho. Como ponto negativo (visão pessoal), poderia citar somente os traços, que apesar de marcantes me parecem muito carregados, não são o meu tipo preferido de ilustração, o que, no entanto, não prejudica em nada o entendimento da obra. Como destaque, a capacidade do ilustrador de contar uma história sem usar muito o recurso do diálogo, sendo capaz de passar somente ilustrando toda a emoção envolvida nas cenas.

Recomendadíssimo como obra introdutória. Se quer conhecer mais a fundo, melhor ler a obra original primeiro e depois esta como complemento. É mais uma que irei reler com imenso carinho em um futuro breve. Até a próxima e deixem nos comentários o que acharam da resenha.


Você pode gostar

4 comentários

  1. olá, tudo bem?
    Os quadrinhos ainda não entraram na minha lista de compras, mas torço para que entrem em breve. Tenho um filho de 9 anos que ama ler e quero poder repassar uma dessas super dicas para ele. Eu amei a sua dica principalmente pela fluides da leitura o que a torna (segundo você) rápida e prazerosa. Se é baseado em Dostoiévski já sabemos que é uma ótima dica de leitura. Obrigada por compartilhar sua experiencia conosco.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi, tudo joia? A obra é sim uma ótima dica e é muito lúdica em alguns pontos, entretanto, sugiro que você leia antes para avaliar se deve entregá-la ao seu filho. Há aqui, apesar de se tratar de quadrinhos, algumas cenas que podem ser consideradas mais fortes (praticamente toda obra de Dostoievski envolve uma tragédia) e talvez você julgue inapropriado. De toda forma, fico feliz que tenha gostado, é realmente uma leitura bastante rápida mesmo dando atenção a todos os detalhes dos traços e criando diálogos mentais. Volte sempre!

      Excluir
  2. Olá, eu adoro quadrinhos e faz tempo que não leio nenhum...
    Não conhecia esse e fiquei bastante interessada, pois gostei bastante das imagens, é muito bem feito!
    Bom saber que a leitura flui bem, pois os dois últimos que li, apesar de já fazer algum tempo, eles não me agradaram tanto.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel. Que bom que gostou da obra, é realmente algo único esse livro. O traço do André Diniz é realmente marcante, apesar de a princípio ter a impressão de que é meio carregado demais, mas a habilidade dele em passar o que ele quer sem escrever um balão de texto é impressionante. Espero que tenha a oportunidade de ler em breve. Volte sempre!

      Excluir

Facebook