Resenha: Mãos Livres

18 junho

Mãos Livres escrito por Francine S. C. Camargo foi cedido ao blog em parceria com a autora. O livro é uma coletânea de contos e crônicas que abordam os mais diversos temas, de assuntos corriqueiros e banais até sentimentos complexos e difíceis de serem descritos. Tudo isso de uma forma leve, simples e deliciosa. Somos então convidados a embarcar em um universo único no qual nos sentimos como se estivéssemos conversando com uma amiga de longa data.

Francine é médica pediatra, mãe, esposa e desde a infância uma leitora voraz. Sempre gostou de escrever e através do uso do lirismo se expressa sobre os mais diversos assuntos. Acredita que é preciso ter paixão em tudo que se faz, caso contrário não vale a pena. Através das páginas de seu livro vamos nos sentindo cada vez mais próximo da autora e conhecendo-a melhor.
“E meu caminho não é de pedra, é desenhado por lágrimas distantes. Felizmente, carrego meus calos, e deixo longe minha pressa. Meu sorriso é a curva mais sincera que você pode encontrar, portanto, não queira compreender, nem traduzir o que não sabe ler, pois corre assim o risco de ser devorado.”
A medida que mergulhamos na leitura vamos percebendo o quanto a autora tem talento para a escrita, e em meio as páginas nos sentimos confortados e bem acomodados. Em seus textos percebemos presença sutil de grandes referências literárias que a autora teve contato ao longo da sua formação como leitora. Durante a leitura nos deparamos com algumas citações de frases de autores consagrados (Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mario Quintana, Victor Hugo, entre outros) e alguns trechos de músicas, ampliando e qualificando ainda mais a experiência de leitura.
“...Como se nada pudesse me fazer parar, como se fosse criar garras para lutar. Decerto, deparo com um abismo e aí , estou pronta, prontinha para voar.”
Entre um pensamento e outro nos deparamos a doçura do olhar de uma criança que ainda está conhecendo o mundo, ao mesmo tempo que esse mesmo olhar reflete na atual realidade. Conhecemos seus medos, angústias, a dor da perda e como isso influenciou na escolha de sua especialização. Visualizamos a beleza através de assuntos corriqueiros e nos pequenos detalhes da vida, tal como um mergulho de um cãozinho em um dia comum. Nos identificamos com a descrição de sentimentos como o amor e a amizade. Nos questionamos sobre o momento certo de dizer “eu te amo” e o quão difícil é proferi-las no momento errado.
“Até que era natural cantá-la nas canções, ler nos livros, ouvir nos filmes, repetir em bom som ao espelho, mas quando apoderava-se dela, quando o “eu te amo” tornava-se responsabilidade sua, ah, daí não havia como proferi-lo.”

A publicação do livro foi realizada pela Editora Chiado. A edição não é repleta de detalhes, é simples, porém a fonte é bem confortável e as folhas são amareladas. A medida que vamos imergindo na leitura vamos percebendo o quanto a capa condiz com a leitura, a compreensão dos sentimentos, as motivações, a fusão do passado com o presente, a dor da perda e as mãos livres, prontas para qualquer situação que vier a afligir. A leitura é leve e fluída e é possível ser realizada em poucas horas, mas eu recomendo que seja feita com apreciação, deguste as palavras e reflita sobre elas, sem dúvidas a experiência de leitura será ainda melhor. Enfim, recomendo a leitura a todos.



Você pode gostar

28 comentários

  1. Oie, amei os quots e que bom saber que a leitura é tão bacana e que a autora nos deixa conhecer um pouquinho a seu respeito. achei o título lindo e com tantas influências como clarice lispector e fernando pessoa ela só poderia ser ótima. Eu não conhecia o livro mas fiquei querendo ler, espero ter essa oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara,
      Obrigada pela visita! Se tiver a oportunidade não deixe de fazer a leitura, vale a pena conhecer a escrita da Francine.
      Beijos

      Excluir
  2. Uau! Que delícia ler tudo isso. Muito obrigada, e é um prazer ter minha obra comentada no espaço de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      Nós que agradecemos a oportunidade e a confiança. Adoramos o seu livro!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Carol, infelizmente não gosto muito do gênero, mas acredito que é uma ótima opção para quem curte contos e crônicas. Fico feliz que a leitura tenha sido proveitosa para você.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, obrigada pela visita!
      Uma pena você não gostar do gênero, com certeza vale a pena pra quem gosta desse tipo de leitura.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Carol, eu tenho visto esse livro sendo bem comentado e sempre fico com vontade de conhecer as crônicas. Eu gosto bastante de livros de contos e acho que essa obra me agradaria muito. Gostei de ver o quanto você gostou do livro e só posso dizer que fiquei mais interessada pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      Fico feliz em saber que a resenha despertou o seu interesse em conhecer o livro. Se tiver a oportunidade de ler espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro... :) Mas fiqeui curioso.. Provavelmente, vou pedi-lo a CHiadoEditora no proximo mes, ate porque e bastante pequeno e isso ajuda nas leituras das editoras! :)

