Te Conto um Conto - 1922 (Escuridão Total Sem Estrelas)

12 janeiro


Fala pessoal, vamos falar de terror? 1922 é o primeiro de 4 contos que compõem o livro de Stephen King, Escuridão Total Sem Estrelas.
Você sabe o que é a escuridão? Será que ela tem conexão conosco? Há quem acredite que em certos momentos somos tomados pela escuridão, momentos esses em que nada além da escuridão se manifesta em nós. Alguém pode ate tentar lhe trazer uma 'lanterna', uma 'vela' para te iluminar um pouco, mas dificilmente vai surtir algum efeito. Nessas horas, nós, seres habituados com a luz, nos perdemos em meio a escuridão e quase que certamente o resultado não será bom. King, nessa obra traz a tona momentos da mais completa escuridão na alma das pessoas, impressionando e aterrorizando pela verossimilhança narrativa.
Você que vive hoje num mundo extremamente próximo e conectado deve imaginar que nem sempre o mundo foi assim. É difícil imaginar que até hoje, principalmente nas regiões rurais, coisas estranhas acontecem e ninguém fica sabendo. Imagine antes dos celulares com câmeras serem realidade na maioria das casas, quando pessoas passavam semanas e até meses sem ver outras pessoas. O que não acontecia então em 1922, numa fazenda?
Wilfred é um fazendeiro que vive com a esposa Arlette e o filho adolescente Henry na região de Hemingford (próximo a Omaha), no estado do Nebrasca. Já nessa época, grandes companhias de criação de bovinos e suínos tomavam conta de longos trechos rurais, uma delas a Companhia Farrington. Wilfred vivia das terras que lhe pertenciam, 80 acres de terra. Wilfred era satisfeito com sua vida, até que um dia em 1922, Arlette recebe em testamento um terreno anexo a fazenda onde viviam, totalizando 100 acres, um acréscimo bem vindo às terras da família. Só tinha um problema: A esposa de Wilfred não estava satisfeita de viver ali, ela queria morar na cidade, e para tanto pretendia vender suas terras herdadas e a Companhia Farrington queria comprá-las. Para Wilfred, viver na cidade seria impensável, ele adorava o campo, viver do campo, o sossego daquele lugar. Calmamente sua esposa propõe que ele fique em sua terra, ela venda as dela e se mude com o filho. Entretanto ele também não gostaria de viver ao lado de um matadouro, perto de um rio cheio de restos de animais. A solução? Wilfred decide se livrar de sua mulher. Num momento de escuridão total, Wilfred decide manipular seu filho Henry a lhe ajudar a matar Arlette e esconder o corpo dela. E essa é a origem de todos os problemas. Depois de planejar e executar (tendo alguns problemas), ambos escondem o corpo da mulher e tentam levar a vida, mas nada mais é como antes. O filho, aterrorizado começa a ficar cada vez mais agressivo e arredio, uma vez que não conhece limites após participar de tão covarde ato. O pai, aparentemente começa a ter pesadelos e delírios, sendo atormentado constantemente pelo crime. As autoridades, tentando apurar o ocorrido visitam, investigam e nada encontram. Mas mesmo escapando da lei, a culpa continua martelando na cabeça de Wilfred, junto com os ratos, os malditos ratos. Para completar, os primeiros sinais da crise de 29 que se aproxima começam a afetar a situação financeira dos dois. A única ponta de esperança é a relação da filha do vizinho, mais rico, com Henry. Apesar de mudado, Henry se sente um pouco melhor por ter a companhia da graciosa Shannon Cotterie. Mas a escuridão, por mais que venha e tome posse do juízo das pessoas, quando vai embora sempre deixa marcas incuráveis. Os problemas vão se acumulando até chegar aos limites do suportável para cada um. O fim da história, você descobre quando e onde será logo nas primeiras linhas : abril de 1930, a confissão de Wilf sendo escrita num hotel na cidade de Omaha. Logo ele que tanto lutou para não ir parar na cidade. O relato, contado do ponto de vista de confissão é rico em detalhes (qualidade ímpar do King que dá vida a momentos pitorescos das suas obras) e faz com que a vontade de conhecer o final só cresça ao longo do relato. Não vou contar muito sobre o desenvolvimento do livro porque se você não leu, merece descobrir da forma mais legal: Lendo.
Só queria dizer que até um pouco de Bonnie & Clyde tem nessa história.
Aos curiosos apressados, a Netflix lançou um filme original de mesmo título, cuja atuação de Thomas Jane como Wilfred é excepcional e vale a pena conferir. Entretanto recomendo fortemente ler primeiro e ver depois, afinal o livro é sempre melhor né?
Deixa aí seu comentário, vamos bater um papo sobre essa história sinistra.

Você pode gostar

12 comentários

  1. Nossa senhora, que história é essa? E bem real por sinal. Adoraria ler e saber o final. vou ficar sem dormir direito por dias,hahaha.

    Blog Feminices de uma nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, é uma história que vale a pena conferir. Gosto muito dos monstros de King, mas quando o terror é relacionado à falhas humanas, ele realmente é o rei.

      Excluir
  2. Deve ser uma história cheia de mistérios e suspense.
    Em breve irei começar a ler alguns livros, e já coloquei esse na lista.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenny, bom saber. Prometo que não vai se arrepender. Volte sempre

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Eu simplesmente amei esse livro, desde a capa ao conteúdo. Entrou para minha listinha de livros desejados. Parabéns pela resenha, achei muito completa. E parabéns pelo blog. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, joia sim e vc? Sim, a edição da Suma é muito bonita,com a parte externa toda preta (inclusive a lateral das paginas quando fechado). Espero que compre logo o seu e possa ler, vale muito a pena. Obrigado e volte sempre! :D

      Excluir
  4. Eu assisti a série e acredito que o livro seja melhor, aquele marido dela me deu nos nervosos o tempo todo, dai fico pensando o quanto ele faria isso na leitura :o
    É uma história perturbadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, muito perturbadora. Como o filme precisa fechar num tempo limitado, algumas cenas pitorescas envolvendo ratos foram cortadas, mas no livro é bem mais macabro, de maneira geral.

      Excluir
  5. Uma história assim é a cara do Stephen King. Acho que deve ser muito interessante para os admiradores do género.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não curto muito terror, um pouco estranho pois sou apaixonada por histórias de mistérios e tal, mas precisamente livros de horror não me atraem nem de longe. Mas pra quem gosta deve ser uma boa leitura :D bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Confesso que admiro muito o trabalho do Stephen King, mas até hoje fiz a leitura somente de Misery e assisti Under The Dome. Eu não conhecia essa coletânea de contos e fiquei bem curioso. Talvez esse ano eu dou mais atenção para o autor, pois as histórias que ele escrevem parece me agradar muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo joia?
      Então na minha opinião (é algo muito pessoal) você pegou um dos melhores e um dos piores. Misery é um livro fantástico, principalmente se você se liga nos detalhes (inclusive tem resenha dele aqui também), enquanto Sob a Redoma foi um livro que achei extremamente cansativo. A série então, super repetitiva. Sugiro que dê uma passa em Escuridão Total sim, é um dos ótimos livros dele. Também recomendo muito Joyland (é bem levinho, devo resenhá-lo em breve), It, O Cemitério, Jogo Perigoso e Doutor Sono (esse é pouco popular e também é bom conhecer por alto a história de "O Iluminado"). Leia King, é uma ótima pedida.

      Excluir

Facebook