Resenha: Extraordinárias

17 março

Livro: Extraordinárias - Mulheres que Revolucionaram o Brasil
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Páginas: 208
Ano: 2017

Minhas definições sobre a história foram redefinidas após ter contato com “Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil”, não fazia ideia de quantas mulheres brasileiras lutaram e continuam lutando em prol dos nossos direitos. Elas são fortes e decididas e vem contribuindo com a história do país desde o Brasil Colônia, buscando desde a educação, liberdade, direitos iguais, condições de trabalho, qualidade de vida, poder de voto, liberdade de expressão, entre tantas outras lutas que precisaram travar para conquistar a liberdade e fazer o que de fato queriam. 

Mulheres muitas vezes desconhecidas do grande público, mas que deveriam ser lembradas e homenageadas sempre. Biólogas, engenheiras, cantoras, escritoras, atrizes, guerrilheiras, catadoras de lixo, inconfidentes, educadoras, enfermeiras, abolicionistas, ativistas que tiveram um pouco de suas histórias grandiosas retratadas neste livro e representam um pouco de cada uma das mulheres desse país, rico em diversidade e desigualdade. As conquistas ao longo dos anos foram muitas, mas ainda há muito o que lutar para se ter um país melhor e justo.


Quando falamos de mulheres fortes que são consideradas heroínas não é difícil pensar em nomes estrangeiros, tão pouco conhecemos das brasileiras que contribuíram tanto para a história. O livro fala sobre quarenta e cinco mulheres, excluindo as menções ao longo dos textos. Atuando em diversas épocas no Brasil, escrevendo suas histórias e lutando por causas grandes, não se deixaram limitar pelo tempo em que nasceram ou pelo papel que a sociedade as atribuiu. São mulheres revolucionárias, que foram adiante e obtiveram grandes conquistas, vou falar de forma breve sobre algumas delas, mas recomendo fortemente a leitura, é importante que tomemos nota sobre essas mulheres para que não esqueçamos das contribuições feitas por elas até chegarmos onde estamos.


Madalena Caramuru foi uma das pioneiras na luta a favor da educação feminina no Brasil no século XVI. Descendente de indígenas foi alfabetizada pelo marido e usou o conhecimento adquirido para lutar a favor do seu povo e da educação. Dandara lutou a favor dos direitos dos negros, atuou em ações para libertar negros de fazendas e atuou no Quilombo de Palmares. Hipólita Jacinta Teixeira de Melo de origem rica, atuou na inconfidência mineira, teve todos os seus bens confiscados, mas lutou para tê-los de volta e quando os recuperou também ajudou aos mais pobres. Nísia Floresta escreveu o primeiro livro feminista publicado no Brasil e lutou a favor da educação das mulheres. Maria Firmina Reis foi uma escritora maranhense que se alfabetizou sozinha, abolicionista, sempre expressou em suas obras sua posição política. Antonieta de Barros lutou pela educação feminina no Brasil, atuou como professora e foi a primeira líder negra a assumir um mandato popular no Brasil. Laudelina de Campos Melo lutou pelos direitos das empregadas domésticas, organizou associações direcionadas a negros e lutou contra o preconceito. Nise Silveira foi uma psiquiatra que se opôs a técnicas de lobotomia e eletrochoque, precursora do movimento anti-psiquiátrico e da terapia ocupacional. 






Um livro cheio de cores, rico em detalhes, repleto de histórias valiosas que deveriam ser conhecidas por todos. O trabalho gráfico está simplesmente sensacional. O livro foi organizado por duas autoras, Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, que fizeram uma ótima pesquisa sobre as mulheres retratadas no livro. O livro é todo ilustrado e esse trabalho foi feito também por mulheres, para ser mais exata as ilustradoras são Adriana Komura, Bárbara Malagori, Bruna Assis Brasil, Helena Cintra, Joana Lira, Laura Athayde, Lole, Veridiana Scarpelli e Yara Kono. Fiz questão de citar o nome de cada uma, pois os traços não só deixam a edição ainda mais bela, mas conferem ainda mais originalidade ao livro e atribuem um rosto a essas mulheres muitas vezes esquecidas na história.