    Bem, o livro parece "mexer" com muitos sentimentos tao concentrados nessas poucas paginas... Nao sei ainda se isso e bom ou mau.. :) Que bom que achaste a leitura assim tao fluida!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Espero que faça uma boa leitura!
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Carol,
    Adorei sua resenha! A premissa do livro me deixou bem interessada. Achei muito legal nos depararmos com coisas sutis entre um pensamento e outro.
    Fiquei curiosa em relação a leitura, mas acho que não leria de uma única vez. Provavelmente eu degustaria a leitura pouco a pouco.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna!
      Fico feliz que a resenha tenha despertado o seu interesse em realizar a leitura. Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi!

    A chiado tem lançado tanta coisa bacana, adoro crônicas então esse livro me fez ficar bem interessada. To precisando ler livros com mais cunho reflexivo sobre algumas coisas da vida. Acho que ele é perfeito por isso, por abordar, mas ainda ser sutil e tranquilo. Adorei a dica. :)


    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,
      Tão bom ver as editoras dando oportunidades para autores nacionais de qualidade. Fico feliz que tenha gostado da dica! Espero que faça boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  8. Eu gosto muito de livros de contos e crônicas e, pelo que li da sua resenha, esse parece ser um grande exemplar!
    Com essas experiências de vida relatadas no livro podemos aprender muitas coisas, além de ser uma leitura simples e fluída. Pesquisarei mais a fundo sobre a obra e a autora a fim de colocá-la na minha lista de livros desejados!
    Parabéns pela organização e capricho da resenha.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Filipe!
      Espero que a sua pesquisa resulte em adicionar o livro a sua lista ;)
      Boas leituras!
      Beijos

      Excluir
  9. Oii Carol! Tudo bem? Que resenha linda! Eu não conhecia esse livro e fiquei encantada com o que encontrei aqui, achei muito bonito e tenho certeza que seria uma leitura bem agradável para mim também! Obrigada pela dica.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly, tudo e com você?
      Fico feliz que tenha apreciado a resenha e que a mesma tenha despertado o seu interesse em realizar a leitura. Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Carol

    Não conhecia o livro nem a autora. Apesar da sua bela resenha, cheia de sentimentos, não me interessei pela obra. O motivo é simplesmente o fato dela não se encaixar nos tipos de leituras que realizo, mas achei lindo o fato do livro trazer tantos ensinamentos e reflexões.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      Obrigada! A leitura foi realmente satisfatória!
      Boas leituras sempre!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Carol!

    Não sou muito de ler contos e crônicas, e por isso não me interessei pelo livro. Mas achei bem legal você ter se sentido confortável e bem acomodada durante a leitura, é muito bom quando um livro faz com que a gente se identifique e se questione. Achei legal a autora ter incluído essas citações de frases de autores consagrados, mas não vou ler.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Realmente é muito bom quando nos sentimos bem em relação a uma leitura.
      Obrigada pela visita e espero que faça sempre boas leituras!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Carol!!

    Adorei a resenha, e as fotos são lindas... Bom, a premi cia parece ser boa, mas não leio muito livros desse gênero. Mas eu compraria para dar de presente para minha mãe, pois a leitura além de ser rápida.

    Beijoss, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Fico feliz que você tenha levado em consideração a dica como um bom presente. É uma leitura muito boa para quem curte o gênero.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Carol!
    Eu gosto muito de contos e crônicas, estou sempre a procura de algo assim para ler.
    Fiquei bem curiosa com o livro por se mostrar tão sensível. Gosto dd livros que nos possibilitam enxergar um pouco ds nós no que está sendo lido.

    Fico feliz que você tenha gostado e parabéns pela parceria com a autora.

    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid,
      Obrigada!
      Que bom que gostou da dica, a leitura é realmente reflexiva, vale a pena conhecer a escrita da autora!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Carol, eu gostei muito da sua resenha e gostei também de saber que esse é um livro de contos e crônicas, fiquei bem curiosa com ele e com toda certeza darei uma chance o quanto antes. Eu adoro contos e ainda mais quando tem assuntos mais voltados para o dia a dia, por isso acredito que irei gostar bastante dele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin,
      Obrigada! Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir

Facebook