Resenha: Só Escute

05 junho


Título: Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 347
Classificação: 

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Sarah Dessen e posso dizer que estou sendo muito feliz em minhas últimas leituras. De uma forma encantadora, Só Escute entrou para a minha vida e o que li nesse livro, aprendi e vivenciei com ele é algo que quero levar para a minha vida inteira. Comecei o livro esperando uma leitura leve, mais tranquila e o que encontrei foi totalmente o oposto e por isso digo que Sarah Dessen sabe como cativar um leitor sem precisar de um grande jogo de palavras, ela simplesmente mostra a realidade e muitas vezes é isso que precisamos.

Annabel Greene está iniciando um novo ano no colégio e para ela a vida não está sendo fácil. Apesar de trabalhar como modelo e apresentar-se de forma glamorosa, sua vida está longe de ser tão bela quanto as passarelas que ela desfila e os comerciais que ela grava. Na verdade, sua melhor amiga não conversa mais com ela desde que algo sério aconteceu e a insulta de todas as formas, sua irmã mais velha está vivendo em outra cidade e a irmã do meio está passando por um transtorno alimentar que iniciou durante a carreira de modelo. Apesar de sua família ser aparentemente exemplar e ambas as irmãs terem transitado no mundo da moda, tudo o que Annabel deseja é poder ir para o colégio tranquilamente sem carregar todo o peso que ela tem em sua vida.

A realidade do colégio se mostra cruel e sem nenhuma amiga, Annabel sente-se completamente sozinha. Durante os intervalos, ela se senta no meio entre Clarke e Owen Armstrong com uma distância considerável entre eles. Apesar de conhecer Clarke, ela encarava Owen a distância e já tinha ouvido vários comentários desagradáveis a respeito dele como ser agressivo, considerando toda a sua força e altura. Ele passa os intervalos com os fones no ouvido e de certa forma estar perto dele começa a intrigá-la sobre quem ele é. Porém, essa distância entre ambos diminui quando ocorre uma briga entre ela e sua ex melhor amiga Sophie, e ao cair no chão é Owen quem a ajuda a se levantar, além de oferecê-la uma carona até a sua casa, já que a mãe de Annabel não poderia buscá-la. A partir daí, ambos iniciam uma grande amizade com confissões, trocas de músicas e muita sinceridade. Poderá essa amizade mudar a vida de Annabel e amenizar os traumas do passado?



Só Escute é um livro maravilhoso que por mais que se fale sobre ele, nada mais incrível do que a própria experiência de lê-lo. Durante a leitura, me vi presa ao enredo que inicia com um segredo e por mais que eu imaginasse o que pudesse ser, posso dizer que foi bem surpreendente. O livro é narrado em primeira pessoa e em muitos momentos a personagem retorna ao passado para contar sua história com as suas primeiras amizades, relacionamentos, problemas familiares que estão todos guardados na memória de Annabel.

Durante a leitura, eu mergulhei nessa trama e conheci uma personagem real, que apesar de aparentar ser de uma forma, ela vive algo completamente diferente, além de ser totalmente oposta de suas irmãs e tenta de todas as formas amenizar a tensão dos pais. Annabel tem medo de encarar o novo, de falar quando realmente é necessário, mas ela não é a única, existem milhares de garotas assim, que sem dúvidas se identificarão com ela. Já o Owen é um personagem incrível com personalidade própria, que não importa com a opinião dos outros e é bem realista. Quanto a Sophie, essa eu considero a grande vilã da história, ainda que de forma secundária.


Só Escute é um livro que fala sobre as tentativas de ser feliz, de não julgar o outro somente por aquilo que vemos, mas tentar entendê-lo. É um convite para conhecer novas pessoas, fortalecer os vínculos e conhecer melhor aqueles que estão ao nosso lado, mas é também uma leitura que abre os nossos olhos para a realidade e exige de nós um posicionamento, além de proatividade mediante a determinados acontecimentos. Só Escute é uma leitura necessária e é por isso que sem dúvidas recomendo este livro!

Você pode gostar

6 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia ,mas mas parece umaleitura que traz algumas reflexões, principalmente qdo se é jovem, gostei bastante.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu vi que esse livro é o novo da autora, nunca li nada dela, mas sempre fico curiosa, pois falam muito bem da escrita dela, e um dia quem sabe vou pegar e ler!
    Adorei a resenha!! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Olá, que maravilhosa a sua resenha! Eu ainda não li nada da autora mas quero muito ler, e por toda a mensagem que essa obra passa, considerarei ter meu primeiro contato com a escrita dela através de Só escute.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    muito legal seus destaques sobre as mensagens que o livro passa, li faz um tempão mas em outra edição, adoro a autora e mais uma vez ela arrasou com esse livro maravilhoso

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    Também não conhecia a autora, mas pelo que você relata me deu muita vontade de ler e já adicionei a lista de desejados.
    Adoro autores que nos mostram a realidade das coisas.
    De fato se trata de um livro que deve ser lido por todos mesmo pelo que você fala.
    Adorei a resenha!


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. to louca por esse livro, amo a escritora e ja li os bons segredos que por sinal é um otimo livro
    fiquei mais interessada depois da sua resenha
    parabéns

    ResponderExcluir

Facebook