Essa foi uma leitura gratificante, que me engrandeceu como leitora e me deixou orgulhosa por saber que o Brasil teve e tem mulheres fortes capazes de mudar os rumos da história e que merecem ser reconhecidas. Leiam, vale a pena!

Você pode gostar

13 comentários

  1. Já vi muitos artigos sobre esse livro e o meu interesse continua intacto. Acho pertinente que se discuta a mulher e seus feitos, muito mais ainda hoje. Então, esse livro, embora limitado ao Brasil, é de grande importância.
    Carol, obrigada por partilhar seu parecer. Vou adquirir o livro na primeira oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas a leitura é de grande valia. O foco do livro foi justamente em mulheres brasileiras por elas terem sido esquecidas ao longo dos anos, lembrar nomes internacionais quando falamos em mulheres revolucionárias é tão comum que acabamos deixando as brasileiras fora dessa lista e precisamos mudar isso.
      Eu que agradeço por você deixar a sua opinião aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro é maravilhoso, né?! Além da edição linda, é sensacional poder conhecer mais dessas mulheres que tiveram papéis importantes em nosso país. Ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Estou louca para ler este livro. Acredito que deve ser ao mesmo tempo interessante, mas também um pouco assustador por percebemos o quanto desconhecemos sobre as mulheres incríveis do nosso país. Eu fiquei até com envergonhada por não conhecer a maioria dos nomes que você citou.
    Adorei a resenha e já anotei a dica. Espero ler este livro em breve e conhecer mais sobre essas mulheres tão inspiradoras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e com você?
      Maria, não é vergonha, infelizmente a maior parte das histórias de mulheres brasileiras que lutaram e lutam por não só ter o lugar dela na sociedade, mas pelo direito de todas acabam sendo esquecidas na história. O que falta na minha opinião é que elas tenham um destaque maior nos livros de história, que sejam citadas e estudadas nas escolas para assim atingirmos um novo patamar na luta pela igualdade de gênero!
      Beijos

      Excluir
  4. Que bacana, eu não conhecia este livro, mas é uma excelente forma de celebrar o mês da mulher, vou procurá-lo para também ler. Vi Maria Firmina Reis, uma escritora maranhense que se alfabetizou sozinha e me lembrou Carolina Maria de Jesus, mineira que viveu em Sp- analfabeta, favelada, negra e... escritora. São mulheres que fazem valer a pena a luta por direitos iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meirilene,
      Que legal! A Carolina Maria de Jesus também tem sua história retratada no livro, eu queria ter citado todas devido a importância de cada uma, mas quem sabe em postagens futuras eu não fale um pouco mais de cada uma. Espero que você o leia, acredito que irá gostar bastante!
      Beijos

      Excluir
  5. o livro em si tem uma ediçao maravilhosa e acho q a historia tbm né? vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  6. Que livro maravilhoso parece ser. Com certeza vou comprar!
    As fotos ficaram ótimas e a sua opinião bastante esclarecedora. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Este blog me encantou! Estarei acompanhando-o e lendo mais coisas. Que lindeza! Cada vez mais feliz com o universo de blogs literários que tenho descoberto os quais desconhecia.

    Parabéns, Anna!

    ResponderExcluir
  8. Que livro mais lindo <3 As ilustrações são muito belas e o conteúdo então, nem se fala... Eu já via esse livro nas livrarias mas nunca tive a oportunidade de folheá-lo! Amei a dica e as fotos que você compôs sua resenha <3

    beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. ESSE LIVRO EU FAÇO QUESTÃO DE LER
    QUERO ME TORNAR UMA MULHER ASSIM QUE REVOLUCIONA PELO TEMPO PELA FORMA DE AGIR DE FALAR DE PENSAR E PELA FORMA COM QUE EDIFICA OS SERES AO SEU REDOR
    ADORO NÉ AMORES BEIJOS PARABÉNS ADOREI O BLOG

    ResponderExcluir

Facebook